sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Acer Predator Thronos é o verdadeiro trono para os jogadores


Cadeiras de gaming? Cheguem-se para o lado, pois está a chegar o Predator Thronos da Acer, que não esconde as ambições de se tornar no trono digno para quem leva os jogos bem a sério.

A Acer parece ter perdido a cabeça nesta edição da IFA 2018, apresentando uma série de computadores e monitores de luxo (como o Predator X) que irão dar algumas dores de cabeça para que se possa escolher entre eles. Mas aquilo que melhor representará essa "loucura saudável" será mesmo o seu sistema Predator Thronos, que eleva o conceito da cadeira de gaming para níveis da "realeza".

Neste verdadeiro trono, temos uma cadeira gaming de luxo, com um apoio suspenso com capacidade para se instalarem até 3 monitores de 27" (provavelmente a marca recomendará os novos monitores Predator XB273K 4K de 144Hz com G-Sync e DisplayHDR 400) e claro, também com sítio para um PC Predator.

Mas se pensam que a coisa se fica por aqui, estão bem enganados. Ao toque de um botão, podem fazer reclinar todo o conjunto até 140º, não faltando um apoio para os pés, para o máximo conforto. E para garantir a máxima imersão, a cadeira conta com um sistema de vibração e impacto. Para ser melhor, só mesmo se tivesse um sistema de inclinação lateral para se tornar numa verdadeira cadeira de simulador. Afinal, suspeito que mesmo sem isso esta Predator Thronos já terá um preço proibitivo... pelo que, preço elevado por preço elevado, ao menos que trouxesse tudo (mas pronto, fica a sugestão que pelo menos considerem isso como opção para o futuro). Até lá, já ficava feliz com um sistema completo como o que se segue. :)

... E olhem que isto não parece ser confortável apenas para jogos; também o será para quem trabalhar com um computador o dia todo...


quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Warhammer 40,000: Space Marine grátis no Humble Bundle


Não resistem a adicionar jogos gratuitos à vossa colecção do Steam? Então aqui fica a oportunidade de lhe juntarem o clássico Warhammer 40,000: Space Marine.

Warhammer 40,000: Space Marine está disponível gratuitamente na Humble Store, bastando que aceitem subscrever a sua newsletter. Um pequeno preço a pagar - e que nada vos impede de cancelar posteriormente.

Só têm é que se despachar, pois a oferta é limitada e acaba daqui a 2 dias.


quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Steel Division 2 mostra o que vale


Se gostam de jogos de guerra vão querer manter o olho em Steel Division 2, o jogo que sucede ao Steel Division: Normandy 44 e que volta a transportar-nos para a 2ª Guerra Mundial durante a Operação Bagration, com o contra-ataque soviético contra as forças Nazi.

Este jogo apresenta várias centenas de unidades que mantêm o máximo realismo histórico possível, variados modos de jogos (offline, online, co-op, 10v10, e incluindo um novo modo por turnos) e campos de batalha que também tentam recriar cenários reais.

... Só falta aguardar pela data de lançamento.


terça-feira, 28 de agosto de 2018

Instalador do Fortnite para Android facilitava instalação de malware


A decisão da Epic de manter o Fortnite fora da Play Store foi desde logo criticado por ser um grande risco de segurança... e não demorou para que isso ficasse demonstrado.

Para além de obrigar os utilizadores Android a aceitarem a instalação de apps de fontes desconhecidas, o Fortnite pode já ter deixado muitos jogadores em risco devido a uma vulnerabilidade assustadora no seu instalador. Devido ao seu tamanho, o Fornite recorre a uma app mais pequena que trata do processo de descarregar e executar o jogo propriamente dito; mas infelizmente a Epic esqueceu-se de tomar as devidas precauções para garantir que só o jogo podia ser descarregado e executado.

Ou seja, uma outra app com más intenções poderia tirar partido do instalador do Fortnite para descarregar e executar malware, que teria automaticamente acesso a todo o tipo de permissões preocupantes: câmara, localização, SMS, etc. - por já terem sido dadas ao instalador. Curiosamente, no caso dos equipamentos Samsung o processo seria ainda "pior", pois uma vez como o jogo está disponível através da Galaxy Store, que é uma fonte "de confiança" nos Samsung, nem sequer há apresentação de qualquer mensagem de alerta aos utilizadores quanto à origem potencialmente perigosa da app.

Neste momento a Epic já corrigiu esta falha... mas não deixa de ser bastante esclarecedor (e assustador) que logo no lançamento o Fortnite tenha deixado jogadores em risco, e precisamente por estar a fazer a distribuição à margem da Play Store.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Ganha uma PS4 Pro comemorativa dos 500 milhões


A Sony está a celebrar o bonito número de 500 milhões de consolas PlayStation vendidas desde 1994 e tem para oferecer uma fantástica consola PlayStation 4 Pro de edição limitada.

Basta responde a cinco perguntas de escolha múltipla – e a uma pergunta de desempate. Haverá três vencedores em cada país participante que receberão:
  • Uma PlayStation 4 Pro 500 Million Limited Edition em azul-escuro translúcido de 2 TB, com uma placa comemorativa em cobre com o número de série exclusivo. Inclui um comando sem fios DUALSHOCK 4, uma PlayStation Camera, um auscultador monofónico e um suporte vertical.
  • Um comando sem fios DUALSHOCK 4 500 Million Limited Edition extra que combina com o design azul-escuro translúcido e com os detalhes em cobre da consola.

O passatempo termina a 1 de Setembro às 10:59 (hora de Lisboa).

domingo, 26 de agosto de 2018

Forza Horizon 4 vai ter "experiência Halo"


Depois de em Forza Horizon 3 os jogadores terem direito a conduzir o famoso Warthog do universo Halo, em Forza Horizon 4 essa parceria será reforçada com a criação de uma "Halo experience".

Ao estilo dos eventos especiais que nos fazem correr contra comboios ou aviões, neste caso estaremos a conduzir um Warthog enquanto somos perseguidos por naves inimigas, com direito a conversas com a Cortana e tudo... Considerando que o Forza Horizon 4 se passa em território britânico, poderá ser o que de mais próximo se possa ter de uma invasão extra-terrestre num simulador de condução open-world! :)

Forza Horizon 4 chega a 2 de Outubro à Xbox One e PC (ou uns dias mais cedo para quem fizer a pré-compra).

sábado, 25 de agosto de 2018

Subscrição Xbox All Access vai incluir consola e tudo o mais


A experiência de ter uma consola de jogos tem-se transformado ao longo dos tempos, e a MS parece querer transformá-la novamente com a chegada da subscrição Xbox All Access, que até inclui a consola.

Noutros tempos, uma consola de jogos era uma máquina que se comprava e na qual se jogavam os jogos que tinha; tendo depois evoluído para máquinas que podiam correr vários jogos, mudando-se o "cartucho". Depois veio a geração dos CDs e DVDs, nos quais ainda podíamos desfrutar dos jogos de forma quase imediata... até que depois chegou a geração das consolas ligadas à internet, nas quais "desaprendemos" as coisas do passado, aprendendo a considerar normal que ao se ligar uma consola se tenha que esperar dezenas de minutos para aplicar a mais recente actualização do sistema; ou que após a instalação de um jogo acabado de comprar, se tenha que fazer uma actualização que pode corresponder a um download igual ao tamanho total do jogo. E a isso soma-se a quase obrigatória necessidade de pagar pelo serviço de acesso online.

Enfim... o desejo dos grandes nomes nesta área há muito que é transformar a anterior experiência do "compra-e-joga" numa "vai-pagando-todos-os-meses" (e são cada vez mais os serviços a investirem nisso), e a MS parece estar a dar o passo seguinte, que é incluir o pacote completo num serviço de mensalidade, incluindo a própria consola.


O Xbox All Access é um serviço que inclui o acesso a uma consola Xbox, ao Xbox Live e também ao Xbox Game Pass (sim, agora já temos dois serviços de subscrição diferentes... é sempre a somar!) Nos EUA o plano implicará pagar $22 por mês para se ficar com uma Xbox One S ao final de 2 anos, sendo que por $35 por mês podem ficar com uma Xbox One X.

Curiosamente, o plano acaba por ser atractivo, face a comprar uma consola e pagar pelos serviços ao preço de tabela (sem procurar descontos nas lojas online da especialidade). Uma Xbox One S custa $230, mais $59.99/ano do Xbox Live, e $9.99/mês do Game Pass, num total de $589.74 dólares - face aos $528 nesta modalidade All Access.

Interrogo-me se o próximo passo não será lançar actualizações das consolas a cada dois anos, para incentivar os utilizadores a optarem continuamente por renovar o seu Xbox All Access e ficarem com a nova consola que for sendo lançada.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Steam Play leva jogos Windows ao Linux


Os jogos continuam a ser um dos principais factores que mantêm os jogadores presos à plataforma Windows, sendo algo que a Valve há muito tem tentado mudar - e agora faz nova tentativa com o Steam Play.

Se tradicionalmente os jogadores Linux têm que depender do WINE para correr jogos Windows, com o Steam Play a Valve adoptou o novo Proton, mais eficiente e concebido especificamente para lidar com os requisitos dos jogos, e que usa o sistema gráfico Vulkan nas implementações do DirectX 11 e 12 para um desempenho superior (isto a par de todo o esforço desenvolvido em disponibilizar os jogos do Steam em Linux).

Poderá  este ser o passo que faltava para que o SteamOS se comece a tornar numa verdadeira alternativa ao Windows para os jogadores? Por agora ainda é muito cedo para dizer, e temos poucos jogos suportados (Doom, Tekken 7, Mount & Blade e NieR: Automata). Mas, considerando que não faltam jogadores que apenas se mantêm fiéis ao Windows 10 por causa dos jogos... vai ser interessante ver se desta vez a Valve terá sucesso.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

20 jogos pós-apocalípticos que vão chegar até 2019


É bem mais fácil lidar com cenários apocalípticos quando acontecem numa consola de jogos ou PC, e os fãs deste estilo de jogos não terão falta de escolha ao longo dos próximos dois anos.

Entre continuações e jogos originais, o mundo dos jogos pós-apocalípticos parece estar de vento em popa, sendo que os 20 jogos que podem ser vistos no vídeo que se segue servirão de exemplo perfeito disso. Entre o regresso de jogos como Division 2, The Last of Us 2, Dying Light 2; passando por sucessores de sagas como Fallout 76 e Metro Exodus; sem esquecer algumas adaptações de séries e filmes populares como The Walking Dead e D; nem os muitos jogos originais que prometem deixar-nos intrigados / assustados / fascinados, como Death Stranding, Generation Zero, Dead Matter ou Project Wight (entre outros); vão ser muitas as opções para os jogadores

Haja tempo para os poder jogar, e orçamento para placas gráficas capazes de os correr com a qualidade no máximo em 4K (ou então, optar pelas versões Xbox One X ou PS4 Pro).

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Gabe Newell brinca com Half-Life 3


O Half-Life 3é provavelmente o mais famoso jogo inexistente de todos os tempos, com a Valve a recusar-se a dar qualquer informação sobre o seu potencial desenvolvimento - mas isso não impede que o próprio Gabe Newell brinque com a situação.

Numa gravação de vozes para o Dota, Gabe Newell parece ter ficado encravado quando chegou a altura de dizer "triple kill".

... Será finalmente sinal de que o jogo-cujo-nome-não-pode-ser-dito estará mesmo em desenvolvimento e teremos notícias para breve? Afinal, já lá vai mais de uma década desde que o Half-Life 2: Episode Two nos transportou para o fantástico mundo de Half-Life, e está na altura de toda uma nova geração ficar fascinada como ele tal como nós ficamos.


terça-feira, 21 de agosto de 2018

Spider-Man está com melhor aspecto que nunca


Os fãs do Homem-Aranha que já imaginaram como seria encarnar o nosso aracnídeo favorito vão em breve ter oportunidade de o fazer com os melhores gráficos de sempre. A acreditar no mais recente trailer do Marvel's Spider-Man, este jogo irá colocar-nos num ambiente com qualidade gráfica que parece saído de um filme de Hollywood.

