Este é o blog de referência sobre jogos vídeo, dos históricos Spectrum, Atari ST e Commodore Amiga, até aos mais recentes PCs, Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.
O Forza Horion 4 tem nova actualização, que vem com quatro novos carros e um carro LEGO adicional, via "barn find".
Com a actualização Series 12 desta semana, os jogadores de Forza Horizon 4 assam a contar com quatro novos carros que poderão conquistar ao longo do próximo mês:
2017 Aston Martin Vanquish Zagato Coupé
2019 Aston Martin DBS Superleggera
1967 Volkswagen Karmann Ghia
1967 Volkswagen Type 3 1600 L
Com esta actualização fica também disponível o Barn Find no mundo LEGO, que dará acesso a um Porsche 911 Turbo de 1974... em versão LEGO obviamente. Mas para tal, para além de encontrarem o celeiro abandonado, terão também que atingir o nível de Master Builder.
Vinte anos após ter feito furos nos cinemas, Blair Witch está prestes a tentar assustar uma nova geração, desta vez como jogo para PC e Xbox One.
A não perder pelos fãs dos sustos, e de preferência para jogar no escuro e com headphones (preferencialmente sem fios, para não se arriscarem a arrastar nada caso dêem uns saltos maiores que o esperado!)
Depois de mais de um ano de trabalho, está finalmente disponível publicamente - mas não oficialmente, como se poderá imaginar - uma forma de fazer a Nintendo Switch correr Android.
A versão original da Nintendo Switch veio com uma vulnerabilidade no seu hardware que facilitou a tarefa dos hackers, e que era impossível de resolver com actualizações de firmware. Daí para a frente estava aberto o caminho para todo o tipo de modificações à consola, incluindo uma versão de Android para a Switch baseado no LineageOS 15.1 da versão para Nvidia Shield TV.
Como é habitual neste tipo de coisas, há diversas funcionalidades que não estão a funcionar (pelo menos por agora), como o GPS, câmara e microfone. Por outro lado, os Joy-Cons estão a funcionar sem problemas, assim como a transição entre modo portátil e dock. Por exemplo, se estiverem a ver Netflix na TV e pegarem na consola, poderão continuar a ver o que estavam a ver, no ecrã da Switch.
Obviamente, não é o tipo de transformação que seja recomendável a quem desejar manter a sua Switch no seu estado original. Mas fica a informação para todos os outros que já tiverem instalado modificações e se sentirem curiosos com a possibilidade de correr Android na Switch (que no mínimo sempre abre os horizontes a longo prazo, quando a Switch for descontinuada pela Nintendo).
A Google vai arrancar com a sua plataforma de streaming de jogos Stadia em Novembro, mas para além das muitas dificuldades e incógnitas, por agora vai-se centrando em tentar convencer os jogadores de que este será um serviço para durar.
O Stadia já desapontou alguns interessados ao ser revelado que o serviço não seria um "Netflix dos jogos" como se estava à espera, mas sim uma alternativa a ter um PC ou consola potente, que nos permite aceder aos jogos que comprarmos - ou serviços de acesso a jogos que se subscrever, adicionalmente - via streaming. Ou seja, teremos que pagar pelo serviço e também pelos jogos.
Mas, pior ainda, será convencer os potenciais interessados de que este não será mais um dos muitos projectos que a Google lança... e mais tarde se cansa e deixa cair por terra. Os responsáveis do Stadia asseguram que este projecto será para durar; mas ninguém poderá censurar quem não os quiser levar a sério. Afinal, o historial da Google demonstra que não há aposta que não possa ser cancelada - e não me refiro a coisas como o inesquecível Google Reader, mas sim a projectos em que a Google tinha investido praticamente o seu futuro, como aconteceu com o Google+.
Penso que, mais que o preço e necessidade de comprar jogos "à parte", será este receio a poder fazer com que muitos jogadores prefiram manter a sua aposta nos serviços da Microsoft / Xbox ou Sony / PlayStation - que ao menos têm historial de que estão mesmo a sério neste sector.
O divertido (e explosivo) jogo de desarmamento de bombas Keep Talking and Nobody Explodes está prestes a chegar a muitas mais pessoas com o lançamento de uma versão para smartphones e tablets que dispensa a utilização de óculos VR.
O Keep Talking and Nobody Explodes nasceu como versão VR para PC, mas depois chegou também aos Android. O problema é que só estava disponível para Android com Daydream VR da Google, o que limitava desde logo a sua utilização. Agora, está para breve o lançamento de uma versão que permitirá jogar com smartphones e tablets convencionais.
O jogo em si consiste num jogador que terá como objectivo desarmar uma bomba repleta de complicados mecanismos; com pistas que são dadas por outro(s) jogador(es).
A cada semana muda a estação do ano no Forza Horizon 4, e com isso chega também uma nova lista de desafios e ofertas para manter os jogadores empenhados.
Esta semana os jogadores poderão ganhar carros como o Caterham R500 Forza Edition, TVR Tuscan S, Jeep Wrangler Unlimited DeBerti Design (ao completar o evento "Mud Bath"), e Ferrari 246 Dino ao vencer o campeonato "MR Spotlight".
Eventos e prémios:
MR Spotlight
Series: Road Racing Series
Cars: Mid-engined, rear-wheel-drive cars
Restrictions: S2 Class, 998 PI
Prizes: 15,000 CR, 25,000 CR, Ferrari Dino
Sacré Blur
Series: Street Scene
Cars: French cars
Restrictions: S2 Class, 998 PI
Prizes: 15,000 CR, 25,000 CR, Renault 5 Turbo Forza Edition
Culture Icons
Series: Dirt Racing Series
Cars: Cult Cars
Restrictions: C Class, 600 PI
Prizes: 15,000 CR, 25,000 CR, Sequined Flatcap
The Trial: Mud Bath (Co-Op Championship)
Series: Cross Country Series
Cars: Offroad
Restrictions: B Class, 700 PI
Prizes: Jeep Wrangler DeBerti Design
Spring Games – Series 11
Series: Playground Games
Cars: Super Hot Hatch
Restrictions: B Class, 700 PI
Prizes: Wheelspin
Deep Vale Speed Trap
Season Objective: 165 mph
Leap of Faith Danger Sign
Season Objective: 449.5 ft
Foothills Speed Zone
Season Objective: 135 mph
Nos Forzathon Events, teremos que tirar o pó ao Mercedes 190E 2.5-16 Evolution I, ganhar algumas provas de velocidade, e finalmente percorrer mais de 30 km pelas estradas britânicas. E na Forzathon Shop, temos o mais caro carro de sempre a aparecer em destaque na loja: o Apollo Intensa Emozione, com motor V12 de 6.3l e 800cv. Quem quiser, terá que "investir" 2000 Forzathon Points; ou então optar pelo Hummer H1 Alpha, que está disponível por 650 FP.
A atenção extra dada a um problema aparentemente frequente nos Joy-Cons da Nintendo Switch - denominado de "Joy-Con drift" - parece ter incentivado a Nintendo a tratar da reparação gratuitamente e até reembolsar quem já tivesse pago por reparações anteriores.
A Nintendo está associada a produtos de qualidade, capazes de resistirem uma considerável quantidade de abusos (veja-se só o que os Wiimotes e Nintendos DS sofrem à mão dos miúdos e graúdos). No entanto, os Joy-Cons da Nintendo Switch por vezes começam a exibir comportamento errático, como se os joysticks estiverem a reportar leituras erradas. A causa ainda não foi determinada de forma clara, mas sabendo-se que a Nintendo tem experiência de décadas na produção deste tipo de componentes, é algo que não tem caído muito bem entre os fãs - ainda por cima sabendo-se que os Joy-Cons não são propriamente baratos.
Mas agora surge a indicação que a Nintendo terá revisto a sua posição e dado indicações para que os problemas com os Joy-Cons sejam reparados gratuitamente, sem "complicações" - nem sequer sendo pedido a prova de compra da Nintendo Switch ou dos Joy-Cons.
É um passo positivo para, como a Nintendo diz, "repor o sorriso no rosto dos clientes"; mas oficialmente a Nintendo ainda não reconheceu publicamente a existência de qualquer problema de origem com os Joy-Cons. Veremos que tal a situação se desenrola ao longo dos próximos meses, à medida que mais e mais Nintendo Switches forem envelhecendo - e se o problema se estenderá à recém-apresentada Nintendo Switch Lite (neste caso, sem a facilidade de simplesmente trocar de Joy-Cons, já que os controlos estão integrados directamente na consola).
Uma das versões mais psicadélicas de sempre do Tetris, o Tetris Effect, chega agora aos PCs depois de ter feito sucesso na PS4 e PS VR.
Com esta adaptação, ficamos com um jogo que pode funcionar em resoluções 4K e frame-rate tão elevado quando a placa gráfica e monitor suportarem, com ainda mais efeitos visuais e a possibilidade de se terem níveis com até 600 linhas (bem mais que as 150 de origem na PS4).
... A única coisa que se pode criticar, pelo menos por agora, é ser um exclusivo da Epic Store.
Se gostam de jogos estilo SimCity vão adorar este TheoTown, disponível para PC, Android e iOS.
O jogo adopta um estilo "retro-pixel", mas não deixem que isso vos afaste mesmo que não sejam apreciadores deste estilo gráfico. O grande trunfo deste jogo é mesmo a sua jogabilidade, e o facto de conseguir manter a complexidade que se aprecia neste estilo de jogos sem no entanto chegar ao ponto de ser frustrante ao nos obrigar a fazer a micro-gestão de tudo (embora se possa chegar ao ponto de definir rotas de autocarros e tudo, se assim o desejarmos).
Para além de termos um mundo vasto onde podemos criar múltiplas cidades independentes - mas interligadas - temos também à disposição vários modos para brincar sem grandes preocupações: como o modo sandbox com acesso a tudo, ou com dinheiro ilimitado; para além dos modos habituais de dificuldade fácil, médio, difícil.
Altamente recomendado. E apenas um reparo final para a diferença de estratégia que foi utilizada: no iOS o TheoTown tem um preço único e nunca nos apresenta publicidade, no Android o jogo é gratuito com publicidade (e várias opções via compras in-app).
Tenho tentado libertar-me ao máximo de jogos que nos façam sentir na obrigação de voltar a eles uma e outra vez, repetidamente ao longo do dia (ou dias) - e foi nesse processo que fui dar como curioso Archero.
Num mundo recheado de jogos que logo desde o primeiro momento nos tratam como "carne para canhão" (leia-se: cobaias para testar com quanta publicidade podem levar antes de se fartarem e desinstalarem o jogo) este Archero destaca-se desde logo por - imagine-se só! - não ter publicidade a azucrinar em todos os ecrãs ou transições por que se passe. Foi algo que me fez dar-lhes logo alguns euros, só por terem esse respeito pelos jogadores.
O jogo em si é extremamente simples mas viciante, consistindo em movimento o nosso arqueiro por níveis gerados de forma semi-aleatória, e que dispara automaticamente contra os inimigos e criaturas que vão aparecendo, abrindo-se a porta para o próximo nível assim que eliminarmos tudo. Se tudo começa de forma relativamente simples, depressa começamos a acumular poderes, como disparar duas setas (podemos também ganhar outras armas, como lâminas rotativas com movimento em boomerang), ou setas laterais, ou com fogo, ou escudos, etc. que se vão acumulando e que, nos níveis mais para a frente, garantem que o ecrã poderá ficar repleto de coisas a voar pelo ecrã ao estilo dos mais alucinantes shoot'em-ups.
A única crítica que tenho a fazer é que o processo de jogar cada "jornada" se pode tornar excessivamente longo para quem apenas se quer entreter por um minuto ou dois (alguns dos níveis poderão ocupar 5 ou mais minutos). E mesmo se por vezes o jogo consegue retomar do sítio em que se deixou ficar em pausa, noutras vezes e sem explicação, volta a atirar-nos para o menu inicial. Mas mesmo assim, é o jogo a que recentemente tenho dedicado o meu (pouco) tempo livre.
Os fãs dos simuladores de voo já têm um quarto mesmo à medida no Haneda Excel Hotel Tokyu no aeroporto de Haneda em Tóquio, que por outro lado vai complicar a tarefa de dormir ou descansar.
Há muitos hotéis que têm recorrido a quartos temáticos para cativarem clientes, mas este hotel levou o conceito bem mais longe. O quarto em questão conta com um simulador de voo que replica um cockpit de um Boeing 737-800. E não se pense que é um trabalho tosco com apenas uns painéis impressos e um só monitor a disfarçar, trata-se mesmo de um conjunto de simulador de voo invejável à altura das exigências dos fãs mais avançados - ou pilotos que, por qualquer motivo, achem que o tempo de viagem até ao Japão não tenha sido suficiente para justificar um descanso do cockpit.
Surpreendentemente, o preço de uma noite neste quarto acaba por ser bastante aceitável, apenas 205 euros. Já uma sessão de 90 minutos de pilotagem com um instrutor de voo pessoal custa cerca de 245 euros - sem contar com o constrangimento de se estar a ter uma lição de voo num quarto de hotel.
Se por acaso tiverem que pernoitar no aeroporto de Haneda por algum motivo, já sabem que quarto deverá ficar no topo da lista de considerações.
A LEGO já tem disponíveis os seus conjuntos Hidden Side, que tiram partido da realidade aumentada para aumentarem a interactividade com os mais famosos blocos de plástico do mundo.
Se por um lado se pode argumentar que parte da magia dos LEGO reside na imaginação de cada um, haverá outros que podem apreciar uma pequena ajuda da tecnologia digital. Os conjuntos Hidden Side recorrem à realidade aumentada para expandirem o campo de actuação com a ajuda de smartphones e tablets, permitindo misturar os elementos físicos reais com elementos digitais, adicionando uma componente de jogo interactivo.
Os conjuntos disponíveis vão dos 19.99 euros aos 129.99 euros, sempre com uma temática relacionada com o sobrenatural, como fantasmas, escolas e comboios assombrados, caçadores de fantasmas, etc.
Os fãs de Gears of War poderão espreitar o próximo jogo da saga - Gears 5 - já este fim-de-semana com a chegada da primeira fase do Gears 5 Tech Test, disponível para Xbox e PC.
Para isso terão apenas que ser subscritores do Xbox Game Pass ou terem feito a pré-compra do Gears 5, e fazerem o pré-download do jogo quanto antes (cerca de 10GB) para maximizarem o tempo de jogo, que nesta primeira fase decorre de 19 a 22 de Julho (haverá uma segunda fase, de 26 a 29 de Julho).
Vão estar disponíveis três modos de jogo:
Arcade: A new approachable, frenetic Versus experience.
Escalation: The pinnacle objective mode of Gears is back and better than ever.
King of the Hill: Capture the hill, enjoy the carnage.
E ainda as modalidades:
Bootcamp: Practice your skills and learn new mechanics in our new training mode.
Tour Of Duty: Experience a mini Tour of Duty, where you’ll complete Medals to unlock exclusive Tester Weapon Skins to take into Gears 5. Complete Challenges and earn enough stars to unlock the exclusive Tester Banner to showcase in Gears 5
Poucos dias depois de anunciar a Switch Lite, a Nintendo revela também uma nova Switch, com melhor autonomia.
A Nintendo não dá detalhes sobre o que mudou por dentro, mas imaginar-se que esta nova versão, em tudo idêntica à original recorra a um chip Nvidia actualizado - sem as falhas de segurança que facilitaram "crackar" a consola - e que também tem vantagens em termos de eficiência. Esta nova versão anuncia entre 4.5 a 9 horas de utilização, face às 2.5 a 6 horas da actual, o que será uma excelente notícia para quem passar a maior parte do tempo a jogar em modo "portátil".
... Suspeito que com isto irá também aumentar o preço das consolas Switch antigas, que mesmo com menor autonomia continuarão a ser mais atractivas para quem gostar de correr software modificado.
Eric Chahi, o criador de clássicos como Another World, tem um novo estúdio chamado Pixel Reef, e está a trabalhar num jogo de exploração para a PS VR que vai dar que falar. Em Paper Beast poderemos explorar um mundo virtual com criaturas que evoluíram a partir de fragmentos de código e se adaptam às alterações feitas pelo jogador.
Jogo obrigatório, quando ficar disponível, para quem tiver PlayStation VR.
Hello,
Pixel Reef, the new studio of renowned French game designer Eric Chahi (Another World, From Dust), has released a new video today for their new playful exploration PlayStation VR title Paper Beast . The video shows some of the player interactions with the vibrant wildlife that lives in a mysterious world born out of big data.
Watch the new teaser video here.
Eric Chahi and Pixel Reef will be at gamescom 2019 with a hands-on demo of Paper Beast - the first-time the VR game will be shown to the media behind closed doors. There are limited appointment times available. If you would like to check out the game, please come back to us as soon as possible with your preferred time and contact details.
Paper Beast lets intrepid player-explorers discover a blossoming virtual world where the environments and quirky animals have independently evolved from lost code and forgotten data. Following an unspoken narrative, players will interact with fascinating wildlife that adapts its behavior to the player’s actions.
"Imagine you are dropped in a virgin land, you walk and you don't know where to go. Interactions lead you forward, and in the end, you have a natural view of everything," said Eric Chahi, founder at Pixel Reef.
Paper Beast is a poetic fusion of VR technology and immersive gameplay experiences. A deep simulation system has been developed to bring the game universe to life. To emphasise the experience three talents are working full time on the spatial audio. The original soundtrack from British music artist Roly Porter highlights the immersion as you find your way in this colorful and poetic universe. And like the icing on the cake The Japanese All Girl Art Punk Rock Band TsuShiMaMire also took part in the adventure!
To book your appointment with the Pixel Reef team please send us an email to pr@icopartners.com. More information about Paper Beast, including assets, can be found in our dedicated pressroom here.
Estivemos na Nintendo para ver ao vivo alguns dos jogos que foram apresentados na E3 2019.
Começamos as hostilidades pelo Astral Chains, um jogo produzido pela Platinum Games, que já nos trouxe a série Bayoneta e também Nier: Automata.
Neste jogo, começamos como um rookie da força de segurança Neuron, em parceria com um "Legion". A cidade onde vivemos está a ser invadida por criaturas interdimensionais que atacam pessoas e esta força de segurança foi criada para lidar com esta ameaça. No inicio investigamos diversas pistas de forma a perceber melhor o caso em questão e para tal podemos usar o nosso "Legion" para obter mais informação. O Legion é também um ser interdimensional que está sob o nosso controlo.
As sequências de investigação deste jogo pareceram um pouco repetitivas e lineares; se bem que, tratando-se do início do jogo, apenas tivemos acesso a uma parte que se pode considerar como sendo um tutorial. As sequências de luta são frenéticas e um pouco ao jeito do Bayonetta e pudemos ver duas fases interessantes do jogo, um mini-boss inicial e um pouco mais para a frente em que já conseguimos controlar dois "Legion" ao mesmo tempo para melhor conseguir lidar com os inimigos.
A data de publicação deste jogo está anunciada para 30 de Agosto de 2019.
Luigi's Mansion 3
Esta nova iteração do assustadiço Luigi pela mansão "assombrada" (que na verdade é um hotel) oferece-nos diversão garantida num jogo para todas as idades. Armados com uma lanterna e um poderoso "Poltergust G-00", vamos explorando o hotel, passando por vários puzzles de manipulação de objectos, apanhando uns quantos fantasmas pelo caminho, tentando não perder energia. Podemos controlar também o Gooigi, um personagem que passa onde um humano não consegue passar, dando uma nova mecânica de jogo que achei interessante.
O jogo pode ser jogado em vários modos, desde single player até oito jogadores em simultâneo, local ou online. Segundo leaks na internet supostamente será lançado a 4 de Outubro mas não há qualquer garantia oficial desta data.
The Legend of Zelda, Link's Awakening
Este novo jogo da saga Zelda é um pouco o voltar às origens. Podemos jogar com um Link num grafismo muito parecido com os anteriores, tipo a versão 3DS Link between worlds. A perspectiva é fixa, top down a 45 graus mas todos os elementos no ecrã são em três dimensões ao contrário das versões da 3DS. Na demo que estava ao nosso dispor pudemos explorar parte de uma aldeia e um pouco da floresta misteriosa. O estilo de jogo é muito similar aos restantes desta série, com gráficos bastante polidos e bastante engraçados. A única parte que poderá ser menos consensual é que os extremos superiores e inferiores da imagem são mostrados de forma desfocada o que se pode revelar uma fonte de distracção.
Pokemon Sword and Shield
Que me desculpem os fans desta série de jogos mas custa-me explicar algo que não compreendo. Enquanto os anteriores "Let's Go" até tinham elementos que eu conseguiria identificar como algo interessante, este novo jogo é tipo "Batalhas em arena com cenas". A demo permitia que escolhessemos uma batalha entre dois Pokemons dentro de um estádio cheio de espectadores. Os videos do gameplay que circulam pela Internet conseguem explicar este jogo muito melhor do que eu. Mais uma vez. mil desculpas :)
Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order
Cria a tua equipa de super heróis do universo Marvel e luta contra Thanos e a Black Order. O jogo tem uma perspectiva top down e permite jogar online ou offline com um ou 4 jogadores no mesmo ecran ou em vários ecrans.
Mario and Sonic At the Olympic Games
Conjunto de mini games inspirados nas disciplinas olímpicas. Esta versão, ainda em desenvolvimento, estava funcional e demonstrava bem a ideia por trás do jogo mas apresentava alguns problemas quando usavamos os controles por giroscópio. O jogo tem potencial para ser usado como um party game pois cada disciplina olímpica é tratada como se fosse de facto um jogo sozinho. Assim tipo um conjunto de mini-games.
Hollow Knight - Silksong
Sucessor do famoso Hollow Knight, é um action platformer extremamente difícil. Dada a dificuldade que este jogo apresenta, era o único cuja demo não tinha limite de tempo de jogo. Giro, interesante e viciante mas muito, muito difícil! Mesmo muito! Não recomendo a quem se frustrar facilmente ou tiver tendência de atirar consolas contra a parede.
New Super Lucky's Tale
Trata-se de um platformer 3D bastante divertido de jogar com gráficos bem giros. Alguns puzzles interessantes, outros mais comuns, mas no geral, eu diria que precisamos de mais jogos destes, descontraídos e relaxantes com a dificuldade qb.
Esperamos agora o lançamento destes jogos, pois uma coisa é jogar um bocadinho, outra é desfrutar do resto.
Promoção "Saldos de verão 2019" já começou na Nintendo eShop. A Nintendo eShop volta a celebrar esta época quente com uma promoção que te permite adquirir mais de 140 jogos para a Nintendo Switch a preços reduzidos.
Segue-se uma lista de alguns dos títulos em promoção até ao próximo dia 25 de Julho:
Super Mario Party €59,99 €39,99
Splatoon 2 €59,99 €39,99
OCTOPATH TRAVELER €59,99 €39,99
Diablo III: Eternal Collection €59,99 €39,99
Mario + Rabbids Kingdom Battle €39,99 €14,79
Visita a Nintendo eShop na tua consola para conheceres a lista completa de jogos em promoção.
Fartos de jogarem jogos feitos por outras pessoas? Têm uma ideia que acham que se poderia tornar no novo jogo do século? Então estão com sorte, pois temos um Humble Bundle dedicado à criação de jogos com o Unity.
Como é habitual, cada um é livre de pagar o valor que quiser, com vários patamares disponíveis, mas bastam 23 euros para se ter acesso a tudo, o que inclui - entre outras coisas - o Complete C# Unity Developer 3D, RPG Core Combat Creator, C# Unity Developer 2D, Learn Unity 3D Game Kit - Make Games Without Coding. Sendo que alguns destes conteúdos, por si só, custariam várias centenas de euros.
É uma excelente oportunidade para quem se quiser iniciar, ou aprofundar, no mundo dos jogos em Unity.
Com entrada gratuita para personagens de cosplay, a 29a edição da EXPOFACIC chega repleta de novidades, incluindo uma área gaming onde os visitantes poderão competir nos mais diversos títulos do mundo dos videojogos, conhecerem personalidades do digital, assistir a espetáculos de dança e de magia, experimentar mundos de realidade virtual e aumentada entre muitos outros conteúdos que irão animar os 11 dias de festa em Cantanhede.
Os jogadores mais aficionados poderão disputar em palco as suas habilidades competindo em torneios diários, enquanto que, aqueles que sentem a nostalgia dos antigos salões de jogo poderão desfrutar de partidas em máquinas arcada. Entre os destaques dos torneios diários estão títulos como Counter-Strike : GO, League of Legends, Fortnite, FIFA, Injustice 2 e Mortal Kombat. Para os jogadores profissionais existe um torneio de desportos eletrónicos, o Legion MagicShot CS:GO Challenge, apoiado pela LENOVO e que inclui 1.000€ em prémios para as equipas vencedoras. Para os jogadores mais casuais Mário Kart, Super Smash Bros e até mesmo Just Dance farão parte do alinhamento.
Pelo palco irão também passar várias caras conhecidas do mundo do digital. Para o dia 27 está prevista a participação do João “Mamado” Silva, um dos streamers de entretenimento generalista mais conhecidos da internet. No dia 28, em que acontecerá a final do torneio de esports, o jogador e comentador Nuno “BhT” Silva estará também presente juntamente com André “Mucha” Muchagata, ambos personalidades bastante influentes na comunidade de CS:GO em Portugal. Já no fim-de-semana seguinte, Bruno “Impakt” Moutinho, apresentador do RTP arena e streamer de gaming, marcará presença a dia 03 de Agosto enquanto que o jogador mais conhecido de Fortnite em Portugal, Tomás “Shikai” Sousa, animará o dia de 04 de Agosto.
Também durante os fins-de-semana do evento, os momentos de dança serão protagonizados pela Jazzy Dance Studios e prometem animar toda a plateia enquanto que os espetáculos de magia do ilusionista André Costa deixarão perplexos todos os presentes. No primeiro dia de Agosto, o espaço transforma-se em discoteca com uma festa de temática GAMING inspirada nos millennials, memes e cultura da internet com duração até às 02H da manhã.
Fora do palco existe ainda uma área de experiência com marcas como PLAYSTATION e XBOX que trarão as suas mais recentes consolas, um espaço inteiramente dedicado ao PlayStation VR onde os visitantes poderão jogar em vários títulos de realidade virtual, uma área com o LENOVO Star Wars : Jedi Challenges onde até quatro jogadores em simultâneo poderão fazer batalhas de sabres de luz em realidade aumentada, um espaço LAN com vários computadores para que o público possa jogar e ainda uma área direcionada ao público mais velho equipada com máquinas arcada.
A edição de 2019 da EXPOFACIC acontece em Cantanhede entre os dias 25 de Julho e 04 de Agosto e espera um total de 350 mil visitantes nos onze dias de evento.
Acham que são uns craques no StarCraft II? Duvidam que uma inteligência artificial (que não faça batota) seja capaz de vos vencer? Pois bem, já podem por isso à prova com a chegada do AlphaStar da DeepMind.
As probabilidade não são boas, já que o AlphaStar já derrotou jogadores profissionais de StarCraft II sem qualquer dificuldade. Mas ainda assim, há sempre a possibilidade de conseguirem ter uma táctica completamente maluca que consiga baralhar a sua inteligência artificial.
Os interessados podem inscrever-se para jogar contra o AlphaStar, mas há uma particularidade: não vão saber se estão a jogar contra ele ou contra um jogador humano; isto para garantir que os jogadores não irão tentar manipular o sistema ao saberem que estão a jogar contra uma AI. E afinal, o objectivo é precisamente o de tornar a AI indistinguível de um jogador humano (embora mais poderosa), pelo que não se pode criticar essa opção.
A Nintendo tem uma nova versão da popular Switch, desta vez orientada para quem dá prioridade a jogar longe de um televisor. A Switch Lite é mais compacta e vem com controlos integrados em vez de recorrer aos Joy-Con amovíveis.
A Switch conseguiu demonstrar ser um modelo de sucesso à altura da Wii original (depois da Wii U ter falhado em cumprir esse objectivo), e conta agora com uma versão adicional. Criada para os jogadores que optem por jogar a tempo inteiro na própria Switch em vez de a terem na docking station ligada a um televisor, a Switch Lite adopta um ecrã HD ligeiramente mais pequeno (5.5" vs 6.2") e dispensa os Joy-Con, tendo os controlos integrados directamente na consola.
Com isso, a Switch Lite torna-se mais compacta e leve (dispensa a necessidade das baterias nos Joy-Con), facilitando a sua utilização como consola portátil de jogos.
Esta alteração significa também que deixa de ser possível ligar a nova Switch Lite a um televisor, e no caso de se querer jogar com ela pousada numa mesa, ou jogos que tirem partido dos Joy-Con destacáveis, será necessário investir num par de Joy-Con tradicionais (a Nintendo diz que os jogos que necessitarem deles apresentarão um aviso caso estejam a ser vistos por uma Switch Lite na eShop da Nintendo).
Embora não seja ainda a remodelação com hardware mais potente que se tem falado, é uma forma da Nintendo manter o interesse na Switch passados mais de dois anos após o seu lançamento. A Nintendo Switch Lite será lançada no dia 20 de Setembro em três cores: amarelo, cinzento e turquesa, com um preço de 199 euros.
Sabendo que é fácil perder o rasto aos muitos jogos disponíveis através do Xbox Game Pass, os jogadores podem a partir de agora adicionar os jogos que pretenderem jogar à sua lista "Play Later", para que se lembrem que jogos querem jogar a seguir, sem ocuparem espaço desde logo com a sua instalação (particularmente porque muitas vezes não se tem espaço para manter esses jogos todos instalados). A gestão dos jogos pode ser feita tanto na Xbox como na app Game Pass.
Xbox Skill para Alexa
Quem estiver habituado a usar a Alexa irá gostar de saber que a MS expandiu os comandos de interacção com a Xbox One. Para além de fazer chegar o suporte oficial a mais países (Portugal, sem surpresa, não está na lista), há comandos para se fazer coisas como:
A chegada do serviço de streaming de jogos da Google - o Stadia - está a levantar preocupações quanto aos limites de dados impostos pelos operadores de internet, mas a Google "tem confiança" que os operadores irão ajustar os limites.
O streaming de jogos, se se tornar tão popular quanto o streaming de filmes, arrisca-se a complicar bastante a vida aos operadores. Ao contrário do streaming de filmes, onde os conteúdos poderão ser alojados pelos próprios operadores como forma de reduzir o tráfego vindo de redes externas, o streaming de jogos significa que todo e cada utilizador precisará do seu próprio canal dedicado (que poderá ser de 4K a 60 fps). E com isso aumentará também substancialmente o consumo de dados: se alguém a jogar 3 ou 4 horas por dia numa consola ou PC representa um consumo de dados insignificante, essas mesmas 3 ou 4 horas podem representar algo como 50 ou 60GB de tráfego.
No final do mês isso pode representar 2TB de dados ou mais, o que poderá por à prova os "limites secretos" que muitos operadores mantêm ao abrigo das suas "políticas de utilização razoável" (PUR).
Para Phil Harrison, vice presidente e director geral da Google, isso não será um problema, pois acredita que os operadores irão adaptar-se e ajustar-se a estas necessidades. Uma "confiança" que muitos consideram ser pouco adequada tendo em conta a relação que os operadores normalmente têm com os clientes - desde logo fundamentada pela existência das obscuras PUR e dos próprios limites secretos.
Resta-nos esperar que esta nova era no consumo dos dados possa tornar-se numa oportunidade para os operadores entrem também eles numa nova era na relação com os clientes, onde haja maior transparência e respeito pelos mesmos. Mas, tendo em conta aquilo a que nos habituaram, não nos poderão culpar por nos mantermos cépticos até que essa confiança seja conquistada com acções e não com palavras ou promessas.
A emulação de jogos retro prepara-se para ganhar uma nova dimensão. O já muito versátil RetroArch está a preparar uma nova opção que permite fazer a narração áudio dos textos apresentados pelos jogos.
É uma opção que irá transformar por completo os jogos de aventura, e não só, e provavelmente fazer com que seja (ainda mais) merecido revisitar alguns clássicos antigos. (Já há quem vá sugerindo uma opção para traduzir automaticamente jogos japoneses... :)
A guerra entre editores e developers e sites de venda de jogos a preço de saldo - como o G2A - continua. Nos últimos dias, vários editores voltaram à carga, reclamando das tácticas da G2A em comprar publicidade para ficarem acima dos resultados oficiais nas pesquisas no Google, e dizendo que será preferível piratear o jogo do que comprá-los nestas lojas.
Please, if you’re going to buy a game from G2A, just pirate it instead! Genuinely!
Devs don’t see a penny either way, so we’d much rather G2A didn’t see money either
Segundo eles, não só os developers não recebem um cêntimo quando os jogadores compram jogos nestas lojas, como ainda vão ter despesa acrescida a nível do suporte ao lidar com pagamentos cancelados, jogadores enfurecidos com chaves bloqueadas, etc.
... E que tal se as empresas que dizem ser defensoras dos direitos dos autores se preocupassem em perseguir estas lojas e as suas tácticas duvidosas, em vez daquelas pessoas que fizeram um ou outro download, eventualmente experimentando um jogo durante uns minutos para nunca mais o jogar? Não seria um utilização bastante mais eficiente e produtiva do seu tempo?
Se gostam de jogos com uma estética visual marcante, não deixem de experimentar este Sea of Solitude, onde personificamos uma jovem que tem que batalhar os seus próprios demónios enquanto explora uma cidade semi-submersa.
Sea of Solitude está disponível para PC (Origin), Xbox One, e PlayStation 4.
Considerando o fenómeno popular que o Stranger Things se tornou, e também a popularidade do Fortnite, pode dizer-se que é uma cooperação perfeita. Dito isto, vou por os jogos de lado até acabar a maratona do Strangers Things 3, e já antecipando a ressaca que será depois ter que esperar "pelo que vier a seguir".
Depois da expansão LEGO, o Forza Horizon 4 recebe a actualização 11 com mais um lote de carros bastante estranhos vindos do Top Gear, e onde temos um Mercedes de 6 rodas e um tractor!
Com esta actualização o jogo ganha uma nova história baseada no Top Gear, com a presença de Chris Harris e The Stig, e três veículos pouco comuns: o Top Gear Project E-AT, o Top Gear Track-Tor e o Mercedes Benz G63 6x6 Sports Utility Truck.
Temos também novos "Rivals" associados a cada classe de veículos; preço dos leilões mais dinâmico; Horizon Life Timeline para facilitar ver que objectivos nos falta cumprir; mais prémios nas Star Cards e a habitual correcção de bugs.
Temos mais um lote de jogos gratuitos para os membros Xbox Live Gold: Inside, Big Crown: Showdown, Castlevania: Symphony of the Night, Meet the Robinsons.
Inside: Joga o aclamado e premiado puzzle-platformer, Inside. Caçado e sozinho, assume o controlo de um rapaz através de ambientes atmosféricos assustadores, sobrevive a todas as formas de armadilhas mortais e inimigos e segue o teu caminho até ao coração de um instituto secreto. Que horror misterioso te espera?
Big Crown: Showdown: Os teus amigos tornam-se os teus inimigos em Big Crown: Showdown. Competir pela coroa em multiplayer local ou online para 4 jogadores em três mundos malucos cheios de travessuras medievais. Participa em lutas frenéticas e evita perigos num título divertido para todas as idades.
Castlevania: Symphony of the Night: O castelo de Drácula ressurgiu e cabe-te a ti salvar o mundo da ameaça noturna em Castlevania: Symphony of the Night. Neste jogo de plataformas 2D Adventure/RPG, enfrenta as forças do mal, melhore a tua armadura e estatísticas e resolve o mistério do que aconteceu com o herói anterior, Richter Belmont.
Meet the Robinsons: Salva o futuro ao viajares para o passado em Meet the Robinsons. Baseado no filme de animação, ajuda Wilbur Robinson a perseguir o covarde Bowler Hat Guy e o seu chapéu robótico, Doris, através do tempo e frustrar os teus planos malignos. Armado com uma coleção de dispositivos científicos, resolve quebra-cabeças e luta contra os teus inimigos para consertar o fluxo de tempo!
A Nimblebit, criadores do célebre Tiny Tower, têm uma nova versão que combina a mecânica da construção de um arranha-céus com a magia dos LEGO. O LEGO Tower já está disponível para iOS, e chegará em breve também aos Android.