segunda-feira, 10 de setembro de 2018

The Bezel Project preenche os jogos retro em 16:9


O "The Bezel Project" é um projeto com enorme sucesso de alguns dos mais conhecidos utilizadores do RetroPie que em poucos segundos adaptam os jogos antigos em formato 4:3 para os ecrãs widescreen 16:9 adicionando margens e informação que ocupam o espaço das barras pretas de lado.

As imagens raramente são genéricas e são relativas a cada jogo, com muitos "overlays" a copiarem as mesmas imagens que víamos por exemplo nas máquinas arcade. Para compor o efeito, até a área do jogo 4:3 conta com uma moldura que simula a borda dos ecrãs redondos das TVs desse tempo.

O funcionamentos destes "bezels" esta dependente da utilização do RetroPie e dos emuladores utilizados dentro do RetroArch, pois é no RetroArch que às configurações são aplicadas por jogo ou por sistema. Existem já perto de duas dezenas de packs criados para os mais populares sistemas retro. Dentro das opções do RetroArch é ainda possível aplicar um shader na imagem de modo a recriar melhor essa imagem - como aquele que aplica os cantos curvados.

A instalação deste script é bastante simples, mas esta dependente da utilização do RetroPie, do RetroArch e dos nomes dos jogos ou ROMs que têm que ter os nomes segundo a convenção No-Intro. Para instalação é seguir os passos disponibilizados na página oficial do projeto no GitHub.


Por Nuno Pereira - republicado com autorização do "Cria o teu Avatar"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails