sábado, 2 de agosto de 2025

Death Stranding ajuda jovens britânicos a ultrapassar verificação de idade

No Reino Unido entrou em vigor uma nova lei que obriga à verificação de idade no acesso a conteúdos para adultos, que em menos de 24h foi ultrapassada por diversos métodos, incluindo usando o jogo Death Stranding.

Com a entrada em vigor da nova lei britânica Online Safety Act, o acesso a conteúdos para adultos na internet passou a exigir a "verificação de idade rigorosa". No entanto, bastou menos de um dia para alguns utilizadores encontrarem uma forma criativa de contornar as novas regras, usando o modo de fotografia do jogo Death Stranding para enganar o sistema de verificação do Discord.

O sistema em causa, chamado K-id, pede aos utilizadores que validem a sua idade através de um scan facial ou envio de um documento de identificação. Para o reconhecimento facial, o utilizador tem de abrir e fechar a boca para provar que é uma pessoa real. Mas graças ao nível de detalhe do Photo Mode de Death Stranding, é possível manipular a expressão facial da personagem Sam Porter Bridges (interpretada por Norman Reedus) e cumprir esse requisito sem mostrar o rosto verdadeiro.
A técnica requer apenas um telemóvel com o Discord e uma cópia de Death Stranding. Ao preparar uma imagem adequada no jogo e usá-la durante a verificação, os utilizadores conseguem aceder a canais sensíveis ou conteúdos marcados como 18+ sem utilizar dados reais. Apesar de o sistema de verificação de idades prometer não guardar selfies ou documentos após a verificação, a verdade é que temos um caso bem recente que demonstra que nem sempre se pode confiar naquilo que é dito, tendo resultado em dados de milhares de mulheres que agora ficaram expostos para a posteridade.

Embora esta “batota” funcione com o método actual usado no Discord, não é garantido que resulte com outros sistemas de verificação que possam vir a ser usados noutros sites. Ainda assim, o episódio mostra as limitações técnicas destas medidas e levanta dúvidas sobre o equilíbrio entre a suposta protecção de menores e privacidade dos utilizadores na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails