domingo, 25 de agosto de 2013

GravitySpace - Chão Inteligente que Reconhece os Utilizadores


Já temos visto muitos projectos que recriam a posição e movimentos de pessoas reais num mundo virtual, usando câmaras 3D como o Kinect. Mas hoje trago-vos um sistema que faz o mesmo tipo de coisa usando apenas informação da pressão feita num chão inteligente que também pode apresentar imagens projectadas: o GravitySpace.



O sistema no seu estado actual não será de muita utilidade em ambientes domésticos, uma vez que necessita de um chão transparente com um sistema de câmaras, projectores e espelhos sob si. Mas o que interessa é que isto permite ter uma imagem de alta resolução sobre tudo o que toca no chão e com que pressão.



Usando esta informação, o GravitySpace consegue inferir a posição e movimento das pessoas - sem recorrer a câmaras extra. Por exemplo, pressão extra sobre um dos pés significará que se está a levantar o outro pé, enquanto que uma pressão sobre a parte da frente indicará que se está prestes a dar um passo.

Nem sempre as previsões são correctas ou tão imediatas como se poderiam saber usando uma câmara 3D, mas o resultado é incrível.

(Não se deixem é enganar pelas imagens projectadas no chão e que parecem criar um ambiente virtual invertido - isso é coisa que é feita unicamente para ficar "bonita" do ponto de vista da câmara que está a fazer a filmagem, já que para as pessoas presentes na sala, as imagens apareceriam completamente distorcidas do seu ponto de vista... pelo menos até que se arranjem uns projectores holográficos! ;)


[Republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails