Para quem quiser revisitar o passado e ver o quanto o jogo evoluiu ao longo dos anos, aqui está um apanhado que nos mostra todas as versões desde a sua origem:
domingo, 30 de setembro de 2018
As melhorias de Ace Combat 7
Ainda temos que esperar até Janeiro para jogar Ace Combat 7 Skies Unknown, mas podemos ir descobrindo desde já algumas das melhorias que este jogo irá trazer, para combates aéreos mais épicos que nunca e com qualidade gráfica que irá espremer o máximo do CPU e GPU disponíveis.
Para quem quiser revisitar o passado e ver o quanto o jogo evoluiu ao longo dos anos, aqui está um apanhado que nos mostra todas as versões desde a sua origem:
Para quem quiser revisitar o passado e ver o quanto o jogo evoluiu ao longo dos anos, aqui está um apanhado que nos mostra todas as versões desde a sua origem:
sábado, 29 de setembro de 2018
Nintendo vai manter save games na cloud por 180 dias
Depois de ter assustado os clientes do seu novo serviço online dizendo que os seus save games seriam imediatamente eliminados caso deixassem de pagar o serviço, a Nintendo recua para uma posição bastante mais pacífica, prometendo manter os save games por 180 dias.
O serviços Nintendo Switch Online já está disponível e tem um preço bastante aceitável de 19.99 euros por ano, e com isso chega a possibilidade de se guardarem os save games dos jogos na cloud - algo de importância crítica, considerando que a Nintendo continua a não deixar fazer backups locais dos mesmos para não facilitar os hacks. Pior era a indicação de que estes save games seriam eliminado assim que o utilizador cancelasse o serviço online - o que fazia com que um pequeno esquecimento pudesse representar anos de jogos perdidos.
Felizmente a Nintendo reviu a sua posição e agora iguala as condições da Sony nas contas PlayStation Plus, mantendo as gravações durante 180 dias, para o caso dos utilizadores mudarem de ideias. Ainda assim, ambos poderiam aprender com a Microsoft, que mantém os save games no Xbox Live indefinidamente.
sexta-feira, 28 de setembro de 2018
As ovelhas invencíveis no Forza Horizon 4
Estamos a poucos dias da chegada do Forza Horizon 4 (quem tiver comprado a versão Ultimate já o poderá jogar a partir de hoje) que nos levará até aos cenários das ilhas britânicas, e uma coisa que por lá poderemos encontrar são ovelhas bastante especiais.
Será mais que óbvio que, num jogo "open-world" como os Forza Horizon, seja inevitável que os jogadores tentem fazer todo o tipo de coisas... e atropelar ovelhas seria seguramente uma das possibilidades. Mas em vez de traumatizar os jogadores mais novos com ovelhas ensanguentadas a serem projectados por bólides a alta-velocidade, a opção foi muito mais pacífica: tornando as ovelhas impossíveis de acertar.
Por mais que um jogador se esforce por acertar numa ovelha, elas conseguirão sempre escapar... :)
Whoever coded the car avoidance AI on these sheep deserves a raise pic.twitter.com/s2floHIQ4z— Mark Brown (@britishgaming) September 21, 2018
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
Xbox One prestes a suportar teclados e ratos USB
Acham ridículo não se poder usar um rato e teclado numa Xbox One para os jogos, mesmo tendo as portas USB ali à mão? Pois bem, a MS reconhece finalmente que sim, e vai adicionar suporte oficial para rato e teclado à Xbox One.
A MS relembra que esta funcionalidade não irá fazer com que os jogos automaticamente suportem estes periféricos, mas deixa à consideração dos developers suportá-los, para que toda uma nova classe de jogos possa chegar à consola sem complexos de inferioridade face às versões PC. O suporte para ratos e teclados contará até com suporte para os efeitos luminosos Chrome nos ratos e teclados da Razer, pelo que nem sequer essa componente "luminosa", que tantos apreciam, ficará esquecida.
Estão prometidos mais detalhes sobre esta parceria para Novembro... e com sorte, poderemos ter o suporte para rato e teclado disponível para todos os jogadores com Xbox One antes do final do ano.
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Sony cede e permite cross-play no Fortnite
Chega finalmente ao fim a ridícula batalha entre a Sony e jogadores, devido ao facto da Sony mostrar uma arrogância incrível ao bloquear jogos cross-play do Fortnite na PS4 com a Nintendo Switch e Xbox One - impedindo que jogadores com as várias plataformas pudessem manter os conteúdos e evolução entre as diferentes plataformas, ou jogar com amigos com essas consolas.
Embora não seja novidade na PS4 (onde a Sony também bloqueou o cross-play em jogos como Rocket League e Minecraft) era uma situação que vinha a angustiar e afastar cada vez mais fãs, que seguramente não se irão esquecer deste episódio quando estiverem a decidir qual a próxima consola a comprar. Agora, a Sony recua e vai abrir o cross-play no Fortnite... fazendo-nos perguntar: não teria sido muito mais simples evitar toda esta situação, e perceber que nos tempos que correm as pessoas querem a liberdade para poderem jogar o jogo que querem, na plataforma que lhes apetecer?
... Caso a lição tenha sido aprendida, esperamos que a Sony expanda o cross-play a todos os outros jogos que estavam "isolados"...
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Internet Arcade junta 1100 novos jogos à sua colecção
Em 2014 o Internet Archive revelou o seu Internet Arcade, projecto que visa preservar jogos arcade clássicos, com centenas de jogos. Agora, junta mais de mil novos jogos a essa colecção.
O trabalho de preservação digital que tem vindo a ser feito pelo Internet Archive é algo que transcende todo e qualquer agradecimento, contendo não só informação da web como é ao longo dos anos, como também livros, vídeos, música, software... e jogos.
Avanços feitos no processo de conversão dos jogos a correr no emulador MAME para a sua versão que possa correr num browser permitiram que muitos mais jogos ficassem acessíveis à distância de um clique. São mais de 1100 jogos que permitirão reavivar velhas memórias ou dar a conhecer alguns velhos clássicos às novas gerações... que provavelmente terão dificuldade em compreender como é que seria possível perderem-se horas e horas em jogos onde temos umas dúzias de pixeis a mexerem-se no ecrã de um lado para o outro e é preciso uma grande dose de imaginação para "ver" o que é suposto representarem - por acaso nem tanto, considerando que há por lá muitos jogos com gráficos que ainda hoje poderiam ser consideráveis aceitáveis.
Para espreitarem este lote de novos jogos adicionados ao Internet Arcade, é só clicarem aqui.
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Ace Combat 7 mostra o seu modo VR
A série Ace Combat dispensa apresentações, e o mais recente Ace Combat 7: Skies Unknown poderá ser um dos jogos que levará alguns jogadores a investir nuns óculos de realidade virtual como os PSVR. Inicialmente até se pensou que o jogo seria um exclusivo PSVR, mas desde então já foi confirmado que o modo VR será apenas um modo adicional, com o jogo a chegar também à Xbox One e PC.
O Ace Combat 7: Unknown Skies chega a 18 de Janeiro às consolas, com a versão de PC a ser lançada a 1 de Fevereiro.
O Ace Combat 7: Unknown Skies chega a 18 de Janeiro às consolas, com a versão de PC a ser lançada a 1 de Fevereiro.
domingo, 23 de setembro de 2018
Bad North traz um mini-RTS para a Switch
Se gostam de jogos RTS mas reconhecem que não é propriamente um estilo de jogo que se adapte a uma consola portátil, então têm que experimentar o Bad North.
Em vez de nos apresentar um mapa imenso, Bad North reduz o campo de jogo a uma pequena ilha, onde será necessário organizar a defesa contra uma força invasora de Vikings. E isso é feito de forma simplificada, mas com estilo visual muito bem conseguido.
Por agora o Bad North está disponível para Switch, Xbox One e PS4, chegando ao PC até ao final do ano, e posteriormente tendo prometidas versões para iOS e Android.
sábado, 22 de setembro de 2018
A diferença de jogar a 25 ou 60FPS
Muitas pessoas pensam que, se os 24 frames por segundos usados no cinema são suficientes para nos mostrar imagens em movimento, então deverão ser igualmente suficiente para se jogarem jogos de computador. A questão é que, embora os 24fps até "desenrasquem" (e mesmo assim, isso será extremamente discutível, considerando que essa medida foi escolhida apenas por ser a "mínima aceitável" para poupar película) a fluidez da imagem sofre imensamente... e os jogos sofrem com ela.
Jogar a 60fps deverá ser o valor mínimo indispensável para os jogos de computador com algum tipo de acção... e daqui já podem inferir porque motivo muitos jogadores já se mudaram para ecrãs de 144Hz e até frequências superiores...
Jogar a 60fps deverá ser o valor mínimo indispensável para os jogos de computador com algum tipo de acção... e daqui já podem inferir porque motivo muitos jogadores já se mudaram para ecrãs de 144Hz e até frequências superiores...
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Fortnite para Android com 15 milhões de downloads em 21 dias
Depois de ter sido duramente criticada por não ter disponibilizado o Fortnite na Play Store, a Epic Games vem fazer um ponto da situação sobre as primeiras três semanas após o lançamento, e as principais dificuldades que enfrentou para trazer este jogo para a plataforma Android.
A Epic diz que nas primeiras três semanas o Fortnite já foi descarregado 15 milhões de vezes, o que parece demonstrar que o mercado não ficou demasiado incomodado com o facto da app obrigar a instalação manual fora da Play Store (se bem que, nunca saberemos quais poderiam ter sido os números caso o jogo estivesse oficialmente na store).
Quanto aos detalhes técnicos, a Epic ficou surpreendida por descobrir que 92% dos jogadores está a usar smartphones com Android 8 ou mais recente - mas isso é facilmente explicado pelo facto do jogo apenas estar disponível para equipamentos Android recentes, dos últimos dois anos. Caso se estivesse a olhar para a plataforma globalmente, as coisas seriam bem diferentes.
Partilharam também as frustrações de lidar com a enorme variedade de modelos Android, com cada fabricante e modelo a adoptar afinações diferentes para o sistema, fazendo com que mesmo modelos com 4GB de RAM possam apenas disponibilizar menos de metade da memória (e um deles sendo o Pixel 2, que apenas cedia 1.8GB do 3.6GB disponíveis). Para não falar noutros casos, em que a tentativa de obter mais memória encerrando processos era respondida pelo reiniciar automático desses mesmos processos. (Parece que afinal teremos mesmo motivos para optar por smartphones com 6GB e 8GB de RAM, para nos precaver contra estas coisas... por culpa das más programações.)
Fica agora a dúvida no ar se, daqui por alguns meses, depois do número de instalações cair a pique, a Epic reconsiderará a possibilidade de colocar o seu jogo na Play Store... Nessa altura a maioria dos jogadores já teria instalado directamente do site, pelo que seria apenas um forma de ir buscar os restantes que até poderiam gostar de jogar este jogo, mas não ao ponto de justificar a sua instalação "por fora".
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Ray tracing das Nvidia RTX demonstrado no jogo Atomic Heart
Depois de muita espera, a Nvidia revelou a sua nova geração de placas gráficas RTX e a aposta no ray tracing em tempo real como forma de se diferenciar da concorrência vai dando origem a jogos que irão tirar partido desta tecnologia "com fartura".
O jogo Atomic Heart será um desses casos, em certas partes quase parecendo que contém cenas que foram concebidas especificamente para demonstrar a tecnologia ray tracing. Se o ray tracing é capaz de melhorar o realismo de praticamente qualquer cena, graças à iluminação e sombras mais realistas; onde esta tecnologia realmente se faz notar é em cenas onde existam espelhos e demais superfícies reflectivas... e no vídeo que se segue até vemos o caso extremo de espreitarmos para dentro de um espelho em frente a outro espelho.
É bom ver que o jogo (nem as placas gráficas) crasham a lidar com reflexos "infinitos"... mas também foi notório que isso pareceu fazer "engasgar" um pouco a placa - e imagino que estivessem a utilizar a RTX 2080 Ti que por cá irá custar mais de 1000 euros.
... Se calhar será melhor aguardar pela próxima geração, para que a tecnologia já esteja afinada e a preço mais acessível. (Sendo que, agora que finalmente temos placas para jogar a 4K, está mais que visto que em breve nos começarão a tentar convencer que o que é mesmo bom é jogar em 8K! :)
quarta-feira, 19 de setembro de 2018
PlayStation Classic apela à nostalgia
Depois do sucesso da Nintendo ao lançar as suas reedições de consolas clássicas, é agora a vez da Sony seguir a mesma fórmula com uma PlayStation Classic que se tornará irresistível para todos os que guardam boas memórias dos tempos passados com a PlayStation original
Hoje em dia as novas gerações tratam a PlayStation como algo que "sempre existiu", mas as gerações mais velhas ainda se recordarão do tempo em que a PlayStation era algo novo (e desejado), que tornava possível jogos com uma qualidade gráfica impressionante (para a época). Agora, será possível revisitar essas memórias com a chegada da PlayStation Classic.
A PlayStation Classic é uma mini-consola que replica o design da original em tamanho compacto, mas que felizmente traz dois controladores PS1 com o tamanho original.
A consola vem com 20 jogos pré-instalados, que irão variar de região para região, mas que contarão com clássicos como Final Fantasy VII, Tekken 3, Ridge Racer Type 4, entre outros. Infelizmente, ainda não é desta que as marcas percebem o potencial destas pequenas máquinas, não sendo possível adicionar jogos novos (pelo menos oficialmente).
A consola irá custar 99 euros e temo lançamento agendado para o início de Dezembro - bem a tempo de se tornar numa proposta tentadora para as prendas deste Natal.
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Shadow of the Tomb Raider mostra melhoramentos na Xbox One X
O Shadow of the Tomb Raider é mais recente aventura de Lara Croft, e embora seja um jogo com qualidade gráfica impressionante em todas as plataformas, a Square Enix e a Eidos fazrm questão de relembrar como é ainda melhor se for jogado numa Xbox One X - com direito a resolução 4K, HDR, texturas melhoradas, e até som 3D Dolby Atmos.
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Diferenças do Spider Man na PS4 e PS4 Pro
Os fãs do Spider Man que estiverem curiosos para saber o quanto estão a perder ao jogarem o jogo numa PS4 face a jogarem numa PS4 Pro podem tirar as dúvidas no vídeo que se segue.
Surpreendentemente, embora a PS4 Pro seja naturalmente superior, com maior resolução e mais efeitos, aquilo que mais salta à vista foi o excelente trabalho feito pelos criadores deste jogo, que permite que mantenha uma qualidade visual e fluidez impressionante, mesmo na PS4 normal. :)
Portanto, não será preciso irem a correr para comprar uma PS4 Pro... a PS4 normal serve perfeitamente.
Surpreendentemente, embora a PS4 Pro seja naturalmente superior, com maior resolução e mais efeitos, aquilo que mais salta à vista foi o excelente trabalho feito pelos criadores deste jogo, que permite que mantenha uma qualidade visual e fluidez impressionante, mesmo na PS4 normal. :)
Portanto, não será preciso irem a correr para comprar uma PS4 Pro... a PS4 normal serve perfeitamente.
domingo, 16 de setembro de 2018
Alan Wake, Limbo e outros gratuitos no Humble Monthly
O Humble Monthly é o serviço de subscrição mensal do Humble Bundle que dá acesso a dezenas de jogos todos os meses, mas este mês alguns desses jogos estão disponíveis gratuitamente para todos.
Os jogos gratuitos, entre os mais de 60 que estão disponíveis para os subscritores são:
- Alan Wake's American Nightmare
- Limbo
- Uurnog
- Fortune 499
- Tiny Echo
- Cat Girl Without Salad: Amuse-Bouche
- Arawkanoid
- Thor.n
- Crescent Bay
Estranhamente, desta vez os jogos não são disponibilizados via chaves para o Steam (como é habitual nos jogos destes pacotes Humble Bundle) mas sim como downloads directos, livres de DRM. Pelo que, nada vos impede de passar os jogos a alguns amigos que cheguem tarde demais para aproveitar esta promoção - que termina já hoje!
sábado, 15 de setembro de 2018
Halo no Forza Horizon 4
A possibilidade de conduzir um Warthog no Forza Horizon vai ser expandida no Forza Horizon 4, com uma das provas especiais a transportar-nos para o universo Halo, com direito a uma nave Pelican a acompanhar o nosso percurso.
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Primeiro jogo erótico não censurado chega ao Steam
Depois da aparente perseguição aos jogos com conteúdos "para adultos", a Valve dá uma volta de 180º e vai permitir o primeiro jogo não-censurado no Steam.
Steam have given the official thumbs up... Negligee: Love Stories will be releasing this Friday 100% uncensored on Steamhttps://t.co/Z7UeKnwLtd
— Dharker Studios (@DharkerStudio) September 10, 2018
O jogo Negligee: Love Stories do Dharker Studios vai ser o primeiro jogo no Steam com conteúdos para adultos não censurados, pondo um fim à era dos jogos censurados que depois obrigam os jogadores a procurarem e aplicarem patches externos para terem acesso à versão "não-censurada". Uma medida surpreendente, considerando que ainda há poucos meses a Valve estava a bloquear a entrada destes mesmo jogos eróticos no Steam; que posteriormente deram origem à criação de filtros que permitem esconder jogos com conteúdos "adultos".
Na prática, é apenas a simples constatação de que, à semelhança do que acontece no cinema, também nos jogos há lugar para conteúdos adequados para crianças, para adolescentes, e para adultos - sendo que o papel das "lojas" será apenas o de não facilitarem o acesso a conteúdos impróprios para a sua idade.
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
Demo do Forza Horizon 4 já disponível para Xbox One e PC
Estamos a menos de um mês do lançamento do Forza Horizon 4 mas não será preciso esperar mais para ver o que o jogo nos trará. A demo do FH4 está disponível a partir de hoje, para a Xbox One e PC.
Adicionalmente, a Turn 10 revelou também que o Best of Bond Car Pack será o pack de lançamento que acompanhará o jogo (incluído para quem comprar o Forza Horizon 4 Ultimate Edition, que também dá acesso antecipado ao jogo a 28 de Setembro - disponível como compra separada para as restantes edições, que ficam disponíveis a 2 de Outubro).
Este pack inclui 10 carros de filmes do 007:
1964 Aston Martin DB5 inspired by Goldfinger (1964), Thunderball (1965), GoldenEye (1995), Skyfall (2012) and Spectre (2015)
1969 Aston Martin DBS from On Her Majesty’s Secret Service (1969)
1974 AMC Hornet X Hatchback from The Man With the Golden Gun (1974)
1977 Lotus Esprit S1 from The Spy Who Loved Me (1977)
1981 Citroën 2CV6 from For Your Eyes Only (1981)
1986 Aston Martin V8 from The Living Daylights (1987)
1999 BMW Z8 from The World is Not Enough (1999)
2008 Aston Martin DBS from Quantum of Solace (2008)
2010 Jaguar C-X75 from Spectre (2015)
2015 Aston Martin DB10 from Spectre (2015)
O famoso Lotus Esprit S1 terá disponível um body kit que lhe dá o aspecto da sua versão submarina; e outros carros contarão com alguns dos gadgets icónicos dos filmes (como a matrícula rotativa) que poderão ser apreciados no modo Forzavista. O pack inclui ainda dois fatos de Bond e seis frases exclusivas "Quick Chat" para usar em modo multiplayer.
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Serviço Nintendo Switch Online arranca a 19 de Setembro
A Nintendo já revelou que o serviço pago Nintendo Switch Online irá arrancar na Europa a 19 de Setembro, com direito a um período experimental gratuito de sete dias para todos os utilizadores Nintendo.
Este serviço será obrigatório para quem quiser jogar online jogos como Splatoon 2, Arms e Mario Kart 8 Deluxe, dando também acesso a alguns jogos da NES e backup dos save games na cloud. Nos EUA os preços serão de €3.99 por 30 dias, €7.99 por 90 dias, ou €19.99 por ano, com acesso para até 7 membros da família.
Estão prometidas mais informações para a apresentação Nintendo Direct que será transmitida amanhã (dia 13) pelas 23h (hora de Portugal Continental), depois de ter sido adiada a semana passada.
terça-feira, 11 de setembro de 2018
Lista completa dos carros no Forza Horizon 4
Estamos a menos de um mês da chegada do Forza Horizon 4, que nos vai levar para terras britânicas e desta vez com direito a estações do ano dinâmicas, que transformarão por completo o cenário do jogo; e já temos a lista completa dos carros que por lá poderemos encontrar... e conduzir.
Lista dos carros do Forza Horizon 4:
2017 Abarth 124 Spider2016 Abarth 695 Biposto
1980 Abarth Fiat 131
1968 Abarth 595 esseesse
2017 Acura NSX
2002 Acura RSX Type-S
2001 Acura Integra Type-R
2017 Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio
2014 Alfa Romeo 4C
2007 Alfa Romeo 8C Competizione
1968 Alfa Romeo 33 Stradale
1965 Alfa Romeo Giulia Sprint GTA Stradale
1965 Alfa Romeo Giulia TZ2
1934 Alfa Romeo P3
2015 Alumi Craft Class 10 Race Car
1973 AMC Gremlin X
1971 AMC Javelin AMX
2554 AMG Transport Dynamics M12S Warthog CST
2016 Ariel Nomad
2013 Ariel Atom 500 V8
2012 Ascari KZ1R
2017 Aston Martin DB11
2016 Aston Martin Vulcan
2016 Aston Martin Vantage GT12
2013 Aston Martin V12 Vantage S
2012 Aston Martin Vanquish
2010 Aston Martin One-77
1964 Aston Martin DB5
1960 Aston Martin DB4GT Zagato
1958 Aston Martin DBR1
2016 Audi R8 V10 plus
2015 Audi S1
2015 Audi RS 6 Avant
2015 Audi TTS Coupé
2013 Audi RS 4 Avant
2013 Audi RS 7 Sportback
2013 Audi R8 Coupé V10 plus 5.2 FSI quattro
2011 Audi RS 3 Sportback
2011 Audi RS 5 Coupé
2010 Audi TT RS Coupé
2009 Audi RS 6
2006 Audi RS 4
2003 Audi RS 6
2001 Audi RS 4 Avant
1995 Audi RS 2 Avant
1986 Audi #2 Audi Sport quattro S1
1983 Audi Sport quattro
1964 Austin FX4 Taxi
1965 Austin-Healey 3000 MKIII
1958 Austin-Healey Sprite MkI
1939 Auto Union Type D
2014 BAC Mono
2017 Bentley Continental Supersports
2016 Bentley Bentayga
2013 Bentley Continental GT Speed
1931 Bentley 4-1/2 Litre Supercharged
1931 Bentley 8-Litre
2016 BMW M2 Coupé
2016 BMW M4 GTS
2015 BMW i8
2015 BMW X6 M
2014 BMW M4 Coupe
2013 BMW M6 Coupe
2012 BMW M5
2011 BMW Z4 sDrive35is
2011 BMW X5 M
2011 BMW 1 Series M Coupe
2009 BMW M5
2008 BMW M3
2008 BMW Z4 M Coupe
2005 BMW M3
2003 BMW M5
2002 BMW Z3 M Coupe
1997 BMW M3
1995 BMW M5
1991 BMW M3
1988 BMW M5
1981 BMW M1
1973 BMW 2002 Turbo
1957 BMW Isetta 300 Export
2012 Bowler EXR S
2018 Bugatti Chiron
2011 Bugatti Veyron Super Sport
1992 Bugatti EB110 Super Sport
1926 Bugatti Type 35 C
1987 Buick Regal GNX
2016 Cadillac ATS-V
2016 Cadillac CTS-V Sedan
2013 Cadillac XTS Limousine
2013 Caterham Superlight R500
2017 Chevrolet Camaro ZL1
2015 Chevrolet Corvette Z06
2015 Chevrolet Camaro Z/28
2009 Chevrolet Corvette ZR1
2002 Chevrolet Corvette Z06
1995 Chevrolet Corvette ZR-1
1988 Chevrolet Monte Carlo Super Sport
1979 Chevrolet Camaro Z28
1970 Chevrolet Chevelle Super Sport 454
1970 Chevrolet Corvette ZR-1
1970 Chevrolet El Camino Super Sport 454
1970 Chevrolet Camaro Z28
1969 Chevrolet Camaro Super Sport Coupe
1969 Chevrolet Nova Super Sport 396
1967 Chevrolet Corvette Stingray 427
1966 Chevrolet Nova Super Sport
1964 Chevrolet Impala Super Sport 409
1960 Chevrolet Corvette
1957 Chevrolet Bel Air
1955 Chevrolet 150 Utility Sedan
1953 Chevrolet Corvette
1972 Chrysler VH Valiant Charger R/T E49
1970 Datsun 510
2018 Dodge Durango SRT
2018 Dodge Challenger SRT Demon
2016 Dodge Viper ACR
2015 Dodge Challenger SRT Hellcat
2015 Dodge Charger SRT Hellcat
2008 Dodge Viper SRT10 ACR
1999 Dodge Viper GTS ACR
1970 Dodge Challenger R/T
1969 Dodge Charger R/T
1969 Dodge Charger Daytona HEMI
1968 Dodge Dart HEMI Super Stock
2013 Donkervoort D8 GTO
2012 Eagle Speedster
2015 Ferrari 488 GTB
2015 Ferrari F12tdf
2014 Ferrari California T
2014 Ferrari FXX K
2013 Ferrari LaFerrari
2013 Ferrari 458 Speciale
2012 Ferrari F12berlinetta
2011 Ferrari FF
2010 Ferrari 599XX
2010 Ferrari 599 GTO
2009 Ferrari 458 Italia
2007 Ferrari 430 Scuderia
2003 Ferrari 360 Challenge Stradale
2002 Ferrari 575M Maranello
2002 Ferrari Enzo Ferrari
1996 Ferrari F50 GT
1995 Ferrari F50
1994 Ferrari F355 Berlinetta
1992 Ferrari 512 TR
1989 Ferrari F40 Competizione
1987 Ferrari F40
1984 Ferrari 288 GTO
1969 Ferrari Dino 246 GT
1968 Ferrari 365 GTB/4
1967 Ferrari #24 Ferrari Spa 330 P4
1963 Ferrari 250LM
1962 Ferrari 250 GTO
1962 Ferrari 250 GT Berlinetta Lusso
1957 Ferrari 250 Testa Rossa
1957 Ferrari 250 California
1953 Ferrari 500 Mondial
1948 Ferrari 166MM Barchetta
1980 FIAT 124 Sport Spider
2018 Ford Mustang GT
2017 Ford Focus RS
2017 Ford GT
2017 Ford F-150 Raptor
2017 Ford #14 Rahal Letterman Lanigan Racing GRC Fiesta
2017 Ford M-Sport Fiesta RS
2016 Ford Shelby GT350R
2015 Ford Falcon GT F 351
2014 Ford Fiesta ST
2014 Ford Ranger T6 Rally Raid
2014 Ford #11 Rockstar F-150 Trophy Truck
2014 Ford FPV Limited Edition Pursuit Ute
2013 Ford Shelby GT500
2011 Ford Transit SuperSportVan
2011 Ford F-150 SVT Raptor
2010 Ford Crown Victoria Police Interceptor
2009 Ford Focus RS
2005 Ford GT
2003 Ford Focus RS
2000 Ford SVT Cobra R
1993 Ford SVT Cobra R
1992 Ford Escort RS Cosworth
1987 Ford Sierra Cosworth RS500
1986 Ford Escort RS Turbo
1985 Ford RS200 Evolution
1981 Ford Fiesta XR2
1977 Ford Escort RS1800
1975 Ford Bronco
1973 Ford XB Falcon GT
1973 Ford Capri RS3100
1973 Ford Escort RS1600
1972 Ford Falcon XA GT-HO
1971 Ford Mustang Mach 1
1969 Ford Mustang Boss 302
1966 Ford Lotus Cortina
1966 Ford #2 GT40 Mk II Le Mans
1965 Ford Mustang GT Coupe
1964 Ford GT40 Mk I
1959 Ford Anglia 105E
1956 Ford F-100
1946 Ford Super Deluxe Station Wagon
1940 Ford De Luxe Coupe
1932 Ford De Luxe Five-Window Coupe
1983 GMC Vandura G-1500
1985 HDT VK Commodore Group A
2012 Hennessey Venom GT
1977 Holden Torana A9X
1974 Holden Sandman HQ panel van
1973 Holden HQ Monaro GTS 350
2016 Honda Civic Type R
2015 Honda Ridgeline Baja Trophy Truck
2009 Honda S2000 CR
2007 Honda Civic Type-R
2005 Honda NSX-R
2004 Honda Civic Type-R
1997 Honda Civic Type R
1992 Honda NSX-R
1991 Honda CR-X SiR
2016 Hoonigan GYMKHANA 9 Ford Focus RS RX
1992 Hoonigan Mazda RX-7 Twerkstallion
1991 Hoonigan Rauh-Welt Begriff Porsche 911 Turbo
1978 Hoonigan Ford Escort RS1800
1972 Hoonigan Chevrolet Napalm Nova
1965 Hoonigan Ford ‘Hoonicorn’ Mustang
1955 Hoonigan Chevrolet Bel Air
2014 HSV GEN-F GTS
2014 HSV Limited Edition Gen-F GTS Maloo
2006 HUMMER H1 Alpha
2019 Hyundai Veloster N
2015 Infiniti Q60 Concept
2014 Infiniti Q50 Eau Rouge
1970 International Scout 800A
2017 Jaguar F-PACE S
2016 Jaguar F-TYPE Project 7
2015 Jaguar F-TYPE R Coupé
2015 Jaguar XFR-S
2015 Jaguar XE-S
2015 Jaguar XKR-S GT
2012 Jaguar XKR-S
1993 Jaguar XJ220
1990 Jaguar XJ-S
1964 Jaguar Lightweight E-Type
1961 Jaguar E-type S1
1959 Jaguar Mk II 3.8
1956 Jaguar D-Type
1954 Jaguar XK120 SE
2018 Jeep Grand Cherokee Trackhawk
2016 Jeep Trailcat
2014 Jeep Grand Cherokee SRT
2012 Jeep Wrangler Rubicon
1976 Jeep CJ5 Renegade
2018 Kia Stinger
2016 Koenigsegg Regera
2015 Koenigsegg One:1
2011 Koenigsegg Agera
2013 KTM X-Bow R
2016 Lamborghini Centenario LP 770-4
2016 Lamborghini Aventador LP750-4 SV
2014 Lamborghini Urus Concept
2014 Lamborghini Huracán LP 610-4
2013 Lamborghini Veneno
2012 Lamborghini Aventador LP700-4
2011 Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera
2011 Lamborghini Sesto Elemento
2010 Lamborghini Murciélago LP 670-4 SV
2008 Lamborghini Reventón
1997 Lamborghini Diablo SV
1988 Lamborghini Countach LP5000 QV
1986 Lamborghini LM 002
1967 Lamborghini Miura P400
1992 Lancia Delta HF Integrale EVO
1986 Lancia Delta S4
1982 Lancia 037 Stradale
1974 Lancia Stratos HF Stradale
1968 Lancia Fulvia Coupé Rallye 1.6 HF
2015 Land Rover Range Rover Sport SVR
1997 Land Rover Defender 90
1973 Land Rover Range Rover
1972 Land Rover Series III
2014 Local Motors Rally Fighter
1969 Lola #6 Penske Sunoco T70 MkIIIB
2016 Lotus 3-Eleven
2012 Lotus Exige S
2011 Lotus Evora S
2009 Lotus 2-Eleven
2005 Lotus Elise 111S
2002 Lotus Esprit V8
2000 Lotus 340R
1997 Lotus Elise GT1
1971 Lotus Elan Sprint
1956 Lotus Eleven
2010 Maserati Gran Turismo S
2004 Maserati MC12
1961 Maserati Tipo 61 Birdcage
1957 Maserati 300 S
1953 Maserati A6GCS/53 Pininfarina Berlinetta
1939 Maserati 8CTF
2016 Mazda MX-5
2013 Mazda MX-5
2011 Mazda RX-8 R3
2005 Mazda Mazdaspeed MX-5
1997 Mazda RX-7
1994 Mazda MX-5 Miata
1990 Mazda Savanna RX-7
2018 McLaren 720s Coupé
2018 McLaren Senna
2015 McLaren 650S Coupe
2015 McLaren 570S Coupé
2013 McLaren P1
1997 McLaren F1 GT
1993 McLaren F1
2017 Mercedes-AMG GT R
2016 Mercedes-AMG C 63 S Coupé
2015 Mercedes-AMG GT S
2015 Mercedes-Benz #24 Tankpool24 Racing Truck
2014 Mercedes-Benz Unimog U5023
2013 Mercedes-Benz G 65 AMG
2013 Mercedes-Benz A 45 AMG
2013 Mercedes-Benz E 63 AMG
2012 Mercedes-Benz C 63 AMG Coupé Black Series
2012 Mercedes-Benz SLK 55 AMG
2011 Mercedes-Benz SLS AMG
2009 Mercedes-Benz SL 65 AMG Black Series
1998 Mercedes-Benz AMG CLK GTR
1990 Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II
1955 Mercedes-Benz 300 SLR
1954 Mercedes-Benz 300 SL Coupé
1939 Mercedes-Benz W154
1949 Mercury Coupe
1971 Meyers Manx
1986 MG Metro 6R4
1966 MG MGB GT
1958 MG MGA Twin-Cam
2013 MINI X-Raid All4 Racing Countryman
2012 MINI John Cooper Works GP
2009 MINI John Cooper Works
1965 MINI Cooper S
2014 Morgan 3 Wheeler
2010 Morgan Aero SuperSports
1958 Morris Minor 1000
2017 Nissan GT-R
2016 Nissan TITAN Warrior Concept
2012 Nissan GT-R Black Edition
2010 Nissan 370Z
2003 Nissan Fairlady Z
2002 Nissan Skyline GT-R V-Spec II
2000 Nissan Silvia Spec-R
1998 Nissan R390
1998 Nissan Silvia K’s Aero
1997 Nissan Skyline GT-R V-Spec
1995 Nissan NISMO GT-R LM
1994 Nissan Silvia K’s
1993 Nissan Skyline GT-R V-Spec
1993 Nissan 240SX SE
1992 Nissan Silvia CLUB K’s
1987 Nissan Skyline GTS-R (R31)
1973 Nissan Skyline H/T 2000GT-R
1971 Nissan Skyline 2000GT-R
1969 Nissan Fairlady Z 432
2010 Noble M600
1969 Oldsmobile Hurst/Olds 442
1984 Opel Manta 400
2016 Pagani Huayra BC
2012 Pagani Huayra
2010 Pagani Zonda R
2009 Pagani Zonda Cinque Roadster
1962 Peel P50
2011 Penhall The Cholla
1984 Peugeot 205 Turbo 16
1971 Plymouth Cuda 426 HEMI
2015 Polaris RZR XP 1000 EPS
1987 Pontiac Firebird Trans Am GTA
1977 Pontiac Firebird Trans Am
1973 Pontiac Firebird Trans Am SD-455
1969 Pontiac GTO Judge
2018 Porsche Cayenne Turbo
2018 Porsche 911 GT2 RS
2017 Porsche Panamera Turbo
2016 Porsche 911 GT3 RS
2016 Porsche Cayman GT4
2015 Porsche Macan Turbo
2015 Porsche Cayman GTS
2014 Porsche 911 Turbo S
2014 Porsche 918 Spyder
2012 Porsche 911 GT2 RS
2012 Porsche Cayenne Turbo
2012 Porsche 911 GT3 RS 4.0
2004 Porsche 911 GT3
2003 Porsche Carrera GT
1998 Porsche 911 GT1 Strassenversion
1995 Porsche 911 GT2
1989 Porsche 944 Turbo
1987 Porsche 959
1982 Porsche 911 Turbo 3.3
1973 Porsche 911 Carrera RS
1971 Porsche #23 917/20
1960 Porsche 718 RS 60
1957 Porsche 356A Speedster
1955 Porsche 550A Spyder
2015 Radical RXC Turbo
2017 Ram 2500 Power Wagon
1972 Reliant Supervan III
2013 Renault Clio R.S. 200 EDC
2010 Renault Megane R.S. 250
2010 Renault Clio R.S.
1993 Renault Clio Williams
1980 Renault 5 Turbo
1973 Renault Alpine A110 1600s
2016 RJ Anderson #37 Polaris RZR-Rockstar Energy Pro 2 Truck
2013 SRT Viper GTS
2004 Saleen S7
1965 Shelby Cobra 427 S/C
1965 Shelby Cobra Daytona Coupe
2016 Spania GTA GTA Spano
2016 SUBARU #199 WRX STI VT15r Rally Car
2015 SUBARU WRX STI
2013 SUBARU BRZ
2011 SUBARU WRX STI
2008 SUBARU Impreza WRX STI
2005 SUBARU Impreza WRX STi
2004 SUBARU Impreza WRX STi
1998 SUBARU Impreza 22B STi
1990 SUBARU Legacy RS
1967 Sunbeam Tiger
1979 Talbot Sunbeam Lotus
2017 Tamo Racemo
2014 Terradyne Gurkha LAPV
2016 Toyota Land Cruiser Arctic Trucks AT37
2007 Toyota Hilux Arctic Trucks AT38
1993 Toyota #1 T100 Baja Truck
1962 Triumph Spitfire
2005 TVR Sagaris
1998 TVR Cerbera Speed 12
2015 Ultima Evolution Coupe 1020
2016 Vauxhall Corsa VXR
2012 Vauxhall Astra VXR
2005 Vauxhall Monaro VXR
1990 Vauxhall Lotus Carlton
2017 Volkswagen #34 Volkswagen Andretti Rallycross Beetle
2014 Volkswagen Global RallyCross Beetle
2014 Volkswagen Golf R
2011 Volkswagen Scirocco R
2010 Volkswagen Golf R
2008 Volkswagen Touareg R50
2003 Volkswagen Golf R32
1998 Volkswagen GTI VR6 Mk3
1995 Volkswagen Corrado VR6
1992 Volkswagen Golf Gti 16v Mk2
1983 Volkswagen Golf GTI
1981 Volkswagen Scirocco S
1970 Volkswagen #1107 Desert Dingo Racing Stock Bug
1969 Volkswagen Class 5/1600 Baja Bug
1963 Volkswagen Beetle
1963 Volkswagen Type 2 De Luxe
2016 Volvo Iron Knight
2015 Volvo V60 Polestar
1997 Volvo 850 R
1983 Volvo 242 Turbo Evolution
2016 W Motors Lykan HyperSport
1945 Willys MB Jeep
2016 Zenvo ST1
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
The Bezel Project preenche os jogos retro em 16:9
O "The Bezel Project" é um projeto com enorme sucesso de alguns dos mais conhecidos utilizadores do RetroPie que em poucos segundos adaptam os jogos antigos em formato 4:3 para os ecrãs widescreen 16:9 adicionando margens e informação que ocupam o espaço das barras pretas de lado.
As imagens raramente são genéricas e são relativas a cada jogo, com muitos "overlays" a copiarem as mesmas imagens que víamos por exemplo nas máquinas arcade. Para compor o efeito, até a área do jogo 4:3 conta com uma moldura que simula a borda dos ecrãs redondos das TVs desse tempo.
O funcionamentos destes "bezels" esta dependente da utilização do RetroPie e dos emuladores utilizados dentro do RetroArch, pois é no RetroArch que às configurações são aplicadas por jogo ou por sistema. Existem já perto de duas dezenas de packs criados para os mais populares sistemas retro. Dentro das opções do RetroArch é ainda possível aplicar um shader na imagem de modo a recriar melhor essa imagem - como aquele que aplica os cantos curvados.
A instalação deste script é bastante simples, mas esta dependente da utilização do RetroPie, do RetroArch e dos nomes dos jogos ou ROMs que têm que ter os nomes segundo a convenção No-Intro. Para instalação é seguir os passos disponibilizados na página oficial do projeto no GitHub.
Por Nuno Pereira - republicado com autorização do "Cria o teu Avatar"
domingo, 9 de setembro de 2018
Old Man’s Journey
Se procuram um jogo com um design gráfico impressionante, mas que possam terminar em menos de duas horas, podem espreitar este Old Man’s Journey.
Este jogo foi vencedor de um prémio no IndieCade Europe 2016 e desde então tem acumulado outros galardões, sendo um jogo simples que acompanha o percurso de um homem já idoso, o qual temos que auxiliar manipulando os elementos na paisagem, jogando com a perspectiva.
Podem encontrá-lo no Steam, Itch.io, Humble (está actualmente em promoção a menos de €5 na Humble Store) e também na Nintendo Switch, PlayStation 4, iOS e Android.
sábado, 8 de setembro de 2018
Xbox One X e One S ganham Dolby Vision
Se nos tempos iniciais dos Blu-ray a PlayStation 3 era o leitor mais recomendável, devido às actualizações que garantiam que ficava sempre actualizada, nesta era dos Blu-ray Ultra HD é a Xbox One que tem tido vantagem, agora ganhando o suporte para vídeo Dolby Vision.
A Xbox One S e Xbox One X já estão a receber uma actualização (para os utilizadores de testes) que lhes adiciona a compatibilidade Dolby Vision, que em breve deverá chegar a todos os utilizadores.
Há muito que estas consolas suportam resoluções 4K e HDR, mas tratava-se apenas da versão mais limitada HDR10, que aplica definições HDR que se mantêm constantes ao longo de todo o filme. Por sua vez, o Dolby Vision permite que as definições do HDR sejam ajustadas dinamicamente cena a cena, pelo que numa cena nocturna poderemos contar com uma gama dinâmica optimizada para esse efeito, e de seguida ter outra optimizada para uma cena sob um sol escaldante no deserto - para além de contar com 12-bits de cor em vez dos 10-bits do HDR10 (em resposta já surgiu o HDR10+ que também permite afinação dinâmica cena a cena... mas isso é outro assunto).
Quando a opção chegar à vossa Xbox e se tiverem um televisor compatível Dolby Vision, podem activá-lo em Settings -> Display and sound -> Video output -> Video modes -> Allow Dolby Vision.
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
CoD: Black Ops 4 revela o seu modo Blackout
O sucesso de jogos como PUBG e Fortnite tem feito com que todos os outros se apressem a disponibilizar modos "Battle Royale", e o Call of Duty não é excepção. No próximo CoD: Black Ops 4 teremos o modo Blackout, que finalmente é revelado com um vídeo que promete uma literal overdose de acção.
... Aparentemente, teremos uma invasão de zombies a garantir que os jogadores sejam empurrados para o ponto central do mapa...
Black Ops 4 chega a 12 de Outubro, sendo que o modo Blackout entrará em private beta já a 10 de Setembro.
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
48 minutos de Cyberpunk 2077
Quem não se contentou com o trailer de Cyberpunk 2077 na E3, tem agora a oportunidade de ver quase uma hora de jogo, para decidir se é um jogo que irá dispensar... ou merecer um upgrade do computador para ser jogado em 4K com a qualidade gráfica no máximo! :)
(Ou então, optar pela versão PS4 ou XBox One, que nos liberta dessas preocupações...)
(Ou então, optar pela versão PS4 ou XBox One, que nos liberta dessas preocupações...)
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Spider-Man é o jogo do Homem-Aranha que há muito se aguardava
Demorou, mas finalmente temos o jogo pelo qual todos os fãs do Homem-Aranha há muito esperavam, e que nos dá um mundo aberto pelo qual podemos passar tempos infinitos simplesmente a passear de um lado para o outro com a ajuda das teias de aranha.
Se este jogo fosse simplesmente um "simulador" de Homem-Aranha, já seria suficiente para ser um sucesso ente os fãs, mas obviamente que para além disso temos toda uma história que nos coloca no papel deste divertido super-herói - e que será ampliada por conta de DLCs (o primeiro já está anunciado). A vida de super-heróis é muito atarefada, e por isso estamos quase continuamente a receber pedidos de ajuda e de coisas que estão a acontecer.
Por outro lado, o jogo também dedica algum (bastante?) tempo a desenvolver a história com recurso a cenas que poderão não ser do agrado de todos que preferissem apenas "a acção". Infelizmente (ou felizmente, para quem apreciar isso) é algo que vai sendo bastante frequente em jogos da PlayStation, pelo que não será novidade para os jogadores.
Acima de tudo, este é um jogo open-world bastante divertido, no sentido em que finalmente nos dá a liberdade de podermos ser o Homem-Aranha com total liberdade de movimentos (e as parte de combate são igualmente fascinantes de ser ver, por conta dos muito variados movimentos do spidey).
... E quanto à "polémica" de que os gráficos estão piores dos que os que foram apresentados nas demonstrações... fica o seguinte esclarecimento.
terça-feira, 4 de setembro de 2018
Sony continua a bloquear cross-play no Fortnite
É incrível a falta de visão que a Sony está a demonstrar ao impedir o cross-play de vários jogos que movimentam milhões de pessoas, mas segundo o seu próprio CEO, é assim que irá continuar a ser.
O Fortnite é apenas o mais recente exemplo de um jogo que os jogadores não poderão jogar em cross-play, sendo que no caso de quererem saltitar entre jogar numa Nintendo Switch (ou Xbox One) e uma PS4, serão obrigados a criar duas contas independentes (para além do Fortnite, também o Minecraft e o Rocket League são jogos que a Sony impede o cross-play, optando por se manter no seu próprio universo isolado.)
No entanto, em vez de ver isso como uma falha, o CEO da Sony diz que isso não é um problema porque "a PS4 é a melhor plataforma para se jogar", assim insinuando que os jogadores não têm direito a tomar as suas próprias decisões, como poderem querer jogar fora de casa numa Nintendo Switch.
É pena ver a Sony apostar nesta atitude, numa altura em que está mais que demonstrado que os jogadores querem é a liberdade de poderem jogar os seus jogos onde e como quiserem, nos dispositivos que desejarem. Espero é que estejam conscientes que este é o tipo de coisa cujos efeitos se irão fazer sentir na altura em que os jogadores tiverem que decidir qual será a sua próxima consola...
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
Anthem vai ter expansões gratuitas
Anthem é um dos jogos mais aguardados de todos os tempos, com um trailer de lançamento que desde logo nos fez duvidar sobre se seria possível ter um jogo assim. Mas para além de ter sido revelado que irá estar disponível uma demo a 1 de Fevereiro de 2019, também se saúda a opção de abdicar das expansões pagas.
A praga das expansões pagas já foi responsável pelo afundamento de vários jogos (recordo-me bem do primeiro Titanfall, com uma comunidade de jogadores bem activa, que depois se fragmentou com o lançamento de mapas pagos - fazendo com que uns jogadores pudessem jogar, mas os seus amigos de jogo ficassem de fora por não terem comprado esses mapas, etc.)
É bom ver que no Anthem isso não irá acontecer, com todas as expansões a serem disponibilizadas gratuitamente (mas com os jogadores a poderem gastar dinheiro na compra de elementos cosméticos - ao estilo do que foi feito no Titanfall 2).
Anthem chega a 22 de Fevereiro de 2019... e suspeito que será recomendável irem poupando para uma RTX 2080 Ti e PC artilhado a acompanhar.
domingo, 2 de setembro de 2018
Android P corrige suporte para gamepads Xbox One
Depois de anos em desespero, os jogadores vão finalmente poder usar devidamente o gamepad da Xbox One nos seus Android... desde que tenham o mais recente Android 9 Pie.
Há alguns anos a Microsoft surpreendeu a comunidade ao adoptar o Bluetooth para os gamepads da Xbox One (em vez de usar uma tecnologia proprietária). Desde logo se anteviam muitas vantagens, como a possibilidade de os usar com outros equipamentos, como smartphones e tablets - mas a realidade acabou por ser a demonstração de que é ainda mais frustrante ter algo que "quase funciona" do que algo que simplesmente não funciona.
O mapeamento dos botões do controlador não faziam qualquer sentido, impossibilitando o seu uso na maioria dos jogos - algo que finalmente parece ter sido corrigido no Android P.
Embora não faltem controladores Bluetooth económicos que podem ser usados com smartphones Android, não se justifica estar a gastar mais dinheiro no caso de já terem um controlador Xbox One com Bluetooth em casa; ainda mais quando são considerados dos controladores mais confortáveis de usar no mercado.
sábado, 1 de setembro de 2018
Nvidia promete ganhos de 50-100% da RTX 2080 face à GTX 1080
Os jogadores podem respirar de alívio, com a Nvidia a dizer que uma RTX 2080 é equivalente a 2 GTX 1080, abrindo o mundo dos jogos 4K e 60fps com uma só placa gráfica.
O foco da Nvidia no ray-tracing nas novas RTX estava a deixar os jogadores preocupados, mas a empresa vem sossegar os fãs dizendo que o processamento em jogos normais não ficou esquecido e que se pode esperar uma melhoria no desempenho de 50% a 100% numa RTX 2080 face a uma GTX 1080, permitindo jogar a 4K e 60fps em jogos como Call of Duty WW2, Destiny 2, Far Cry 5, and Battlefield 1.
De notar ainda que a melhoria por norma se situa nos 50%, sendo que nos títulos onde se passa para os 100% isso é conseguido à custa do DLSS (Deep Learning Super-Sampling), que usa inteligência artificial para preencher partes da imagem que não foram calculadas - uma técnica que a Nvidia explicará mais detalhadamente no futuro, mas que suspeito que se vá revelar num género de upscaling com técnicas de super-resolution à mistura (veremos!)
Subscrever:
Mensagens (Atom)