Parece-me que será mais um jogo onde na sua versão PC não faltarão oportunidades para tirar partido das novas placas gráficas RTX da Nvidia com ray-tracing em tempo real para efeitos mais realistas e com maior qualidade.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Fortnite vai diferenciar jogadores que usam rato e teclado


Quer se goste ou se odeia, não há dúvidas de que há jogos onde o rato e teclado dão vantagem sobre gamepads ou touchscreens, e o Fortnite é um desses jogos. Para minimizar as diferenças, um novo sistema de matchmaking vai tentar agrupar jogadores em função do tipo de controlo utilizado.

Quer isto dizer que quem usar rato e teclado deverá jogar contra outros jogadores com rato e teclado, e quem usar gamepads ou touchscreens deverá combater com outros jogadores em igualdade de circunstâncias.

Esperemos que o sistema funcione até para os jogadores mobile que usam um rato e teclado para jogar Fortnite nos seus smartphones...

domingo, 19 de agosto de 2018

Nathan Drake não tem "energia" mas sim "sorte"

Nem sempre é fácil conciliar a ilusão dos jogos com o realismo, e um dos casos flagrantes disso são as "barras de energia" que os personagens têm. Embora à primeira vista possa parecer que é algo idêntico que acontece na série Uncharted, a verdade é bem diferente.



No jogo, à medida que as coisas se vão complicando vamos vendo o ecrã a ficar cada vez mais vermelho, mas na realidade isso não representa o grau de ferimentos que ele tem mas sim o nível de sorte que está a acabar, fazendo com que eventualmente vá levar um tiro e morrer.

... Um detalhe curioso e que se torna numa forma bastante elegante de lidar realisticamente (dentro do possível) com a situação. :)

sábado, 18 de agosto de 2018

Streamer explica como jogar Overwatch com uma mão

Há jogos em que temos vontade de ter três ou quatro mãos para os conseguirmos dominar, mas por outro lado há pessoas que parecem safa-se apenas com uma, como é o caso deste streamer que nos explica como se pode jogar Overwatch só com uma mão.

No caso dele a necessidade prende-se com um quisto que lhe provoca dor se tentar jogar com a outra mão, recorrendo a ratos como os Razer Naga Trinity e Logitech g600 para usar os seus muitos botões como forma de movimentação alternativa.

... Como se vê, não há "impossíveis". :)

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Black Lotus do Magic: The Gathering vendida por $87000


A Black Lotus do Magic The Gathering é "a carta" que fascina todos os jogadores, e o que é certo é que o seu valor tem continuado a aumentar e a atingir patamares surpreendentes, como a que recentemente foi vendida por 87 mil dólares.

Existem três variações oficiais da Black Lotus (Alpha, Beta, e Unlimited) impressas em 1993, com grau de raridade diferente. A que foi vendida faz parte das Alpha, as "originais", das quais apenas foram impressas 1100 exemplares. E a contribuir para o valor atingido está o facto de se tratar de uma carta em estado excelente (grau 9.5).



E pensar que nos tempos em que jogava Magic podia ter comprado uma dúzia delas por algumas centenas de euros (cada)... Tinha sido um bom investimento, ao contrário de todo o dinheiro gasto nas restantes cartas! ;)

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Os melhores jogos VR para o Oculus Rift [Agosto 2018]


Se têm (ou pensam comprar) uns Oculus Rift e querem saber que tipo de jogos podem merecer o vosso tempo, eis que temos uma nova rubrica da Oculus que nos dá as sugestões dos melhores jogo de cada mês.

Para este mês a nova selecção "must play" inclui jogos de estilos bastante variados, que vão do Pixel Ripped 1989 ao Star Trek: Bridge Crew’s The Next Generation DLC, Seeking Dawn, TheWaveVR, e Space Junkies.

São títulos que já permitem ficar com uma ideia da infinita variedade que a realidade virtual pode permitir, sendo que apenas falta melhorar um pouco mais a resolução dos óculos VR para que realmente se comece a chegar a um ponto em que sejam uma alternativa viável a jogar num "monitor" (sendo que, se dermos o devido desconto nesse aspecto, já são mais que capazes de nos transportar para estes mundos alternativos para uma dose de divertimento que não pode ser replicada em nenhum ecrã convencional).




quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Quake Champions passa a Free 2 Play permanente



Depois de ter dito que o Quake Champions, lançado no Steam Early Access o ano passado, seria gratuito apenas até que o jogo fosse lançado oficialmente, surge agora uma alteração: o Quake Champions será gratuito de forma permanente.



Claro que esta "oferta" também poderá estar relacionada com o facto do jogo ter caído nas tabelas desde o lançamento até cerca da posição 3000 no Steam. Algo que parece indicar que a nostalgia do Quake atrai jogadores temporariamente, mas não será suficiente para os manter por períodos continuados - e se isso não é conseguido com um jogo gratuito, seguramente não o seria caso este Quake Champions passasse a pago.




terça-feira, 14 de agosto de 2018

Fornite já corre em Androids sem serem Samsung


Está aberta oficialmente a época de caça aos incautos, com o Fornite a já poder ser jogado noutros smartphones que não os da Samsung... mas com algumas limitações.

A Google bem que adicionou um aviso de que o Fortnite não está disponível na Play Store, mas isso pouco ou nada contribuirá para que todos os fãs do jogo se tornem vítimas de instalações de APKs de fontes duvidosas que prometam fazer chegar o jogo ao seu smartphone mais depressa.

O APK do instalador do Fortnite já está disponível no APKmirror (usem por vossa conta e risco) e também já acabou o período em que o jogo estava exclusivamente disponível para smartphones da Samsung. Agora já todos podem instalar o jogo... e ficarem em lista de espera para o jogar. Isto porque o jogo continua em "beta" e a Epic Games está a restringir o número de novos jogadores que pode experimentar o jogo em Android.

... O que pode acabar por ser apenas uma forma de garantir que não tenha que enfrentar a entrada de milhões de jogadores de um dia para outro com os consequentes problemas que isso iria causar nos servidores e na estabilidade do jogo para todos os restantes jogadores. Assim, pode ir abrindo as portas "aos poucos" e de forma controlada.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Play Store implementa aviso do Fortnite não estar disponível


A Google já se está a preparar para lidar com as consequências indesejadas do Fortnite não ficar disponível na Play Store, começando por apresentar um aviso disso mesmo a todos os que pesquisarem pelo jogo.

A decisão da Epic distribuir directamente o muito aguardado Fortnite directamente e sem o colocar na Play Store da Google veio acompanhada de sérias preocupações de segurança, sendo certo e sabido que não irão faltar apps maliciosas a tentarem fazer-se passar por ele na Play Store e fora dela.

Quanto ao que se passa na Play Store, a Google parece estar a tomar atenção especial ao caso, tendo até implementado um alerta especial que informa os utilizadores de que o Fortnite Battle Royal (mal escrito e tudo: devia ser Royale) da Epic Games não está disponível na Play Store, e sugerindo o Battle Breakers da Epic Games como alternativa... seguido do rival PUBG Mobile da Tencent.

O maior problema é que a Google não terá forma de controlar o que se passa fora da Play Store. Com a Epic a pedir aos utilizadores que permitam a instalação de apps de fontes não oficiais, fica aberta a "caixa de pandora" para que alguns (muitos?) utilizadores se sintam tentados a testar outros APKs que prometam créditos extra, ou vidas infinitas, ou qualquer um de muitos chamarizes falsos com o único objectivo de fazerem com que os utilizadores instalem e executem uma app maliciosa.

... Vai ser interessante analisar o impacto que este Fortnite fora da Play Store irá ter a longo prazo...

domingo, 12 de agosto de 2018

Red Dead Redemption 2 tem novo vídeo

Depois de ter fascinado todos os fãs dos "cowboys" com Red Dead Redemption, a Rockstar Games vai novamente transportar-nos para o oeste selvagem com Red Dead Redemption 2.

O vídeo que se segue foi criado inteiramente com imagens reais do jogo.

sábado, 11 de agosto de 2018

DOOM Eternal

O prazer de chacinar monstros e demónios é um dos factores chave da saga DOOM, e foi isso mesmo que foi recriado no novo DOOM Eternal, que muda o cenário de Marte para o nosso próprio planeta, onde a guerra continuará mais intensa que nunca.

Podem ver as partes relevantes a partir das 1h11m do vídeo:


sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Facebook lança jogos multiplayer de realidade aumentada no Messenger


Quer seja como forma de querer maximizar o tempo que se passa nas chamadas de vídeo no Messenger ou para copiar as coisas que o Snapchat vai fazendo, o Facebook acaba de lançar alguns jogos de realidade aumentada no Messenger criados especificamente para serem divertidos em sessões com múltiplos jogadores.

Estes dois primeiros jogos AR para o Messenger feitos pelo Facebook são o "Don't Smile", onde o desfio é ver quem aguenta mais tempo sem rir, arriscando-se a ver os perdedores a exibirem um sorriso caricaturado criado pelos efeitos de realidade aumentada; e o outro é o "Asteroids Attack", um jogo arcade onde o controlo da nave tem que ser feito com o movimento da cabeça.

Estes jogos são apenas os primeiros de muitos outros que o Facebook espera disponibilizar ao longo das próximas semanas e meses, e embora sejam extremamente simplistas, podem acabar por depender dessa simplicidade para fazer com que os utilizadores os experimentem.

... A grande dúvida é se a maioria dos utilizadores do Messenger não se escapou para o WhatsApp ou Telegram, ou outros serviços de mensagens que não tentam adicionar mais e mais funcionalidades que se vão afastando cada vez mais daquilo que se associa a um serviço de "mensagens".

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Asphalt 9: Legends


Se não têm andado a viver debaixo de uma pedra, já devem ter reparado num dos melhores jogos de corridas automóveis que nas últimas semanas. Depois de Asphalt 8: Airborne, eis que temos agora o muito aguardado Asphalt 9: Legends da Gameloft, um 3-em-1 do mundo das corridas, que vai agradar a jogadores casuais, profissionais, e aos fãs dos desafios multijogador online.


A fasquia estava elevadíssima com o aparecimento de GRID Autosport, um jogo portado das consolas com grande sucesso e com imensa qualidade. Mas Asphalt 9: Legends tem muitos trunfos na sua manga, uma jogabilidade espectacular e uma qualidade gráfica incrível.

Primeiro, o jogo vem completamente adaptado para ser jogado num telemóvel, com uns controlos super simplificados (esperem, não fujam já que tem muito que se lhe diga), onde o carro acelera, trava, e conduz sozinho nas curvas, e apenas temos de decidir quando fazer drift nas curvas e quando aplicar o turbo. Isto parece básico demais,  mas acaba por ser super divertido e funciona muito bem para quem não tem muito jeito para este tipo de jogos de corridas, ou mesmo porque estamos em viagem e não dá muito jeito outro tipo de controlo para conduzir.

Mas como eu dizia no início, estamos perante um 3 em 1, e portanto basta passar pelas definições e activar o controlo total da viatura, onde passamos a controlar a direcção, aceleração, travagem, drift, nitrogénio, tudo o que quisermos, pois estamos perante um racer extremamente completo, mesmo se tratando de um racer arcade.

Com uns gráficos incríveis, com mais 50 carros dos mais famosos que existe para desbloquear, 70 pistas que atravessam imensos países e todas com cenários incríveis, corridas multijogador, inclusive com a nova funcionalidade que nos permite criar uma equipa e jogar contra outras equipas online, este é o jogo de corridas que estavam à espera, e é completamente grátis para se jogar (com publicidade e compras in-app como não podia deixar de ser, mas nada que chateie em demasia).


via Apps do iPhone

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Denuvo força fim de actividade do hacker Voksi


A recente vitória contra o sistema de DRM abusivo Denuvo foi de curta duração, com a Denuvo a atacar directamente um dos principais hackers que crackava continuamente o seu sistema.

O hacker Voksi, que tinha um "ódio de estimação" contra a Denuvo, foi surpreendido com uma visita da polícia em sua casa, tendo sido confiscado o seu computador e servidor; tendo também descoberto que a Denuvo não está interessada em chegar a qualquer acordo, remetendo a decisão para os tribunais.

Compreensivelmente, Voksi diz que isto significará o fim das suas actividades relacionadas com o crack do DRM Denuvo, mas apela a que outros possam continuar a "luta"; algo que seguramente acontecerá, pois existem dezenas de grupos activos de cracking, que também têm tornado o processo de crackar o Denuvo numa verdadeira competição entre si - algo que ganhará entusiasmo acrescido em retaliação contra esta perseguição.

... Por isso, esta "vitória" da Denuvo arrisca-se a ser igualmente de muita curta duração, pois apenas serviu para se tornar ainda mais odiada pelos hackers... e não só. Já por várias vezes que quem não concordar com este tipo de DRM, deverá fazer a sua pequena parte, bastando algo como um simples email aos distribuidores e criadores de jogos que usem Denuvo, dizendo que por muito que gostassem de comprar o jogo, não o irão fazer unicamente devido à utilização de um DRM que consideram ser excessivamente abusivo. Se é certo que um só email poderá não fazer diferença... se começarem a ser 10 mil, ou 20 mil, ou 100 mil... se calhar começarão a reconsiderar.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Depraved apela aos jogadores com brincadeira anti-pirataria


Quem tentar poupar os 23 euros que custa o jogo Depraved optando por o descarregar de um site pirata, poderá deparar-se com o misterioso surgimento de chapéus de pirata que inevitavelmente impedirão a progressão no jogo.

Contrariamente ao que o seu nome poderia fazer suspeitar, o Depraved (disponível no Steam em Early Acess) é um jogo de construção de cidades com gestão de recursos situado no oeste selvagem. Criado por uma pequena equipa de apenas dois developers, é o tipo de jogo que conta com jogadores pagadores para que possam continuar em actividade, o que os fez incluir uma medida anti-pirataria que não se limitasse a ser as protecções de DRM do costume.

Ao fim de algumas horas de jogo, quem estiver a jogar uma versão pirateada, irá descobrir que os seus armazéns começarão a encher-se com chapéus de pirata, impedindo que sejam usados para guardar os materiais necessários. A dupla que criou o jogo achou que seria uma forma de sensibilizar os jogadores que recorressem a uma cópia pirata, que assim poderiam ficar com uma ideia de como o jogo funciona, antes de serem incentivados a comprar uma cópia legítima.

Esta não é a primeira vez que um jogo recorre a formas "criativas" de penalizar ou identificar os jogadores com cópias pirateadas: o The Sims 4 começava a pixelizar todo o ecrã de jogo; no GTA IV a câmara começava a abanar violentamente; no Command & Conquer: Red Alert 2 tudo o que tivesse sido construído era destruído ao fim de 30 segundos; e no Game Dev Tycoon, um jogo sobre a criação de jogos, o estúdio de jogos virtual começa a perder receitas devido à pirataria até finalmente ir à falência.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

World of Warcraft: Battle for Azeroth


Se são daquelas pessoas que tinha dado folga ao World of Warcraft, poderá ser altura de voltarem à acção e começarem a treinar para a chegada de World of Warcraft: Battle for Azeroth.

E como sempre, não faltam excelente vídeos a relembrar-nos que já está na altura da Blizzard no trazer a segunda parte do filme... :)




domingo, 5 de agosto de 2018

Fortnite para Android fica fora da Play Store


Depois dos receios de que o Fortnite não ficaria disponível na Play Store da Google, a confirmação. A Epic já veio confirmar oficialmente que o Fortnite não vai estar disponível na Google Play Store, abrindo um precedente que poderá ter repercussões bastante vastas no mundo Android.

Tim Sweeney, fundador da Epic Games, confirmou que o Fortnite iria ser distribuído directamente através do seu site, dispensando a sua colocação na Play Store da Google, onde a esmagadora maioria dos utilizadores de Android vai buscar as suas apps.

Para poderem instalar o jogo desta forma, os utilizadores vão ter de activar uma funcionalidade que o Android apresenta para esse efeito, permitindo a instalação de apps de fontes desconhecidas. Esta é uma funcionalidade que permite que os utilizadores instalem tudo o que queiram sem ficarem dependentes da Play Store, mas acarreta também alguns riscos. É que mesmo antes de ser lançado, circulam já bastantes apps maliciosas que se tentam fazer passar pelo Fortnite, e isso continuará depois de ser lançado, quer através de apps que prometam dar algum benefício ao jogador, quer através de mil e um outros métodos pensados para enganar os jogadores.

O utilizador acaba assim por estar numa situação potencialmente grave, apenas porque a Epic resolveu não recorrer à Google Play Store, para disponibilizar o Fornite. Naturalmente que se entende a questão financeira que motiva esta decisão, pois o sucesso do jogo permite dispensar o pagamento de 30% da receita à Google. Há no entanto que contrabalançar estes dados financeiro com os riscos que os utilizadores vão enfrentar ao tentarem instalar este jogo.

É uma situação nova, que naturalmente vamos acompanhar de perto. Até que ponto é que a ausência da Play Store irá afectar o sucesso do jogo na plataforma Android? Irão os jogadores mostrar o seu desagrado não instalando o jogo, ou será que irão sujeitar-se a riscos acrescido e aceitar este comportamento (que poderá contagiar outros editores). Em breve descobriremos...

sábado, 4 de agosto de 2018

Origin ganha nova modalidade de subscrição mais cara


Se achavam que pagar mensalmente para ter acesso a alguns jogos já era abusivo, eis que a EA aumenta a parada e passa a disponibilizar duas modalidades de assinatura no seu serviço Origin.

O novo Origin Access Premier é uma modalidade melhorada, que custa €14.99/mês ou €99.99/ano e que dá acesso ilimitado a todos os jogos da EA no Origin, acesso antecipado a jogos, e ainda jogos seleccionados de outros editores. Entre eles estão:

  • EA Sports Madden NFL 19 Hall of Fame Edition (2 Agosto, 2018)
  • EA Sports FIFA 19 Ultimate Edition (20 Setembro, 2018)
  • Battlefield V Deluxe Edition (11 Outubro, 2018)
  • Anthem Legion of Dawn Edition (15 de Fevereiro, 2019)

A modalidade original passa a se chamada de Origin Access Basic, custando €3.99/mês ou €24.99/ano, com uma selecção mais limitada de jogos e acesso a 10 horas de demonstração dos jogos mais recentes.

... Sem surpresas nesta tendência de cobrar por tudo e por nada, a EA vai também deixar de disponibilizar os jogos gratuitos "On the House".

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

NES Classic vendeu mais que Xbox One, PS4 e Switch em Junho


Não se pode subestimar o poder da nostalgia, e a demonstrá-lo está o facto de nos EUA a NES Classic ter vendido mais que a Xbox One, PS4 e Nintendo Switch em Junho - com a agravante de que só esteve à venda durante poucos dias no final do mês.



É certo que preço bastante mais reduzido da NES Classic ($59 nos EUA) face às outras consolas impede que a comparação seja "justa"; mas ainda assim é mais uma prova de que a Nintendo tem um enorme mercado nostálgico sobre o qual pode facturar, e que isso abre as portas a que se continuem a ter este género de consolas retro no futuro.

... Eventualmente, lá chegará o dia em que teremos um GameBoy Classic ou GameCube Classic? :)

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

PUBG ganha meteorologia variável


Pressionando pelo crescente sucesso do Fortnite, o PUBG adiciona algumas novidades na última actualização, sendo que o mais visível será o regresso do clima variável, com chuva e nevoeiro.

Curiosamente, o jogo já tinha tido tempo variável no início, mas tendo isso sido removido quando o jogo deixou de estar em Early Access. Agora, os dois primeiros mapas - Erangel e Miramar - voltam a contar com esta variável acrescidade. Outro pormenor que se pode revelar de importância estratégica crítica, é a de que agora as balas poderão atravessar partes do corpo como os braços, significando que um "headshot" não será interrompido pela bala a bater num braço colocado à frente da cabeça.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Humble Sports Bundle com F1 2017


Se gostam de jogos de corrida (e não só), espreitem o mais recente Humble Sports Bundle que nos traz jogos como Grid 2 e F1 2017 a preço super-reduzido.


Por apenas 1€ temos direito ao GRID 2; SEGA Bass Fishing; e Eastside Hockey Manager. Por 5€ adicionamos o Motorsport Manager; DiRT Rally; Super Blood Hockey; e desconto de 75% no Football Manager 2018. E por fim, por cerca de 10€, podemos também juntar o F1 2017 ao grupo.

Related Posts with Thumbnails