quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Hot Wheels chega ao Forza 7 a 6 de Novembro


A parceria entre o Hot Wheels e os Forza é bem conhecida - as pistas acrobáticas e carros "malucos" fizeram bastante sucesso no Forza Horizon 3 - e agora é a vez do Forza Motorsport 7 ficar contagiado com alguma dessa loucura.

Para celebrar o 50º aniversário dos Hot Wheels, vamos ter direito a um pack de expansão com 7 carros Hot Wheels para o Forza 7, gratuitos, no próximo dia 6 de Novembro.

... Esperemos que seja indicador de que no futuro também o novo Forza Horizon 4 venha a receber alguma coisa. :)

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Google Doodle multiplayer para o Halloween 2018


A Google acaba de arruinar a produtividade desta época de Halloween com o lançamento do primeiro Google Doodle multiplayer.

Os Google Doodles começaram com simples imagens a celebrar certas efemérides que a Google decidia destacar, e desde então não têm parado de evoluir. Primeiro com algumas imagens animadas, depois com vídeos, depois com Doodles interactivos, depois com jogos... e agora, com um jogo multiplayer que irá por à prova o espírito competitivo de todas as pessoas.

Este Google Doodle para o Halloween de 2018 atira-nos para níveis onde controlamos um pequeno fantasma, pertencente à equipa verde ou roxa, e que tem por missão apanhar o maior número de chamas e trazê-las para a sua base para ganhar pontos. As chamas podem ser apanhadas no mapa, ou roubadas a jogadores oponentes que as estejam a transportar para a sua base, sendo que quantas mais se estiverem a transportar, mais lento será o seu movimento (facilitando o roubo). Adicionalmente, vamos também ganhando capacidades acrescidas à medida que se acumular pontos, primeiro com velocidade acrescida, depois com capacidade para "ver no escuro", magnetismo, etc.

Para além dos jogos públicos com equipas aleatórias de outros jogadores, é também possível criar sessões privadas para se jogar com amigos. Como dizia no início... é melhor nem tentar imaginar os milhões de horas que serão "desperdiçados" a jogar este Doodle de Halloween... :)

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

This War of Mine: The Little Ones


Tal como temos filmes que são comédias e filmes que são de terror, também nos jogos temos jogos dos quais podemos sair com um sorriso ou indiferentes, e jogos que nos podem "perturbar". Será para os fãs destes últimos que se direcciona este This War of Mine: The Little Ones.

O jogo já tem alguns anos e apresenta-nos um jogo de guerra de uma perspectiva bem diferente. O objectivo é sobreviver numa cidade dizimada pela guerra, e onde teremos que encontrar um equilíbrio entre as coisas que podemos arriscar fazer e manter o nosso grupo em segurança. Durante o dia é impossível sair do nosso esconderijo sem que rapidamente se sucumba a um sniper, pelo que as saídas para explorar e encontrar recursos só podem ser feitas à noite... mas para se conseguirem esses recursos poderá ser necessário fazer todo o tipo de atrocidades que põem em causa a sanidade dos sobreviventes; e será tudo isso que será necessário gerir.

A expansão The Little Ones adiciona uma criança ao elenco, complicando a tarefa de sobreviver (cada personagem tem algumas especialidades, a criança de início, não tem nenhuma e necessita de atenção constante).

Altamente recomendado... mas não para quem for susceptível de ficar ele próprio traumatizado com os horrores da guerra, mesmo que em versão simulada.


domingo, 28 de outubro de 2018

Fallout 76 vem com uma rádio "real"


A música sempre foi uma componente importante nos jogos, mas no novo Fallout 76 chega com uma particularidade interessante. Quando os jogadores estiverem a ouvir a rádio do jogo, estarão realmente a ouvir uma "rádio" - no sentido em que todos os jogadores estarão a ouvir exactamente o mesmo, ao contrário do que normalmente acontece, em que cada jogador tem algum tipo de controlo sobre as músicas (ou estilo de músicas) que quer ouvir.

Isto abre algumas possibilidades interessantes, por exemplo, nada impede que a rádio pudesse ser usada para transmitir um qualquer pedido de socorro que atraísse os jogadores para determinado ponto do mapa... ou até que se pudesse vir a ter noites de "festa" com música a ser tocada com um DJ ao vivo....

Por outro lado, para quem gostar de pensar na longevidade a longo prazo... é mais um dos detalhes que seguramente irá dificultar que este jogo possa eventualmente ser jogado daqui por 10 ou 20 anos...


sábado, 27 de outubro de 2018

13 coisas a saber sobre o Red Dead Redemption 2 antes de começar a jogar

Já está disponível o Red Dead Redemption 2. Para quem se quiser aventurar neste jogo e quiser estar melhor preparado, eis um vídeo que nos dá várias dicas sobre como se deve encarar este jogo, que não deve ser visto como um "action shooter" convencional, mas sim como um verdadeiro simulador de westerns... onde por vezes também existem cenas de acção.


sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Humble Bundle WB Games Classics


Temos mais um pacote de jogos a preço "à escolha" no Humble Bundle, desta vez dedicado a clássicos da WB, que incluem jogos como Batman, Shadow of Mordor, assim como o Bastion, Scribblenauts, e outros.

Por apenas 1 euro temos o Scribblenauts Unlimited, Middle-earth: Shadow of Mordor Game of the Year Edition, e Batman: Arkham Origins. Por 4 euros adicionamos à colecção o Bastion, Mad Max e Injustice: Gods Among Us Ultimate Edition. E por fim, por 11 euros, ficamos também com o Batman: Arkham Knight e o Arkham Knight Season Pass que incluí todos os DLC.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Lisboa Games Week de 15 a 18 de Novembro


A grande festa dos videojogos e do entretenimento digital está de regresso à FIL, para mais uma edição do Lisboa Games Week, de 15 a 18 de Novembro. Promovido pela FIL - Fundação AIP, E2Tech e com o apoio da Worten, a 5a edição do maior evento de videojogos em Portugal dá a conhecer a todos os apaixonados e entusiastas as novidades do mundo dos videojogos, com destaque para os lançamentos e antestreias dos títulos mais aguardados de 2018 e 2019.

Com mais postos de jogo e uma maior aposta em espaços de experimentação por parte dos principais players do mercado, dos quais se destacam a Playstation, Nintendo e os grandes estúdios e editoras internacionais, o Lisboa Games Week espera este ano mais de 65.000 visitantes. Os Esports estarão representados ao mais alto nível com torneios de CS:GO, FIFA 19, Fortnite, PubG, Splatoon 2, League of Legends, PES 19, entre outros, bem como todas as actividades e programa que evoluem no evento a cada edição, com destaque para os retrogames, simuladores, a RoboParty, encontros com youtubers e o Cosplay.

É também o ano de estreia do Indie X, o maior Indie Game Showcase em Portugal, que terá nesta edição do Lisboa Games Week um prémio no valor de 5.000 euros para o melhor jogo em apresentação, e que contará com cinquenta espaços para a participação de vinte e cinco estúdios internacionais e vinte cinco nacionais, à qual acresce a representação de dez projectos nacionais independentes e universitários premiados pelo programa ibérico PlayStation Talents.

O Lisboa Games Week prossegue também com o seu Serviço Educativo em parceria com a Direção Geral de Educação, integrando neste um fórum multidisciplinar e conteúdos formativos com o apoio do Indie X, Universidades, SAR, TheInventors, Nintendo Labo, entre outras entidades.

O Lisboa Games Week é, cada vez mais, um evento enraizado na comunidade portuguesa dos videojogos, que aumenta expectativas a cada edição, e que regista uma procura cada vez maior por parte do grande público e escolas de todo o país.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Rockstar Games acusada de "abusar" dos programadores


O lançamento iminente do Red Dead Redemption 2 está a ser acompanhado por um relato que critica as condições praticadas na companhia, onde parece ser prática corrente manter o ritmo "alucinante" que normalmente se aplica apenas durtante algumas semanas... durante anos.

A Rockstar Games tem sido responsável por alguns dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos - a começar pelo GTA V - mas agora há quem aponte o dedo ao que se passa nos bastidores, com centenas de developers deprimidos, esgotados e afastados. Na empresa, parece ser prática comum esperar que os developers e demais colaboradores trabalhem pelo menos 80 horas por semana (há quem refira até 100 horas), um ritmo que não é incomum noutras empresas, durante as fases finais que precedem um lançamento numa data marcada, mas que habitualmente se limitam a um par de semanas. Na Rockstar, essa parece ser a prática comum, mês após mês, ano após ano.

Nem todos as pessoas que trabalham na Rockstar Games se queixam, e esta "filosofia" afectará uns mais que outros. Para um jovem developer, trabalhar ao sábado e domingo até pode ser algo que encare com entusiasmo - para outro que tenha mulher e filhos em casa, à espera de poderem passar consigo algumas horas durante a semana, será bem diferente.

Seja como for, relembra-nos que por trás dos jogos que tanto adoramos, estão pessoas reais, de carne e osso... e que seria conveniente que as empresas lhes dessem o devido valor, e as devidas condições para que possam fazer o seu trabalho sem um ambiente abusador.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Spider-Man ganha poças de água à discrição


Depois de ter sido criticado pela aparente remoção de poças de água, o jogo Spider-Man regressa com uma vingança bem-humorada, permitindo que os jogadores adicionem quantas poças quiserem, através de stickers no modo de fotografia.


Quando o jogo foi lançado na sua versão final, algumas pessoas ficaram desapontadas por o jogo conter menos poças de água do que aquelas que tinham sido mostradas nos trailers iniciais, dando origem às críticas que referem que os developers mostram efeitos melhorados nos trailers que depois não representam o jogo final. A Insomniac Games disse que não tinha reduzido a quantidade de poças de água, apenas ajustado a dimensão das mesmas para melhor se enquadrar no visual que procuravam... mas isso não chegou para satisfazer todos.

Agora, na mais recente actualização, para além dos modos de dificuldade acrescidos, chega a possibilidade de adicionar poças de água usando stickers no modo de fotografia. Assim, já todo poderão ter tanta água quanto quiserem... :)

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Forza Horizon 4 ganha Route Creator


É já esta quinta-feira (25 de Outubro) que a habitual mudança de estação no Forza Horizon 4 será acompanhada pela segunda actualização do jogo que, entre outras coisas, traz o muito aguardado Route Creator.

O Route Creator permite a qualquer jogador, como o nome indica, criar as suas próprias personalizadas com os caminhos totalmente personalizáveis (em vez dos anteriores "blueprints" que tinham caminhos pré-definidos como base). Os jogadores poderão criar "pistas" que seguem as estradas, ou permanecem fora delas, colocando as balizas onde quer que lhes apeteça - e não demorarão a surgir provas espectaculares, filtradas pela votação dos jogadores.

Adicionalmente, chega uma nova Horizon Story chamada "British Racing Green" que nos levará numa viagem por alguns dos mais clássicos automóveis britânicos, roupas e buzinas alusivas ao Halloween, 8 novos carros para quem tiver o Car Pass, novas provas, e 3 novos carros Forzathon exclusivos.

... A não perder.


domingo, 21 de outubro de 2018

Star Citizen mostra mais 85 minutos de jogo

Embora o Star Citizen continue longe de estar terminado, não se pode ignorar tudo aquilo que já foi feito desde a sua origem, e que se vai aproximando do produto desejado, de ter um verdadeiro universo virtual por onde se pode andar a explorar e combater.

O vídeo que se segue mostra-nos como se podem "evaporar" 85 minutos do nosso tempo, a fazer o tipo de coisas que há umas décadas atrás se poderia considerar impossível. :)

sábado, 20 de outubro de 2018

The Ancients AR


Se procuram um jogo em realidade aumentada para impressionar os amigos, poderão querer espreitar o The Ancients AR, disponível para iOS (e Android no futuro), quer permite recriar batalhas épicas da antiguidade, onde não faltam majestosos titãs que podem mudar o curso da batalha.




sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Jogos PS4 em promoção na PlayStation Store


Para celebrar o Halloween, a Sony está a disponibilizar descontos de até 60% numa vasta selecção de jogos na PlayStation Store.

É a oportunidade ideal para preencher o disco da PS4 com jogos para os próximos meses! :)


101 Ways to Die
2Dark
ADVENTURE TIME: PIRATES OF THE ENCHIRIDION
Agony
Alien: Isolation
Alien: Isolation – The Collection
Alien Shooter
Arizona Sunshine
Bedlam: the game by Christopher Brookmyre
Berserk and the Band of the Hawk
BioShock: The Collection
Blackwood Crossing
Blood Bowl 2
Blood Bowl 2: Legendary Edition
Bloodborne
Bloodborne: Game of the Year Edition
Bloody Zombies
Call of Duty Black Ops III: Zombies Chronicles (add-on)
Call of Duty: Black Ops III – Zombies Chronicles (game)
Call of Duty: Black Ops III – Zombies Chronicles Deluxe Edition (game)
Carmageddon: Max Damage
Claire: Extended Cut
DARK SOULS II: Scholar of the First Sin
DARK SOULS III
DARK SOULS III – Deluxe Edition
DARK SOULS III – Season Pass
DARK SOULS III : The Ringed City
DARK SOULS III: Ashes of Ariandel
Darksiders II Deathinitive Edition
Darksiders: Fury’s Collection – War and Death
DEAD AHEAD: ZOMBIE WARFARE
DEAD AHEAD: ZOMBIE WARFARE – Circus Pack
DEAD AHEAD: ZOMBIE WARFARE – SWAT Bundle
DEAD AHEAD: ZOMBIE WARFARE -Epic Military Pack
Dead Alliance
Dead by Daylight : The SAW Chapter
Dead by Daylight: A Nightmare on Elm Street Chapter
Dead by Daylight: CURTAIN CALL Chapter
Dead by Daylight: Leatherface
Dead by Daylight: Shattered Bloodline
Dead by Daylight: Special Edition
Dead by Daylight: The HALLOWEEN Chapter
Dead Island Definitive Collection
Dead Island Definitive Edition
Dead Island Retro Revenge
Dead Island: Riptide Definitive Edition
Dead Nation: Apocalypse Edition
DEAD RISING
DEAD RISING 2
DEAD RISING 2 Off The Record
Dead Rising 4: Frank’s Big Package
DEAD RISING Triple Bundle Pack
Deadlight: Director’s Cut
Deception IV: The Nightmare Princess
Devil May Cry 4 Special Edition
Devil May Cry HD Collection
Devil May Cry HD Collection & 4SE Bundle
DIVINITY ORIGINAL SIN – ENHANCED EDITION
DmC Devil May Cry: Definitive Edition
DMC4SE Demon Hunter Bundle
Doodle Devil
Doodle Devil & Alien Shooter
DOOM
DOOM + Wolfenstein II Bundle
DOOM VFR
Dying Light
Dying Light Season Pass
Dying Light The Bozak Horde
Dying Light Ultimate Survivor Bundle
Dying Light: The Following
Dying Light: The Following – Enhanced Edition
DYING: Reborn
DYING: Reborn PSVR
DYING: Reborn Ultimate Bundle
Emily Wants to Play
Emily Wants to Play Too
End of Zoe
Everybody’s Gone to the Rapture
Fallout 4
Fallout 4 Season Pass Bundle
Fallout 4: Automatron
Fallout 4: Contraptions Workshop
Fallout 4: Far Harbor
Fallout 4: Nuka-World
Fallout 4: Vault-Tec Workshop
Fallout 4: Wasteland Workshop
Furi
Furi Definitive Edition
Ghostbusters
GOD EATER 2 Rage Burst
God of War III Remastered
Here They Lie
Hidden Agenda
HITMAN – Game of the Year Edition
HITMAN – Game of the Year Edition Upgrade
HITMAN – Game of the Year Edition Upgrade (D…
Hotel Transylvania
How to Survive 2
Killing Floor 2
Killing Floor: Incursion
Late Shift
Layers of Fear
Layers of Fear: Inheritance
Layers of Fear: Masterpiece Edition
Life is Strange: Before the Storm Complete Seas…
Life is Strange: Before the Storm Deluxe Edition
Little Nightmares
Little Nightmares Complete Edition
Little Nightmares Original Soundtrack
Little Nightmares Secrets of The Maw Expansion …
Little Witch Academia: Chamber of Time
Metro 2033 Redux
Metro Redux
Metro: Last Light Redux
Mortal Kombat X
Mortal Kombat XL
Murdered: Soul Suspect
Nights of Azure 2: Bride of the New Moon
OASIS GAMES SHOOTER VR BUNDLE
observer_
Outlast
Outlast 2
Outlast: Whistleblower
Paranormal Activity: The Lost Soul
Pixel Gear
Plague Inc: Evolved
Portal of Evil: Stolen Runes
Prey
Prey + Dishonored 2 Bundle
Raid Mode: Throwback Map Pack
Remothered: Tormented Fathers
Resident Evil
Resident Evil 0
Resident Evil 0 Complete Costume Pack
Resident Evil 4
RESIDENT EVIL 5
Resident Evil 6
Resident Evil 7 Biohazard
Resident Evil 7 Biohazard Gold Edition
Resident Evil 7 Biohazard Season Pass
Resident Evil 7 Biohazard: Banned Footage Vol.1
Resident Evil 7 Biohazard: Banned Footage Vol.2
Resident Evil Code: Veronica X
Resident Evil Revelations
Resident Evil Revelations 1 & 2 Bundle
Resident Evil Revelations 2 – Season Pass
Resident Evil Revelations 2 Deluxe Edition
Resident Evil Triple Pack
Resident Evil: Deluxe Origins Bundle
Sherlock Holmes : The Devil’s Daughter
Skyrim Special Edition + Fallout 4 G.O.T.Y. Bun…
Slender: The Arrival
SOMA
Strange Brigade
Strange Brigade Digital Deluxe
The Escapists + The Escapists: The Walking Dead…
The Escapists: The Walking Dead
The Evil Within
The Evil Within Season Pass
The Evil Within 2
The Inpatient
The Last of Us Remastered
The Persistence
The Raven Remastered
Torment: Tides of Numenera
Umbrella Corps
Umbrella Corps Deluxe Edition
Umbrella Corps Upgrade Pack
Until Dawn: Rush of Blood
Valley
Weeping Doll
What Remains of Edith Finch
White Day: A Labyrinth Named School
Wolfenstein: The New Order
Wolfenstein: The Old Blood
Wolfenstein II: The New Colossus
Wolfenstein II: The New Colossus Digital D…
XCOM 2
XCOM 2 Collection
XCOM 2 Digital Deluxe
XCOM 2 Ware of the Chosen
The Exorcist: Legion VR – Complete Series
Dead Cells

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Black Ops 4 deixa "espreitar" usando emotes


Uma das condicionantes dos jogos FPS é que cada utilizador só consegue ver o que seu personagem virtual consegue ver, mas no Black Ops 4 já quem esteja a usar os emotes para conseguir a vantagem de ver o que o espera para além de uma esquina.

Os emotes, as "danças" da vitória que os jogadores podem fazer, têm como efeito secundário afastar a visão do jogador de uma visão "first-person" para uma visão "3rd-person" (de outro modo, como poderiam eles ver os movimentos do seu personagem?) O problema é que isso tem como efeito secundário a capacidade de se ver para além daquilo que o jogador deveria conseguir ver no modo first-person, podendo ser utilizado para averiguar se há algum inimigo à espreita ao virar da esquina.

Treyarch diz que está a acompanhar a situação e que deverá implementar uma solução que impeça a utilização dos "gestures / emotes" em situações onde isso puder resultar em vantagem táctica sobre os oponentes.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Nintendo facilita os clássicos com save games "artilhados"


Jogar um jogo é algo que cria uma experiência em cada pessoa, que será completamente adulterada caso se utilizem "batotas". É isso que alguns jogadores estão a sentir perante a disponibilização de save games artilhados pela Nintendo, começando pelo Legend of Zelda original.

O serviço online (pago) da Nintendo dá acesso a alguns clássicos da NES em modo emulado, e entre eles podemos encontrar o Legend of Zelda original. No entanto, para surpresa dos fãs, trata-se de uma versão especial - "Special - Living the life of luxury!" que inclui um save game que contém os mais potentes artefactos do jogo, como a White Sword, Magica Shield, Power Bracelet e Blue Ring, assim como bombas, chaves, dinheiro, mais vida, elementos extra, etc.

Embora continuem a faltar diversos elementos que obrigarão os jogadores a "percorrer" o jogo, essa tarefa fica infinitamente facilitada, ao ponto de alguns fãs considerarem que isto é equivalente a fazer batota.



Se por um lado compreendo essas críticas, por outro lado confesso que já me vi na posição de simplesmente desistir de jogar alguns velhos clássicos, pela "frustração" de saber quanto tempo teria que perder para conseguir obter as coisas que tinha obtido quando os joguei "na altura". Daí que, acho que a Nintendo tomou uma boa decisão ao facilitar o acesso a estes velhos clássicos (para além do Zelda a Nintendo diz que irá disponibilizar save games idênticos para outros jogos no futuro).

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Star Citizen mostra Squadron 42 cheio de estrelas


O Star Citizen é o jogo que parece destinado a nunca ficar pronto, multiplicando-se em complexidade e variedade, e onde se inclui o Squadron 42 - que surge com novo trailer, repleto de estrelas... de Hollywood.

O Squadron 42 será a campanha single player que acompanhará o universo multiplayer persistente de Star Citizen, e onde parece não terem sido poupado esforços para o preencher com rostos bem conhecidos do universo sci-fi do cinema e TV. Na recente conferência CitizenCon foi revelado um novo trailer onde podemos ver as versões digitais de Mark Hamill, Gillian Anderson, Gary Oldman, Mark Strong, Liam Cunningham, John Rhys-Davies, entre outros.

Perante tal elenco, houve até algumas pessoas que pensavam que este Squadron 42 seria uma nova série animada da Netflix... o que não seria uma má ideia, se o jogo sofrer do mesmo mal do Star Citizen: que começou a ser feito em 2011 e estava planeado ficar concluído em 2014 - e mesmo todos estes anos depois, continua sem ter uma data concreta para estar finalizado.

... Mas pronto, há que admitir que realmente o jogo está a ficar "de outro mundo"...


segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Mensagem maliciosa está a encravar PS4


Se têm uma PS4, será melhor apressarem-se a desactivar ou limitar o serviço de mensagens, pois há relatos de mensagens maliciosas que estão a ser enviadas e que podem bloquear a consola.

Ao longo dos anos já temos passado por diversos bugs de caracteres especiais que conseguem fazer crashar programas de mensagens ou até mesmo o próprio sistema nos smartphones. Mas agora esse mesmo efeito está a ser aplicado à PS4 da Sony.

Está aparentemente a circular uma mensagem com caracteres estranhos que pode encravar uma PS4, fazendo com que os jogadores tenham que fazer um reset completo à mesma, ou reconstruir a base de dados em "Safe Mode":
  1. Desligar a PS4 usando o botão de power na frente da consola
  2. Manter o botão pressionado até que faça 2 beeps (cerca de 7 segundos)
  3. Ligar o controlador DualShock 4 à consola com um cabo USB
  4. No menu Safe Mode escolher a opção 5 "Rebuild Database"


Até que a Sony disponibilize uma correcção, o mais aconselhado será ir às definições de privacidade (na consola ou através da app) e desactivar o serviço de mensagens ou limitá-lo apenas a amigos.

Actualização: a Sony diz já ter corrigido o bug.

domingo, 14 de outubro de 2018

Pokemon Go ganha modo AR+ com ARCore


Embora o Pokemon Go já contasse com um modo de realidade aumentada que nos permitira caçá-los no mundo real, a versão Android recebe agora a muita aguardada versão com modo "AR+" que tira partido do ARCore para criar realmente uma experiência imersiva AR.

Esta actualização vem equiparar a versão Android à experiência que já existia na versão iOS desde o ano passado, quando passou a tirar partido do ARKit, mas estará limitada à lista de smartphones com suporte para ARCore.

Se tiverem um destes smartphones, poderão finalmente apreciar os Pokémon como se realmente existissem no mundo real,com direito a todos os efeitos de iluminação, sombra e tracking de alta-qualidade que o ARCore permite.

sábado, 13 de outubro de 2018

Firewall e Astro Bot revitalizam PS VR

Os óculos PS VR foram lançada como uma forma revolucionária de jogar, mas desde então parecem ter ficado meio-esquecidos pela Sony. Felizmente, há dois novos jogos que nos relembram do potencial deste sistema.

O Astro Bot: Rescur Mission e o Firewall Zero Hour são jogos completamente diferentes mas que têm em comum o facto de servirem como novos exemplares perfeitos de como a realidade virtual será de facto o futuro do entretenimento. No primeiro, somos atirados para um jogo de plataformas onde temos que assistir um divertido robot; no segundo, temos mais um caso que demonstra como é possível fazer-se um jogo FPS que pode ser jogado sentado, e sem que se fique enjoado.

Para quem tiver PS VR, são dois jogos a considerar seriamente! :)








sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Fortnite beta para Android já disponível para todos


Depois do sistema de distribuição por convites, a Epic Games facilita finalmente o acesso ao Fortnite Beta para Android a todoos que o queiram experimentar.

Ter em conta que a lista de smartphones oficialmente suportados é um pouco "elitista":

  • Samsung Galaxy: S7 / S7 Edge , S8 / S8+, S9 / S9+, Note 8, Note 9, Tab S3, Tab S4
  • Google: Pixel / Pixel XL, Pixel 2 / Pixel 2 XL
  • Asus: ROG Phone, Zenfone 4 Pro, 5Z, V
  • Essential: PH-1
  • Huawei: Honor 10, Honor Play, Mate 10 / Pro, Mate RS, Nova 3, P20 / Pro, V10
  • LG: G5, G6, G7 ThinQ, V20, V30 / V30+
  • Nokia: 8
  • OnePlus: 5 / 5T, 6
  • Razer: Phone
  • Xiaomi: Blackshark, Mi 5 / 5S / 5S Plus, 6 / 6 Plus, Mi 8 / 8 Explorer / 8SE, Mi Mix, Mi Mix 2, Mi Mix 2S, Mi Note 2
  • ZTE: Axon 7 / 7s, Axon M, Nubia / Z17 / Z17s, Nubia Z11
  • HTC: 10, U Ultra, U11/ U11+, U12+
  • Lenovo: Moto Z/Z Droid, Moto Z2 Force
  • Sony: Xperia XZ/Premium, Xzs, XZ1/Compact, XZ2/Premium/Compact, XZ3

Embora a Epic diga que o jogo poderá funcionar noutros smartphones, desde que tenham:

  • Android 8.0 (recomendado) ou mais recente
  • 3GB de RAM (ou mais)
  • GPU Adreno 530 (ou mais recente), Mali-G71 MP20, Mali-G72 MP12 (ou mais recente)


... E claro, estar disposto a instalar a app directamente sem passar pela Play Store.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

MS acaba com Minecraft na Apple TV


A Apple TV tem tudo o que precisa para poder ser uma excelente plataforma para jogos, mas para isso terá que ter jogadores - algo que não parece estar a acontecer, levando a MS a anunciar o fim do suporte do Minecraft para a Apple TV.

Embora a Apple não escondesse as ambições que tinha para a Apple TV enquanto plataforma de jogos, na realidade isso parece estar longe da realidade.  Embora o Minecraft seja um dos jogos mais populares no mundo, com uma legião de fãs fervorosos capazes de criarem as mais alucinantes criações, o número de jogadores que o faria a partir de uma Apple TV seria tão reduzido que não justificava que continuassem a ser gastos recursos a manter o jogo actualizado.

Quem tiver o Minecraft na Apple TV poderá continuar a utilizá-lo, mas o jogo deixa de ter suporte e não contará com futuras actualizações. No caso de quem comprou o jogo nos últimos 90 dias, poderá pedir o reembolso do mesmo; para todos os outros, terão que se resignar a jogar tal como até aqui, conscientes de que mais tarde ou mais cedo, será inevitável que o jogo fique para trás face às restantes plataformas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PSN vai permitir mudança de nome - mas a pagar


Depois de mais de uma década de pedidos, a Sony prepara-se finalmente para permitir a alteração do nome na PlayStation Network... mas preparem-se para enfrentar algumas complicações.

Para começar, quando esta funcionalidade estiver disponível (no início de 2019), apenas a primeira alteração de nome será gratuita - daí em diante, alterar o nome irá custar $10 (ou $5 para subscritores do serviço PS Plus). Embora se pensasse que isto pudesse ter ensinado a Sony a reconhecer que não se deverm ter opções "vitalícias" que não possam ser mudadas, quem alterar o nome terá que decidir se quer apresentar o nome antigo a par do novo nome, para que os amigos mais facilmente o reconheçam... Mas pensem bem, pois esta opção será definitiva e não poderá ser alterada!

Por último, a Sony alerta que apenas os jogos lançados deste Abril de 2018 estarão oficiamente preparados para esta alteração de nome, podendo haver jogos mais antigos onde isso cause problemas... se for esse o caso, a única solução será regressar ao nome original (a Sony diz que irá disponibilizar uma lista de jogos antigos que serão compatíveis, para ajudar na decisão).

... Portanto, mudar de nome... não será assim tão simples como possa parecer - e a parte de cobrar torna-se ridícula - se queriam limitar abusos, que limitassem a troca de nome a uma por mês, ou até mesmo uma a cada 3 meses... Afinal, para quem já esperou 12 anos, não seria isso a incomodar. ;P

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Microsot xCloud quer levar jogos da Xbox a todo o lado via streaming

Que vos parece a ideia de jogarem um Forza Horizon 4 no smartphone, ou num PC mesmo não tendo uma placa gráfica super-potente? É isso que será possível a partir do próximo ano com o Project xCloud da Microsoft.

Há muito que a MS tem apostado na cloud como forma de auxiliar a Xbox, mas com o projecto xCloud entra de cabeça no sector do streaming de jogos, em que todo o processamento é feito em servidores na cloud e o jogador necessita apenas de um dispositivo que "mostre as imagens". São muitas as empresas que têm tentado este sistema ao longo dos anos (até por cá tivemos o MEO Games, que foi desactivado no início deste ano) até agora sem que ainda tenha havido um caso de sucesso que se destacasse.

Talvez as coisas sejam diferentes a partir de agora, pois este xCloud poderá ser o serviço de streaming que venha a mudar o paradigma dos jogos - e sem esquecer que também a Google quer aplicar o mesmo conceito para levar os jogos para o Chrome com o Project Stream.

... Pela parte negativa, tornar-se-á ainda mais comum que se fique a pagar por um serviço mensal que, assim que deixarmos de o pagar, nos deixa sem acesso a todos os jogos que se "tinha".


segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Ganha um bilhete para o Iberanime 2018 / Portugal Fest


Se gostas de anime, cultura japonesa e / ou videojogos, não vais querer perder a oportunidade para visitar e participar no maior Iberanime e Portugal Fest de sempre, que se realiza já este fim-de-semana (13 e 14 de Outbro) na Exponor.

O IberAnime e Eurogamer Portugal Fest vão preencher a Exponor este fim de semana, e será uma oportunidade única para todos os fãs (e simples curiosos) poderem ter contacto "ao vivo e a cores" com as mais diversas vertentes da cultura japonesa, e onde não faltarão muitos cosplayers para animar o evento. Em paralelo, o Portugal Fest contará com inúmeros torneios e competições dos mais diversos jogos, de LoL a CS:Go, e nem sequer esquecendo o Clash Royale.

Temos um bilhete para oferecer para um dos dias do evento, num passatempo relâmpago que decorrerá apenas durante o dia de hoje (por motivos logísticos de atribuição do convite, que é pessoal e intransmissível).

Peço apenas que participem se tiverem a certeza de que poderão ir ao evento, para não estarem a tirar o lugar a alguém que pudesse mesmo ir.

O vencedor será contactado via email hoje ao final do dia, tendo até ao dia de amanhã (dia 9) para responder e confirmar os seus dados.

Passatempo encerrado: a vencedora foi a Ângela Costa. Fica atento aos nossos outros passatempos.

domingo, 7 de outubro de 2018

Nintendo Wii dentro de uma lata Altoids


A consola Nintendo Wii não é propriamente muito volumosa, mas um fã empenhado fez aquilo que parecia ser impossível, minimizando-a de forma a que coubesse numa lata Altoids.

Transformar consolas "fixas" em consolas portáteis é algo que é encarado como um desafio por alguns fãs, e ao longo dos anos temos visto praticamente todas as consolas, da Xbox à PlayStation, passarem por esse processo. Por outro lado, as latas Altoids são também um receptáculo popular para inúmeros projectos de electrónica... Daí que: seria possível combinar ambos, e criar uma Nintendo Wii portátil que coubesse dentro de uma destas latas?

A missão parecia impossível, mas com recurso a técnicas bastante radicais, foi efectivamente possível meter uma Wii funcional dentro de uma lata Altoids.

De frisar que se trata mesmo de uma Nintendo Wii e não de um Raspberry Pi ou outro hardware a correr um emulador da Wii. Por outro lado, as dimensões reduzidas não permitem grandes aventuras, com o sistema a ter uma autonomia de cerca de 10 minutos... Ou seja, não é tanto um caso de criar uma Wii que possa ser jogada enquanto se vai passear... mas sim fazer um "ponto de honra" de ter conseguido condensar uma Wii num volume tão reduzido que apenas foi possível alterando a posição de componentes da sua placa principal.


sábado, 6 de outubro de 2018

Project Stream da Google quer levar jogos de alta qualidade ao Chrome


Ao longo dos anos, muitos têm sido aqueles que têm tentado criar uma plataforma de jogos via streaming - agora, é a vez da Google também se juntar a esse grupo.

Há quase uma década atrás o OnLive prometia acabar com as preocupações de ter o último hardware para jogar os jogos mais recentes com o máximo de qualidade, prometendo fazer chegar os jogos via streaming a praticamente qualquer dispositivo. Foi um projecto que terá nascido "antes do tempo", mas que acabou por inspirar muitos outros, que ainda agora vão tentando a sua sorte, como o GeForce Now da Nvidia (ao contrário do nosso MEO Jogos, que foi encerrado no início do ano).

Ao contrário do streaming de filmes, onde não incomoda esperar alguns segundos no início para buffering, no caso do streaming de jogos é fundamental que o tempo de resposta seja o mais instantâneo possível, e isso é algo que a Google acredita conseguir fazer com o seu Project Stream, começando por disponibilizar o Assassin’s Creed Odyssey para validar a sua tecnologia.

Com isto, será possível jogar todo o tipo de jogos, em alta qualidade (até Full HD a 60fps) a partir do Chrome ou de um Chrome OS - o que seria um grande ponto a favor da adopção de um Chromebook (se eventualmente se vier a ter um catálogo de jogos generoso). Eventualmente, nada impede a Google de usar este mesmo sistema para disponibilizar programas no seu Chrome OS (ou até Android) que de outra forma não estariam disponíveis - como programas de edição de vídeo, etc.

Por agora, o teste do Project Stream está limitado aos EUA... mas pelo menos sabemos que, tratando-se da Google, não terá problemas de infraestrutura para disponibilizar o serviço a nível mundial.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Nintendo prepara nova Switch para 2019


A Nintendo Switch tem sido um sucesso, mas a Nintendo sabe que não pode ficar parada neste mundo em que smartphones continuam a evoluir de ano para ano; e por isso há quem diga que a Nintendo está a preparar uma nova Switch para o próximo ano (2019).

Related Posts with Thumbnails