sexta-feira, 30 de junho de 2023

Niantic despede 230 funcionários

Apesar do sucesso do Pokémon GO, a Niantic vai despedir mais de duas centenas de funcionários e cancelar vários jogos em que estava a trabalhar, como o NBA All-World e Marvel: World of Heroes.

A empresa diz que as despesas têm aumentado mais rapidamente que os lucros, obrigando a repensar a sua estratégia e cancelado o desenvolvimento in-house de vários projectos, embora assegure o seu compromisso com o Pokémon GO, que diz esperar conseguir manter de forma continuada com novos conteúdos, assim outros jogos que lançou recentemente, como o Pikmin Bloom, Peridot, e Monster Hunter Now. A empresa diz ainda que produtos como os óculos Apple Vision Pro servem como validação para o potencial da realidade aumentada nos jogos no futuro - mas teremos que aguardar para saber se o mercado também acha o mesmo, especialmente tratando-se de óculos que irão custar mais de 4 mil euros quando chegarem às lojas.


quarta-feira, 28 de junho de 2023

YouTube Playables com jogos via streaming?

A Google parece não estar disposta a abandonar os jogos via streaming, mas agora transferindo-os para o YouTube.

A Google matou o Stadia (depois de inúmeras garantias aos estúdios de jogos de que tal não iria acontecer), mas parece que ainda vai tentar aproveitar a tecnologia para um novo serviço de streaming de jogos. Mas desta vez, em vez de um serviço dedicado, será disponibilizado através do YouTube.

O YouTube Playables dará acesso a jogos via atreaming, fazendo com que seja irrelevante estar a jogar num smartphone, PC, Smart TV, ou qualquer outro dispositivo. É uma aposta que parece replicar as potenciais intenções da Netflix, que também tem feito forte aposta no segmento dos jogos (por agora com jogos tradicionais e sem streaming), e que poderá ter melhor recepção do que a de um serviço completamente separado como era o Stadia, que ainda por cima tinha que convencer os consumidores a comparem o jogo para o Stadia mesmo que já tivessem comprado o jogo para PC ou consola.

No entanto, e pelo menos numa primeira fase, a aposta do Playables parece ser orientada para jogos casuais simples e não em jogos complexos. Algo que poderá ser mais apropriado para quem dá um salto ao YouTube para queimar algum tempo.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Pico ZX Spectrum

O Pico ZX Spectrum é um projecto que emula o clássico Spectrum usando um Rasperry Pi Pico.

Não faltam projectos que mostram como se pode usar um Raspberry Pi para emular todo o tipo de consolas e máquinas arcade do passado. No entanto, desta vez temos um projecto que é mais ambicioso, no sentido em que replica um ZX Spectrum usando um muito mais modesto e limitado chip RP2040 usado no Raspberry Pi Pico.

O Pico ZX Spectrum pode ser usado em inúmeras placas "Pico", sem ou com ecrã integrado, facilitando o processo de ter um emulador ZX Spectrum (e não só) funcional de forma bastante rápida e económica.


sábado, 17 de junho de 2023

Epic lança MetaHuman Animator que usa iPhone para as animações faciais

A Epic já disponibilizou a ferramenta que permite transferir os movimentos de rosto, usando um iPhone, para um personagem virtual MetaHuman.

Com os MetaHuman a Epic disponibilizou humanos virtuais com qualidade fotorealista, mas para que a ilusão seja completa é preciso que a sua animação seja também realista. Normalmente, seria algo que obrigaria a ter dispendioso equipamento profissional, mas com este sistema isso poderá ser feito com um iPhone 12 ou mais recente.

Os resultados são fascinantes, e além do vídeo a apresentar o sistema de animação, a Epic lançou também uma curta de animação CGI - Blue Dot - que serve como demonstração daquilo que se poderá fazer.





quinta-feira, 15 de junho de 2023

Valve lança Steam renovado

O Steam fez chegar a última ronda de melhorias a todos os utilizadores.

Em Abril a Valve anunciou uma série de melhorias que estavam a ser testadas no Steam beta. Agora, essas melhorias foram finalmente lançadas na versão pública global, fazendo com que todos os utilizadores as possam utilizar.

Nos bastidores, a Valve unificou o código base dos diferentes interfaces (Desktop, Big Picture Mode e Steam Deck) de modo a agilizar alterações futuras, mas além do aspecto visual que funciona de forma mais coesa, a maioria dos utilizadores seguramente apreciará as novidades como o bloco de notas associado a cada jogo, que permite manter um registo informativo que será extremamente útil no caso de jogos mais complexos.



segunda-feira, 12 de junho de 2023

Bethesda mostra 45 minutos de Starfield

O Starfield é um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, e a Bethesda mostra-nos o que esperar dele ao longo de uma sessão de apresentação de 45 minutos.

Depois de inicialmente ter mostrado 15 minutos de jogo, na altura com mais perguntas do que respostas, desta vez temos uma apresentação mais detalhada e formal do que se irá passar neste jogo de exploração espacial, que nos apresenta mais de mil planetas diferentes que poderão ser visitados e explorados pelos jogadores. Cada planeta pode ter gravidade diferente, que faz com que os jogadores possam sentir-se como um super-homem a voar pelo ar, ou caminhar vagarosamente; e as naves espaciais são modulares e completamente reconfiguráveis em função do estilo de cada jogador. Os personagens também terão direito a habilidades e melhorias, ao longo da evolução no jogo.

O jogo chega aos PCs e Xbox Series X/S a 6 de Setembro.



sexta-feira, 9 de junho de 2023

Comando arcade Razer Kitsune

Com o Street Fighter 6 a chegar brevemente às prateleiras e a próxima era de jogos de luta já no horizonte, trazemos-lhe um vislumbre do equipamento que está prestes a mudar o jogo: o Razer Kitsune. É um comando arcade equipado com botões óticos desenvolvido para PS5 e PC com intuito de redefinir o modo como se encaram os jogos de luta.

O Razer Kitsune não é o tradicional stick de para jogos de luta. É um comando arcade evoluído e ultra preciso equipado com um layout de quatro botões direcionais, ideal para evitar falhas de registo e assegurar a execução perfeita dos comandos. Diga adeus aos contratempos do joystick e dê as boas vindas a uma jogabilidade impecável e bem definida! Este layout de quatro botões direcionais oferece vantagem competitiva aos jogadores profissionais de jogos de luta. E o que está por dentro? Vamos partilhar muito mais no anúncio oficial, mas, em antevisão, revelamos que o Kitsune utiliza a última geração dos nossos switches Razer™ óticos lineares de baixo perfil. Com uma distância de atuação mais curta e resposta extremamente rápida, conseguirá a velocidade e a precisão necessárias para maximizar combos e controlar a posição neutra. Fora com os botões tradicionais em sticks de luta; estamos aqui para partilhar a nossa vasta experiência em tecnologia para teclados com a comunidade de jogos de luta.

O Razer Kitsune foi meticulosamente desenvolvido em estreita parceria com a Capcom, garantindo que este não apenas atenda, mas supera de facto as necessidades do jogo a nível profissional. Para cumprir todos os requisitos da Capcom Pro Tour, o design do Kitsune segue cuidadosamente o regulamento, incluindo conformidade com as mais recentes regras de clique simultâneo em direções opostas. Este detalhe atesta a presença sólida do Kitsune em ambiente de torneio, posicionando-o como a escolha preferida para competição ao mais alto nível. Seja para o jogador profissional que está sempre em viagem ao habitué em torneios local, queremos que o Razer Kitsune seja o companheiro portátil ideal. Com um design elegante e compacto que facilita o armazenamento e a configuração, este comando sem joystick cabe perfeitamente na mochila. E o cabo USB Tipo-C removível elimina o incómodo de enrolar e desenrolar constantemente.



sábado, 3 de junho de 2023

EA bloqueia Origin para forçar nova EA app

A EA está a usar os jogos no Origin como reféns, para forçar a instalação da nova app EA.

O Origin da EA nunca foi um exemplo de boa programação, podendo ser melhor descrito como um sistema intrusivo ao qual não se podia escapar para se ter acesso ao jogos na plataforma da Electronic Arts. E por mais que se tivesse vontade de dar algum benefício da dúvida à EA, parece que a empresa continua empenhada em tratar os seus jogadores e clientes da pior forma possível.

A EA está em fase de transição do Origin para a nova app EA, uma app ainda pior que o Origin, repleta de bugs, e que nalguns casos nem sequer funciona. Apesar disso, a EA achou que seria boa ideia bloquear completamente o funcionamento do Origin, de modo a forçar essa migração para a nova app. Quando se tentar arrancar o Origin, somos confrontados com uma janela popup que dá como única opção instalar a nova app EA ou obter mais informações; não sendo possível encerrar o popup nem, pior ainda, aceder aos jogos comprados!

Durante algumas semanas ainda foi possível alterar manualmente um ficheiro XML de modo a ultrapassar o popup (um método que já ficaria fora do alcance para muitos utilizadores), mas a EA deu-se ao trabalho de impedir esse processo, demonstrando que a sua prioridade não é a correcção de bugs ou permitir que os jogadores possam jogar os jogos que compraram, mas sim forçá-los a instalar a nova app EA.

São coisas como estas que me foram desincentivando cada vez mais de jogar num PC e simplesmente recorrer à Xbox ou PlayStation (com algumas inevitáveis excepções).

Related Posts with Thumbnails