domingo, 5 de agosto de 2018

Fortnite para Android fica fora da Play Store


Depois dos receios de que o Fortnite não ficaria disponível na Play Store da Google, a confirmação. A Epic já veio confirmar oficialmente que o Fortnite não vai estar disponível na Google Play Store, abrindo um precedente que poderá ter repercussões bastante vastas no mundo Android.

Tim Sweeney, fundador da Epic Games, confirmou que o Fortnite iria ser distribuído directamente através do seu site, dispensando a sua colocação na Play Store da Google, onde a esmagadora maioria dos utilizadores de Android vai buscar as suas apps.

Para poderem instalar o jogo desta forma, os utilizadores vão ter de activar uma funcionalidade que o Android apresenta para esse efeito, permitindo a instalação de apps de fontes desconhecidas. Esta é uma funcionalidade que permite que os utilizadores instalem tudo o que queiram sem ficarem dependentes da Play Store, mas acarreta também alguns riscos. É que mesmo antes de ser lançado, circulam já bastantes apps maliciosas que se tentam fazer passar pelo Fortnite, e isso continuará depois de ser lançado, quer através de apps que prometam dar algum benefício ao jogador, quer através de mil e um outros métodos pensados para enganar os jogadores.

O utilizador acaba assim por estar numa situação potencialmente grave, apenas porque a Epic resolveu não recorrer à Google Play Store, para disponibilizar o Fornite. Naturalmente que se entende a questão financeira que motiva esta decisão, pois o sucesso do jogo permite dispensar o pagamento de 30% da receita à Google. Há no entanto que contrabalançar estes dados financeiro com os riscos que os utilizadores vão enfrentar ao tentarem instalar este jogo.

É uma situação nova, que naturalmente vamos acompanhar de perto. Até que ponto é que a ausência da Play Store irá afectar o sucesso do jogo na plataforma Android? Irão os jogadores mostrar o seu desagrado não instalando o jogo, ou será que irão sujeitar-se a riscos acrescido e aceitar este comportamento (que poderá contagiar outros editores). Em breve descobriremos...

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails