sábado, 8 de setembro de 2018

Xbox One X e One S ganham Dolby Vision


Se nos tempos iniciais dos Blu-ray a PlayStation 3 era o leitor mais recomendável, devido às actualizações que garantiam que ficava sempre actualizada, nesta era dos Blu-ray Ultra HD é a Xbox One que tem tido vantagem, agora ganhando o suporte para vídeo Dolby Vision.

A Xbox One S e Xbox One X já estão a receber uma actualização (para os utilizadores de testes) que lhes adiciona a compatibilidade Dolby Vision, que em breve deverá chegar a todos os utilizadores.


Há muito que estas consolas suportam resoluções 4K e HDR, mas tratava-se apenas da versão mais limitada HDR10, que aplica definições HDR que se mantêm constantes ao longo de todo o filme. Por sua vez, o Dolby Vision permite que as definições do HDR sejam ajustadas dinamicamente cena a cena, pelo que numa cena nocturna poderemos contar com uma gama dinâmica optimizada para esse efeito, e de seguida ter outra optimizada para uma cena sob um sol escaldante no deserto - para além de contar com 12-bits de cor em vez dos 10-bits do HDR10 (em resposta já surgiu o HDR10+ que também permite afinação dinâmica cena a cena... mas isso é outro assunto).


Quando a opção chegar à vossa Xbox e se tiverem um televisor compatível Dolby Vision, podem activá-lo em Settings -> Display and sound -> Video output -> Video modes -> Allow Dolby Vision.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails