segunda-feira, 4 de março de 2024

Latência do Xbox xCloud vs PlayStation Plus

Os serviços de streaming de jogos xCloud da Microsoft e PlayStation Plus da Sony foram postos à prova para avaliar a qualidade de imagem e o seu "lag"..

O tempo de reacção dos jogos é um factor crítico, e que se torna ainda mais crítico quando se fala de jogos via streaming. Noutros tempos, seria algo imediatamente descartado como sendo "impossível", só de se imaginar que um jogo estaria a ser executado num servidor remoto, codificando as imagens e transmitindo-as para o computador do utilizador, que depois reagiria às mesmas carregando nos botões do seu gamepad, que seriam transmitidos para o servidor remoto, para gerar novas imagens, e assim sucessivamente. Esse tempo tem que ser o mais reduzido possível, de forma a criar a ilusão de reacção instantânea aos controlos, e foi posto à prova pelo canal Digital Foundry.

Neste momento, o serviço Xbox xCloud leva vantagem, tendo conseguido um atraso de 99.6 ms versus 137.8 ms no PS5 Cloud Streaming (a latência do xCloud é quase a mesma que o jogo a correr localmente na PS5, o que indica que a Sony tem bastante a melhorar nessa área). Mas em qualidade de imagem, a Sony tem a vantagem, disponibilizando uma qualidade visual praticamente idêntica ao do jogo a correr localmente (em 4K), enquanto no xCloud se tem resolução reduzida e muito mais compressão de imagem.


Teria sido interessante se fossem abordadas as técnicas utilizadas para redução da latência, mas pode ser que isso surja num vídeo futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails