sábado, 31 de agosto de 2013

Microsoft vai oferecer Xbox One Branca aos Funcionários


Trabalhar na Microsoft tem alguns benefícios interessantes... particularmente para os colaboradores na secção "Interactive Entertainment" responsável pela Xbox. Todos eles irão receber uma edição especial da Xbox One em branco, com a inscrição "I made this", e acompanhada por um conjunto de extras igualmente invejável.

Ora vejamos: para além da garantia de receberem a consola no dia de lançamento, terão um ano de Xbox Live gratuito; um achievement exclusivo; e todos os jogos lançados pela Microsoft para a Xbox One. Tudo isto... sem pagar um cêntimo que seja! Digam-me lá se para esta divisão da MS o Natal não chegou mais cedo?

Por cá, gostaríamos de saber quando é que vamos ter direito à Xbox One... mesmo tendo que pagar por ela! :P

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Xbox One sem comandos de voz em Português no Lançamento


Ainda não sabemos quando é que a Xbox One cá chegará, mas para além disso há outro pormenor que poderá desapontar aqueles que estiverem a pensar comprar uma Xbox One mal possam, esperando poder usufruir de todas as suas capacidades.

Embora a Xbox One venha com suporte para Português logo desde o início, o mesmo não acontece com os comando de voz via Kinect. Na página oficial da Xbox One vemos que:
  • "Xbox voice commands will not be available in all markets on the product release date. Voice commands will be available at launch in US, UK, CA, FR, and DE"

Ou seja... o nosso português não aparece na lista, nem tão pouco é indicada uma data prevista para que isso aconteça. A par de muitas outras funcionalidades no modo de "TV" que me parecem igualmente difíceis de virem a ser disponibilizadas no nosso país, mais uma vez ficamos perante um caso idêntico ao do que acontece com o iPhone da Apple, que no 4S apresentou como grande vantagem a Siri... mas que passados dois anos continua a ser algo que não está disponível em Português, reduzindo imensamente a sua utilidade para os utilizadores portugueses.

Considerando que a MS tem cá em Portugal um centro dedicado ao reconhecimento de voz, esperemos que no caso da Xbox não se tenha que esperar tanto tempo para que possamos falar com ela em Português.

AdventurOS cria um jogo em função do teu Disco


Tenho ideia de já há muitos anos ter passado por um jogo que propunha um conceito idêntico, mas não é por isso que este AdventurOS deixa de ter o seu mérito. Para garantir que cada jogador terá uma experiência de jogo diferente, este projecto que tenta a sorte no Indiegogo vai criar níveis e mapas que dependem das pastas e ficheiros que tiverem no vosso computador.

Descrito como sendo um jogo ao estilo "metroidvania" (plataformas com elementos RPG), poderá ficar ao vosso alcance por apenas $5 caso sejam fãs deste estilo de jogo e queiram ver como será jogar pelos conteúdos do vosso disco rígido.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Nintendo revela Nintendo 2DS não Dobrável

A Nintendo apresentou uma nova consola portátil que, como é habitual na marca, já está a dar muito que falar. A nova Nintendo 2DS vai buscar as principais características da família DS, com os seus dois ecrãs... mas agora dispensando o 3D (embora não tenha o ecrã 3D, continua a ter câmaras 3D que lhe permitem captar imagens e vídeo em 3D para poder ser visto numa 3DS ou outro equipamento capaz de reproduzir 3D)  e - algo mais polémico - deixa de ser dobrável.

Esta nova consola será lançada já em Outubro e será compatível com todos os jogos DS e 3DS, tendo no seu preço mais reduzido o principal atractivo: $129.99 (face aos $169.99 da 3DS e $199.99 da 3DS XL).

No entanto, a diferença de $40 acaba por não ser "real". O facto de não ser dobrável faz com que a 2DS fique com os ecrãs mais desprotegidos, sendo praticamente indispensável a utilização de uma bolsa protectora, que custa $12.99. Pelo que... não sei até que ponto é que os $27 dólares de diferença entre a 2DS e a 3DS irão justificar a opção por esta nova consola (embora não se possa descartar a possibilidade de ser mera técnica de marketing para promover a compra da 3DS, que assim passa a parecer "melhor negócio" do que já era.)

A dispensa do ecrã 3D e redução das colunas para som mono (se quiserem desfrutar do som stereo, só via headphones) não me parecem graves - particularmente sendo eu um fã do 2D! No entanto a opção por uma consola não dobrável parece-me algo bem mais criticável, e que tem dado origem a inúmeras reacções menos positivas. Mas, a Nintendo é conhecida por isso mesmo, por lançar produtos que inicialmente parecem "loucura"... mas que depois até acabam por surpreender.


Não sei se será o caso com esta 2DS... mas não os podemos criticar por tentarem. (Por mim, continuo a recomendar que optem pela 3DS - e teria achado muito mais interessante esta 2DS ter sido uma DS dobrável sem ecrã 3D, e que até poderia ter os ecrãs mais reduzidos para ficar mais compacta, em oposição à tendência XL. Ou seja, o que eu gostava mesmo de ver era uma Nintendo 3DS XS... sem o 3D. :)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Xbox Live passa a usar Dinheiro em vez de Pontos MS


Já está em distribuição a actualização para a Xbox 360 que marca o fim dos pontos Microsoft no Xbox Live, passando todas as compras a serem efectuadas em valor monetário. Acabam-se assim todas as dúvidas sobre se aquele jogo ou conteúdo extra por 200 ou 400 pontos era caro ou barato - passando agora a ser apresentado na moeda local, sem margem para enganos.

Os pontos existentes irão ser convertidos em valor, e com um câmbio que a MS diz ser sempre a favor do utilizador (ou seja, mesmo que tenham comprado pontos a preço de saldo - irão agora receber a conversão para dinheiro ao câmbio oficial). Este valor convertido terá que ser gasto até 1 de Junho de 2015; mas no caso de dinheiro que carregarem para este novo formato não terá data de expiração.

Se ainda tiverem cartões/códigos de carregamento dos pontos antigos, poderão continuar a utilizá-los (com o tal benefício do câmbio atractivo caso os consigam encontrar a preços reduzidos) mas nesse caso terão apenas 1 ano para utilizar esse crédito antes que expire.

Finalmente, teremos as coisas em euros na Xbox Live... e irão acabar-se as confusões com os pontos. :)

Para quem não quiser associar o cartão de crédito à conta Live, continuarão a existir cartões de carregamento, agora com valor monetário em vez de packs de pontos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Francisco Pereira e Miguel Faísca representarão Portugal na Final GT Academy 2013


Depois de um duro dia onde os dez finalistas nacionais da GT Academy tiveram que mostrar as suas capacidades no Circuito do Estoril, emergiram finalmente os dois vencedores que irão representar Portugal na grande final da GT Academy em Silverstone. Francisco Pereira e Miguel Faísca são os nossos representantes, que estão mais perto que nunca da possibilidade de darem o salto para a carreira de pilotos profissionais
Na mais renhida e emotiva Final Nacional de sempre, os dois vencedores levaram a melhor no conjunto de provas realizadas no Autódromo do Estoril, ganhando assim acesso ao Race Camp, no mítico Circuito de Silverstone, onde vão lutar pelo sonho de serem pilotos profissionais e tentar fazer história no automobilismo nacional.

No Race Camp, os jogadores da PlayStation vão ser sujeitos a uma série de exigentes desafios mentais, de condução e de aptidão física, sob o olhar atento de mentores e juízes, treinados e experientes. Já no seu quinto ano, o programa GT Academy evoluiu no seu processo de seleção para garantir que os jogadores com maior potencial de pilotos terão a sua oportunidade de se tornarem um Campeão GT Academy e, consequentemente, um “Atleta Nismo”. O vencedor da competição europeia de 2013 vai receber como prémio uma temporada completa de competição, com um carro de corrida Nissan GT-R Nismo GT3 com mais de 500 cavalos.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Verdadeiro Custo da Xbox One e PS4


Para quem estiver a pensar optar entre a futura Xbox One da Microsoft ou a PS4 da Sony unicamente com base no factor preço, a escolha parece estar automaticamente feita, com a PS4 a ser mais barata que a Xbox One, certo? Na verdade não é bem assim... pois a compra de uma consola vem acompanhada por alguns gastos extra que se tornam indispensáveis, mas que quase sempre nos esquecemos de adicionar.

Ora vejamos:

domingo, 25 de agosto de 2013

GravitySpace - Chão Inteligente que Reconhece os Utilizadores


Já temos visto muitos projectos que recriam a posição e movimentos de pessoas reais num mundo virtual, usando câmaras 3D como o Kinect. Mas hoje trago-vos um sistema que faz o mesmo tipo de coisa usando apenas informação da pressão feita num chão inteligente que também pode apresentar imagens projectadas: o GravitySpace.



O sistema no seu estado actual não será de muita utilidade em ambientes domésticos, uma vez que necessita de um chão transparente com um sistema de câmaras, projectores e espelhos sob si. Mas o que interessa é que isto permite ter uma imagem de alta resolução sobre tudo o que toca no chão e com que pressão.



Usando esta informação, o GravitySpace consegue inferir a posição e movimento das pessoas - sem recorrer a câmaras extra. Por exemplo, pressão extra sobre um dos pés significará que se está a levantar o outro pé, enquanto que uma pressão sobre a parte da frente indicará que se está prestes a dar um passo.

Nem sempre as previsões são correctas ou tão imediatas como se poderiam saber usando uma câmara 3D, mas o resultado é incrível.

(Não se deixem é enganar pelas imagens projectadas no chão e que parecem criar um ambiente virtual invertido - isso é coisa que é feita unicamente para ficar "bonita" do ponto de vista da câmara que está a fazer a filmagem, já que para as pessoas presentes na sala, as imagens apareceriam completamente distorcidas do seu ponto de vista... pelo menos até que se arranjem uns projectores holográficos! ;)


[Republicado do Aberto até de Madrugada]

sábado, 24 de agosto de 2013

0x10c Abandonado pelo seu Criador


O crítico 0x10c, um misterioso jogo que estava a ser desenvolvido pelo criador do Minecraft e que nos colocava aos comandos de uma nave onde teríamos que reprogramar o seu computador para cumprir os objectivos, está oficialmente morto.

Para ajudar a reduzir um pouco a eventual frustração dos que aguardavam ansiosamente este jogo, existe no entanto um projecto comunitário feito pelos fãs, e que pretende aproveitar o mesmo conceito de jogo para criar este: Project Trillek.

Poderá não ser a mesma coisa; poderá até vir a ser melhor que o que o "0x10c" pretendia ser - ou... poderá também nunca sair da fase das boas intenções. O que é certo é que nos relembra que o mundo da criação de videojogos não é fácil... e que nem sempre as boas intenções são suficientes para fazer com que um projecto se materialize em algo real.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dying Light


Querem ver o resultado da combinação de um jogo estilo Left 4 Dead com uns toques de Mirror's Edge? Espreitem este Dying Light, um jogo one temos que percorrer uma vasto mundo aberto infestado com zombies (e outros monstros), e onde podemos trepar pelas paredes e saltar pelos telhados para os evitar.


O resultado poderá não ser muito original, mas mostra-nos como a evolução tecnológica permite recriar estes mundos apocalípticos de forma cada vez mais realista e impressionante.

Vai ser interessante comparar estes novos jogos nas versões PS4/Xbox One relativamente às versões PS3/Xbox 360 - embora jogos como o Crysis já tenham demonstrado como é possível fazer "milagres" nas consolas da geração que se prepara para ser "ultrapassada".

Por mim, tudo o que meta zombies é sempre bem vindo... e por isso vou ficar de olhos bem abertos para ver que tal este Dying Light se safa.


Final Nacional da GT Academy 2013 amanhã no Circuito do Estoril


Depois de 35 mil jogadores terem tentado a sua sorte na ronda online de classificação, e de três terem surgido vitoriosos na ronda de selecção ao vivo no Vasco da Gama no passado fim de semana, é agora a vez de todos darem tudo por tudo para descobrirmos quem serão os dois vencedores que irão representar o nosso país na final que irá decorrer em Silverstone em Setembro.

A final nacional vai decorrer amanhã no Circuito do Estoril, e vai colocar à prova os 10 melhores jogadores nacionais, que terão que mostrar as suas mais valias tanto nos simuladores virtuais como em automóveis reais, e ainda superarem muitos outros desafios mentais e físicos que ajudarão a descobrir quais serão os melhores candidatos que se poderão vir a tornar pilotos de competição de verdade.

Boa sorte aos 10 finalistas... e cá estaremos para vos dizer que tal correu esta final nacional e quem vai chegar ao final do dia com um enorme sorriso no rosto!

Poderás acompanhar o evento via o livestream, que fica aqui já a seguir:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Titanfall


Pelo que se pode ir vendo, parece que Titanfall se arrisca a ser um dos jogos mais mediáticos da temporada, e que poderá pesar na altura da decisão entre uma Xbox One e PS4 (uma vez que apenas estará disponível para as consolas da Microsoft - tanto a velhinha Xbox 360, como a Xbox One - assim como os PC).


Neste jogo de "hiper-acção", podemos jogar como soldados, ou a qualquer momento passar a controlar um poderoso mech (do qual podemos sair e entrar a qualquer momento). Como soldados, podemos dar saltos pelo ar usando mini jatos, assim como correr pelas paredes, fazendo com que facilmente deixem para trás os mais vagorosos mechs, e se posicionem nos telhados prontos a destruí-los.

O jogo só chega na Primavera de 2014... o que se tornará apropriado, uma vez que só deveremos ter direito à Xbox One por essa altura.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GTA Online


Para se redimir do modo online "apressado" do GTA IV, a Rockstar vai apresentar-nos algo bastante melhor para acompanhar a chegada do GTA V: o GTA Online.

Embora não seja ainda desta que se vá ter uma verdadeira cidade com milhares de jogadores simultâneos (talvez para o GTA VI?), neste jogo GTA online poderão jogar 16 jogadores em simultâneo, e tratar-se-á de um mundo persistente onde poderão ir acumulando dinheiro e reputação para ir desbloqueando novos conteúdos. Para além disso, será possível criar novos eventos para partilhar com amigos e com a comunidade - e a Rockstar promete o lançamento regular de novas missões para manter sempre o interesse.

O GTA Online ficará disponível no dia 1 de Outubro e estará disponível gratuitamente para todos os compradores do GTA5.

Sony PS4 chega a Portugal a 29 de Novembro e PS Vita baixa para os 199€


Já é oficial, a Sony PS4 irá chegar a Portugal a 29 de Novembro, com um preço de 399€. Um lançamento europeu que surge duas semanas após o lançamento nos EUA - e que poderá ser benéfico para confirmar de que não existem eventuais problemas graves de hardware (mesmo tendo confiança nas marcas, a realidade mostra-nos que nenhuma delas está imune a problemas de "infância" dos seus produtos).

Se estás mesmo decidido a comprar a PS4, podes fazer a pré-reserva desde já em lojas como a Fnac, pagando 40€ que depois serão descontados na altura da compra final. (E está também confirmado que vai trazer o divertido Playroom pré-instalado de origem.)

Com a Xbox One a ter sido adiada para 2014 em vários países Europeus (em Portugal ainda nada se sabe quanto a uma data de lançamento oficial - mas parece-me difícil que estejamos nos poucos países com direito a lançamento ainda este ano), isto poderá fazer com que muitos dos "indecisos" optem pela nova consola da Sony.

Ainda relacionado: a Sony também reduziu o preço da PS Vita de 249€ para 199€. Uma medida que vem confirmar que as vendas não estão a correr tão bem como o esperado.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Humble Origin Bundle dá-te BF3 e Sims 3 por menos de 5€


Temos mais um Humble Bundle imperdível que irá permitir revisitar alguns clássicos (ou jogá-los pela primeira vez caso os tenham perdido quando foram lançados originalmente), desta vez dedicado ao Origin da EA.

Neste Humble Origin Bundle estão incluidos: Dead Space, Dead Space 3, Crysis 2: Maximum Edition, Burnout Paradise: Ultimate Box, Mirror's Edge, Medal of Honor - e, se pagarem mais que o preço médio (actualmente nos $4.66) recebem igualmente o Battlefield 3 e o The Sims 3 + Starter Pack.

Nem que fosse unicamente pelo Crysis 2, Dead Space 3, e Battlefield 3 já valeria mais que a pena investir 5€ neste bundle! Aproveitem enquanto as férias duram! :)

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CoD Ghosts com Personagens Femininas em Multiplayer


Demorou, mas finalmente um jogo da saga Call of Duty vai ter personagens femininas em multiplayer, dando resposta a um dos mais recorrentes pedidos da comunidade (não pensavam que só o sexo masculino é que gosta de jogos deste tipo, pois não?)

No Call of Duty Ghosts, os developers resolveram finalmente integrar personagens femininas, algo que obrigou a algumas modificações para que não houvesse vantagem devido ao seu tamanho ligeiramente mais pequeno - todos os detalhes contam, e ter um "boneco" mais pequeno seria sempre mais difícil de acertar - mas que os developers compensaram com o aumento do tamanho do equipamento que carregam, de forma a que o tamanho efectivo que conta para efeitos de "acertar no alvo" seja exactamente igual independentemente da personagem que se escolher.

Call of Duty Ghosts chega a 5 de Novembro para as plataformas: Xbox 360, Xbox One, PC, PS4, PS4, Wii U.

domingo, 18 de agosto de 2013

Gone Home


Quando se fala de jogos FPS será inevitável que se pensem em jogos de acção como os Battlefield, Call of Duty, e outros do género. Mas um jogo FPS não tem que ser obrigatoriamente passado a matar tudo o que nos aparece à frente... como é demonstrado por este Gone Home.

Aqui a proposta é bem diferente: ao regressar a casa após um ano fora, descobrimos uma casa vazia e sem sabermos o que aconteceu à nossa família. O objectivo é explorar a casa, pegando em todos os objectos, procurando nas gavetas, e descobrir o que se passou.

Um jogo que irá igualmente apelar ao sentimento nostálgico do que viveram na década de 90, pois a "acção" é passada em 1995.

Até ao próximo dia 21 de Agosto o jogo está com desconto de 10% no Steam, caso queiram aproveitar.

sábado, 17 de agosto de 2013

Missile Command no YouTube


O Google celebrou uma semana geek com vários easter eggs espalhados pelos seus serviços, mas não podia deixar de destacar um que me é especialmente querido e que relembra o saudoso Missile Command.

O Missile Command é um jogo da Atari que surgiu em 1980 e que desde logo se tornou um dos meus favoritos nos salões de jogos arcade, nem que fosse por ter um sistema de controlo com uma trackball de dimensões bem generosas que era diferente dos habituais controlos por joystick. O objectivo era interceptar os mísseis que caiam do céu e tentam atingir as nossas cidades, com um stock limitado de munição nas nossas torres de defesa anti-míssil. Um conceito simples mas altamente viciante e eficaz e que ainda hoje se torna extremamente divertido de jogar.

Agora, é possível jogarem-no no YouTube bastando visitando qualquer página com um vídeo e escreverem 1980 (sem terem seleccionado a caixa de pesquisa). A página irá expandir-se para abrir um jogo de Missile Command sobre o vídeo, sendo o objectivo evitar que os mísseis destruam o vídeo.

[republicado do Aberto até de Madrugada]

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Microsoft encerra Game for Windows Live


Já sabemos que nada é para sempre, e quando se trata da Microsoft, já temos inúmeros exemplos que colocam em causa essa "confiança a longo prazo" (lembram-se do Play for Sure ou do Zune?) E agora vamos ter mais uma machadada: a MS vai encerrar a loja do Game for Windows Live a 22 de Agosto.

Os jogadores dos jogos Games for Windows continuarão a ter acesso aos mesmos, mas deixarão de poder comprar novos jogos usando este serviço. Esta medida poderá estar relacionada com a recente aquisição de um ex-membro da Valve responsável pela criação do Steam - e que demonstra que que a Microsoft está finalmente a olhar a sério para os PC enquanto plataforma de jogos e prepará algo mais em linha com o Steam para substituir o "fraquinho" Games for Windows.

Com os jogos da futura XBox One a serem, na prática, jogos de PC (e os da PS4 também), é de imaginar que a MS queira uniformizar a distribuição dos jogos entre a plataforma Xbox e os PCs, e assim também se precaver contra as intenções da Valve que quer criar a sua própria plataforma de jogos baseada em PCs... sem Windows, por estar descontente com o rumo que a MS estava a tomar.

Vai ser interessante ver de que forma é que as novas consolas irão afectar o panorama dos jogos PC, e se a Sony também irá aproveitar a proximidade da PS4 com os PCs para aproximar um pouco os mundos das consolas e PCs com a nova geração de jogos.

Últimos lugares para GT Academy 2013 no Vasco da Gama


Não conseguiste qualificar-te para as finais do GT Academy 2013 na ronda de classificação online, mas não estás disposto a desistir do teu sonho de te tornares num piloto de verdade? Então prepara-te, pois amanhã terás a última e derradeira hipótese para o fazeres na edição GT Academy deste ano.

Amanhã, sábado, 17 de agosto, só tens que dar um salto ao Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa, e participar no evento ao vivo que será a última oportunidade de chegar à final nacional da GT Academy.

Durante todo o dia, a PlayStation irá disponibilizar quatro simuladores GT Academy junto à entrada principal do Vasco da Gama, do lado da Estação do Oriente, onde poderás participar pela primeira vez ou tentar melhorar os teus tempos online, a fim de conseguires ser um dos melhores e chegar mais perto do sonho de te tornares num piloto real.

Neste evento ao vivo, serão escolhidos os três finalistas que se irão juntar aos sete pilotos virtuais já apurados na qualificação online e todos juntos irão defrontar-se na final nacional, alguns dias depois.

Se ainda não agarraste este desafio, esta é a tua última oportunidade para o fazer! Dá o teu melhor e qualifica-te para a final portuguesa da GT Academy 2013 – os dois melhores viajarão até Silverstone, no Reino Unido, para participar na final europeia, de onde sairá um vencedor que se tornará piloto profissional da Nissan.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Plants vs Zombies 2 chega ao IOS


Já está disponível na app store o Plants vs Zombies 2, que todos poderão jogar sem gastar um cêntimo (é um jogo gratuito) a não ser que optem por investir nas muitas formas de gastar dinheiro via compras "in-app" para acelerar o processo de jogo. Uma opção que não tem sido bem recebida por todos (algumas críticas na app store dão a pontuação mínima devido ao preço destas compras), mas que poderá estar a ser um pouco exagerada... já que supostamente se conseguirá ter acesso a tudo... embora mais lentamente.

Desta vez vamos sair do jardim das traseiras e ter níveis que nos fazem viajar no tempo... Mas, nada como experimentarem para ver que tal está. E como sempre, ninguém vos obriga a gastar dinheiro no que não quiserem.


Quanto ao PvZ2 para as outras plataformas, não há ainda prazos indicados. Vamos ter que esperar.


Xbox One Adiada para 2014 facilita a vida à PS4


Más notícias para os que esperavam ter uma Xbox One ainda este ano. A Microsoft anunciou que vários países europeus vão ter o lançamento atrasado para 2014 - sendo que no caso de Portugal, continuamos sem ter qualquer indicação ou estimativa de quando chegará a nossa vez.

Os países azarados (que vão ficar com mais um incentivo para optarem pela Sony PS4) são: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Noruega, Rússia, Suécia, e Suiça.

Portanto, em Novembro ficam reduzidos a 13 os países que terão direito à Xbox One: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Inglaterra, Itália, México, Espanha, EUA, e Nova Zelândia.

Para os clientes que já tivessem feito pré-encomendas nos países que vão ter o lançamento adiado, a MS promete a inclusão de um jogo de oferta para compensar o atraso - embora não me pareça que isso vá ser "compensação" suficiente, ainda para mais quando não se sabe quanto tempo é que este "atraso" representa (uma coisa será um lançamento em Janeiro, outra coisa completamente diferente será ter que esperar 4 ou mais meses relativamente à data inicialmente prometida).

A MS não deu explicação para este adiamento... sendo que a opção mais lógica poderá ser a incapacidade de produzir unidades em número suficiente para as encomendas, ou tratar dos últimos preparativos para que se possa tirar o máximo partido das capacidades "televisivas" da Xbox One nos vários países.

... E tal como referi no início... por cá parece que vamos ter que esperar bastante pela Xbox One - atrasos que poderão fazer pender a balança da decisão a favor da PS4 da Sony por quem estivesse hesitante entre qual escolher.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Warface regressa a 21 de Agosto (Closed Beta)


Boas notícias para os fãs de Warface que têm desesperado pela chegada da versão final e definitiva desde jogo FPS com a qualidade Crytek e que será gratuito. Ainda não se trata do lançamento definitivo, mas graças à Gamescon vamos ter direito a uma nova fase beta que começa no próximo dia 21 (de Agosto) em que poderemos ver os últimos desenvolvimentos e melhoramentos deste jogo.

Caso ainda não o tenham feito, poderão fazer o registo no site oficial do Warface, e com um pouco de sorte serão seleccionados para poderem ver este excelente jogo antes de chegar ao público.

Embora a equipa ainda não tenha revelado quando o jogo será lançado oficialmente, estão prometidas notícias "excitantes" para breve. (Será que o Warface chegará a tempo de acompanhar o lançamento das novas consolas da Sony e MS? Vamos esperar para ver...)

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Xbox One permitirá Jogar com o Kinect Desligado

Inicialmente até tinha ficado assustado, ao ler notícias de que o Kinect seria opcional (e que a MS poderia estar a pensar em criar uma XBox One sem Kinect), mas ao que parece ainda não chegamos a esse ponto... ainda. O que a MS revelou é que a Xbox One não precisará de ter o Kinect ligado para ser funcional. Isto é, será possível desligá-lo em jogos onde seja utilizado apenas para expandir a funcionalidade do mesmo (reconhecimento de voz, etc.), ou até não o ter ligado - o que será uma mais valia em caso de um Kinect se avariar, não fazendo com que toda a Xbox One fique inutilizável.

Para além disso será possível definir se queremos o Kinect ligado ou desligado nas configurações do sistema (ideal para todos os que levem a sua privacidade mais a sério e queiram evitar potencial "espionagem" - embora nesse caso melhor seja colocar um qualquer trapo em cima da câmara, que é mais eficiente).

Espero que a MS não esteja com ideias de usar esta funcionalidade "opcional" como desculpa para nos trazer uma XBox One sem Kinect incluído, pois aí poderia passar a ser visto pelos developers como acessório dispensável. Uma das melhores coisas que a MS fez na XBox One foi precisamente passar a incluir o Kinect em todas - colocando todas as vantagens do Kinect ao dispor dos developers e utilizadores, como estando disponíveis de origem. Se faz sentido que o Kinect não seja "obrigatório" num jogo que não lhe dê uso; espero bem que os developers se dêem ao trabalho de lhes dar muito e bom uso para demonstrar tudo aquilo que é possível fazer... e mostrar-nos também coisas "impossíveis". :)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Saints Row IV por $1 Milhão com Lamborghini Incluido


No outro dia vimos um jogo que vinha com um super-carro incluído, e a técnica parece estar a funcionar. Agora é a vez do novo Saints Row IV lançar uma versão especial única ultra-exclusiva pela módica quantia de 1 milhão de dólares!

Mas... não se trata de ser apenas um excêntrico e comprar o jogo, já que esta edição vem recheada de "brindes". Para além do jogo (Commander in Chief Edition), têm também:

  • réplica em tamanho real da Dubstep Gun
  • um dia de treino como espião
  • experiência de salvamento de reféns
  • viagem ao espaço com a Virgin Galactic
  • Lamborghini Gallardo e anuidade no E25 Super Car Club
  • Toyota Prius com seguro incluído
  • cirurgia plástica à escolha
  • sessão de compras com uma personal shopper
  • 7 noites para duas pessoas no The Jefferson Hotel em Washington
  • 7 noites na Top Royal Suite no Burj-al-arab com voos incluídos

Algum interessado?

domingo, 11 de agosto de 2013

Antologia Elder Scrolls


Os fãs do universo Elder Scrolls vão ter uma prenda de Natal adiantada, em Setembro a  Bethesda vai trazer-nos uma antologia que contém todos os jogos e add-ons da família Elder Scrolls. Uma caixa de luxo que irá conter:
  • The Elder Scrolls Arena
  • The Elder Scrolls II: Daggerfall
  • The Elder Scrolls III: Morrowind
  • Tribunal
  • Bloodmoon
  • The Elder Scrolls IV: Oblivion
  • Knights of the Nine
  • Shivering Isles
  • The Elder Scrolls V: Skyrim
  • Dawnguard
  • Hearthfire
  • Dragonborn
  • 5 Mapas (em papel) dos territórios Tamriel, Iliac Bay, Morrowind, Cyrodiil, e Skyrim

Considerando tudo o que traz, nem me parece que os $79.99 que são pedidos são muito exagerados - e certamente irão fazer as delícias dos coleccionadores, e de todos aqueles que tendo chegado a este universo por intermédio do Skyrim desejem explorar as origens deste fantástico mundo de fantasia.

sábado, 10 de agosto de 2013

Vencedor do desafio Sony Gamescom é Português


Lembram-se do passatempo da Sony que procurava um vencedor para ir à Gamescom na Alemanha?

Poderá não parecer, pelo seu nome (Richard Ebrahim), mas o vencedor é português e residente em Almada, e fica agora com viagem marcada para visitar a conhecida feira de videojogos que vai decorrer em Colónia, na Alemanha, entre os dias 21 e 25 de Agosto e assistir à conferência da PlayStation para ver, ao vivo e em primeira mão todas as novidades da marca, incluindo a PS4.

Os candidatos foram muitos e de inúmeros países – Portugal, Austrália, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia e Reino Unido – mas nenhum deles conseguiu fazer melhor que o nosso Richard.

Parabéns Richard, vais deixar muitos portugueses a roerem-se de inveja perante a perspectiva de poderem ver uma PS4 ao vivo antes de chegar às lojas! :)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MS mostra-nos Xbox One final na caixa que será vendida


A Microsoft já revelou finalmente o que os compradores da Xbox One poderão esperar quando abrirem a caixa, e confirma-se a presença de um headset tanto para as edições exclusivas "Day One" como para as restantes edições. A única diferença para além de um achievement exclusivo, será um controlador com a menção "Day One" e o botão direccional cromado.

Ficamos também a saber que os controladores passam a ter um ficha standard microUSB para recarregamento, e que quando os estamos a usar com cabo desactivam as comunicaçoes wireless (na Xbox 360, os comandos eram enviados por wireless mesmo quando estavam ligados por cabo à consola) - o que permite que seja utilizado mesmo sem baterias instaladas.

Igualmente simpático, a inclusão de um cabo HDMI de categoria 2, com capacidade para vídeo 4K. Também fica confirmado que a velocidade oficial do GPU nos modelos de produção será de 853 MHz (e não de 800Mhz como surgiu nalguns relatos.

Menos simpático, a obrigatoriedade de se pagar pelo serviço Xbox Live Gold para ter acesso a funções como o Skype e gravação de jogos (que também se descobriu estarem limitados a uma resolução de 720p - mesmo que o jogo seja Full HD). Seria bem mais agradável que a funcionalidade de gravação de jogos estivesse disponível para todos, ajudando a "publicitar" a Xbox One. Nesse aspecto, a Sony, mesmo se também irá obrigar a subscrever o serviço PSN para a maioria dos jogos online na PS4, oferece a possibilidade de gravar os jogos mesmo para os que não aderirem ao serviço.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Rymdkapsel


Se estão fartos de jogos que parecem ser cópias uns dos outros e querem experimentar algo novo, experimetem este jogo de aspecto minimalista que, depois de experimentarem, certamente vos relembrará que os jogos não se medem pela complexidade gráfica: Rymdkapsel.

Com um nome difícil de decorar, mas que por isso mesmo também se tornará difícil de esquecer, este jogo coloca-nos aos comandos de uma estação espacial e dos seus pequenos trabalhadores, e onde teremos que usar os recursos para expandir a nossa base ao mesmo tempo que garantimos a sua segurança.


Este Rymdkapsel está disponível para iOS, Android, e PlayStation Mobile.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

John Carmack junta-se à Oculus


Excelentes notícias para os fãs da realidade virtual no geral, e dos Oculus Rift em particular. Depois de ter sido um dos grandes apoiantes iniciais do projecto Oculus Rift, que finalmente colocaram a realidade virtual ao nível que muito se aguardava há anos (faltando apenas resolver o pequeno detalhe da resolução do ecrã), John Carmack junta-se à empresa de forma oficial como CTO (Chief Technology Officer).

Uma posição que demonstra claramente que a sua posição quanto a esta tecnologia não é apenas "um hobby", mas que pretende mesmo fazer com que a realidade virtual se venha a tornar no próximo grande passo para o entretenimento, nos videojogos e até em muitas outras áreas, como a educação e a utilização profissional.

Juntar um dos grandes pioneiros da tecnologia gráfica nos PCs com a empresa que tem sido pioneira em tornar realidade a realidade virtual verdadeiramente imersiva... só pode resultar em grandes coisas para o futuro. E com um nome como John Carmack a bordo, parece-me que se tornará mais simples abrir certas portas - como a possibilidade das novas consolas poderem vir a ter suporte oficial para os Oculus Rift.

Excelentes notícias sem dúvida! :)

Card Hunter recria Jogo de Tabuleiro no Browser


Os fãs dos board games vão ter um novo motivo para reconsiderarem os jogos no computador. Neste Card Hunter podemos jogar no browser uma réplica fiel deste tipo de jogos, onde não faltam as cartas, os combos, a possibilidade de fazer upgrades e tudo o mais... de forma bem mais fácil do que manter um registo em papel de tudo o que está a ser feito.


O jogo já está a ser desenvolvido há bastante tempo, e os seus criadores dizem que a data de lançamento está "quase a chegar". Mas até lá, podem sempre candidatar-se à fase beta (são adicionados 300 novos jogadores por dia) e ficar a conhecer este jogo sem terem que esperar pela versão final.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nova Xbox 360 E oferece menos pelo mesmo preço


A chegada da nova Xbox One não vai fazer com que a Xbox 360 deixe de ser uma excelente consola. Aliás, há que relembrar que a Xbox One não será compatível com os jogos da Xbox actual, o que faz com que muitos continuem a optar por ela para poderem ter acesso a um vasto catálogo de excelentes jogos feitos ao longo dos últimos anos, e que agora podem ser adquiridos a preços reduzidos (há até aqueles que dizem que a melhor altura para comprar uma consola, é precisamente quando chega uma nova geração, pois assim a consola está mais que amadurecida, com todos os erros corrigidos, e com os melhores jogos possíveis. :)

Em vez de manter a actual Xbox 360 S "slim", a MS apresenta-nos uma nova Xbox 360 E, que bem gostaríamos que fosse de "Economia". Mas embora esta nova versão seja mais económica de fazer - e que para além de adoptar um design mais ao estilo da Xbox One - remove também algumas coisas relativamente à Xbox 360 standard (menos uma porta USB, ausência da saída de som digital óptica).


A nova 360 E promete ser mais silenciosa e aquecer menos, mas considerando que a 360S já tinha "resolvido" esses problemas relativamente à edição original (a dos famosos crashanços por temperatura), os ganhos agora são bem menos significativos.

O grande problema é que a MS quer comercializar esta nova Xbox 360 E ao mesmo preço de sempre ($299), o que nos coloca perante a estranha posição de estar a pagar o mesmo preço... por menos Xbox.

Melhor seria que tivesse aproveitado esta oportunidade para reduzir o preço (coisa que ainda poderá acontecer no lançamento da Xbox One) e atrair uma última vaga de consumidores em busca de uma grande consola a preço mais económico - para além de não podermos esquecer que para tirar total partido da Xbox 360 somos "forçados" a pagar a anuidade do serviço Xbox Live, pelo que a MS rapidamente recuperaria qualquer desconto que fizesse na consola.


Vamos ver como as coisas ficam por altura do lançamento da Xbox One, mas neste momento, se estão a pensar comprar uma Xbox 360, será melhor apressarem-se para apanharem uma das Xbox 360 Slim "antigas" antes que desapareçam e restem somente as novas Xbox 360 E.



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Paperboy em Realidade Virtual com os Oculus Rift e Kinect


Os fãs dos videojogos que por cá andaram nos anos 80 lembrar-se-ão certamente do clássico jogo Paperboy, que depois de ter chegado às máqinas arcade rapidamente se espalhou pelas plataformas da altura (nomeadamente o ZX Spectrum). Trinta anos mais tarde, temos direito a ver uma homenagem a esse jogo, mas que agora permite colocar o jogador mesmo dentro da acção, graças aos Oculus Rift, um Kickr (que detecta a velocidade da bicicleta e pode aplicar resistência variável nos pedais) e a um Kinect para fazer o reconhecimento dos movimentos. O resultado é este Paperdude VR.

É mais um exemplo de como os Oculus Rift estão mesmo a caminho de revolucionarem os videojogos - e tudo o que falta é melhorarem a resolução e, se possível, convencerem a Sony e MS a suportarem-nos nas suas PS4 e Xbox One - afinal, com ambas a terem câmaras 3D (embora na PS4 seja opcional), estão todos os ingredientes necessários a postos para se concretizar esta receita de sucesso.

Até lá, fiquem com o vídeo deste Paperdude e com a nostalgia de relembrar as velhas memórias do Paperboy - num tempo em que tudo e qualquer coisa era pretexto para nos fazer olhar por horas e horas para um ecrã só para ver os fantásticos "gráficos" das máquinas arcade da altura. :)




[Artigo republicado do Aberto até de Madrugada]

domingo, 4 de agosto de 2013

Jovem de 16 Anos vence Campeão do Starcraft 2


Enquanto uns apreciam ver desportos ditos convencionais, como o futebol, há outros que se vão reunindo de forma cada vez mais numerosa em torno dos eSports - e onde o StarCraft assume posição de relevo ao proporcionar frenéticas batalhas que levam ao limite as capacidades das pessoas (e das máquinas).

Num dos últimos confrontos, o campeão mundial INnoVation foi vencido por Maru, um jovem de 16 anos que mostra que os grandes jogadores não se medem pela sua idade.

Uma táctica acertada juntamente com a habitual dedilhação a velocidade relâmpago no teclado (que fazem qualquer um de nós perder qualquer esperança de poder dizer em público que "jogamos" StarCraft) foram a receita para esta flawless victory. Mas imagino que da próxima vez, o INnoVation já vá melhor preparado para contrariar as tácticas de jogo do "pequeno" grande Maru - que agora vai ter que mostrar o que vale nas finais do WCS.

sábado, 3 de agosto de 2013

Jogos da id e Bethesda em Saldo no Steam


Nãoooo! É tempo do Steam se deixar destes saldos e nos obrigar a gastar dinheiro. Neste fim-de-semana temos um novo mega-pack que conta com dezenas de clássicos da id Software e da Bethesda - dos mais antiguinhos aos mais recentes.

Este Quakecon Pack inclui jogos como o Rage, Wolfenstein, toda a série Doom, toda a série Quake, o Dishonored, Fallout e Fallout New Vegas, The Elder Scrolls III, IV e V (Skyrim) assim como DLC adicional.

O preço do pack ainda são uns puxadotes 86€... mas considerando que o valor total do pack seria de 333€, não podemos esquecer que estamos perante um desconto de 74%. (O maior problema - imagino eu - é que muitos dos jogadores já terão alguns destes jogos, e portanto poderão não estar com muita vontade de os comprar novamente.)
Related Posts with Thumbnails