quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Rockstar Games acusada de "abusar" dos programadores


O lançamento iminente do Red Dead Redemption 2 está a ser acompanhado por um relato que critica as condições praticadas na companhia, onde parece ser prática corrente manter o ritmo "alucinante" que normalmente se aplica apenas durtante algumas semanas... durante anos.

A Rockstar Games tem sido responsável por alguns dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos - a começar pelo GTA V - mas agora há quem aponte o dedo ao que se passa nos bastidores, com centenas de developers deprimidos, esgotados e afastados. Na empresa, parece ser prática comum esperar que os developers e demais colaboradores trabalhem pelo menos 80 horas por semana (há quem refira até 100 horas), um ritmo que não é incomum noutras empresas, durante as fases finais que precedem um lançamento numa data marcada, mas que habitualmente se limitam a um par de semanas. Na Rockstar, essa parece ser a prática comum, mês após mês, ano após ano.

Nem todos as pessoas que trabalham na Rockstar Games se queixam, e esta "filosofia" afectará uns mais que outros. Para um jovem developer, trabalhar ao sábado e domingo até pode ser algo que encare com entusiasmo - para outro que tenha mulher e filhos em casa, à espera de poderem passar consigo algumas horas durante a semana, será bem diferente.

Seja como for, relembra-nos que por trás dos jogos que tanto adoramos, estão pessoas reais, de carne e osso... e que seria conveniente que as empresas lhes dessem o devido valor, e as devidas condições para que possam fazer o seu trabalho sem um ambiente abusador.

1 comentário:

  1. A qualidade paga-se... a este nível só existe a Rockstar e mais uma ou duas. Não defendo estas politicas de "trabalho" e o empenho a 500% destas equipas que se esquecem de tudo o resto para entregar o melhor possível.

    É esquisito também como é que a Rockstar (sabendo que fazem milhões a cada novo jogo) esta tantos anos sem lançar jogos, o ultimo foi em 2013 suportando os salários dos empregados sem qualquer intenção de "lucros-rápidos" Nisto a Rockstar ainda é mais unica!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails