segunda-feira, 26 de maio de 2014

Jogo de dança reacende guerra Android vs iOS


Há um jogo de dança que está a reacender as velhas guerras de fanboys Androids vs iPhones, e que demonstra que esta velha rivalidade afinal ainda não é uma coisa do passado.

O jogo Bounden do  Game Oven é um jogo para duas pessoas em que ambas têm que segurar no mesmo iPhone e tentar seguir uma rota tridimensional que é apresentada no ecrã, e que na verdade faz com que os jogadores estejam a seguir uma coreografia do Ballet Nacional Holandês.



Para mim, parece-me um excelente jogo... para quem quiser arriscar ver o seu iPhone estatelar-se no chão ao escapar das mãos no meio daquelas manobras.

Mas independentemente da qualidade ou interesse do jogo, a grande questão é que os seus developers vieram a público dizer que a versão para Android iria ser adiada devido à falta de qualidade dos sinais dos sensores de posicionamento e movimento existentes em muitos modelos. Algo que decidiram ilustrar com o seguinte vine, onde se verifica uma enorme disparidade nas leituras.


O caso foi referenciado por um dos maiores e populares fanboys Apple, e o artigo do developers, que visava apenas pedir a ajuda aos jogadores com Android de modo a tentarem identificar quais os equipamentos que permitiram jogar o jogo com a precisão pretendida, rapidamente descambou para as habituais acusações/insultos que bem conhecemos.

Pensaria que por esta altura estas questões já pudessem ser abordadas de forma mais pragmática: se um developer se queixa da variação das leituras em dezenas/centenas de equipamentos diferentes, porque motivo se há-de transformar isso numa guerra deste tipo? Não seria mais produtivo arranjar formas de lidar com o problema e superá-lo? Relembro que também os iPhones 5c vieram com problemas que indicavam inclinações "malucas" no início, e isso foi resolvido posteriormente numa actualização que terá feito uma melhor calibração ou processamento dos sinais. Se no Android isso não estiver a ser feito a nível do sistema, seria talvez uma questão de fazer algo idêntico dentro do próprio jogo, de modo a tornar utilizável esses sinais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails