A GDC deste ano foi dominada por uma forte aposta no ray tracing em tempo real, e o Unreal Engine não hesitou em recorrer ao Star Wars para nos mostrar as potencialidades desta tecnologia... mesmo que por agora ainda não estejam ao alcance da maioria dos mortais.
Hoje em dia já temos jogos que nos impressionam pela sua qualidade gráfica, mas isso é feito com a ajuda de muitas "batotas" para recriar coisas como os reflexos (e não só o reflexo directo de coisas cromadas ou espelhadas, mas o próprio impacto que todo o material tem na luz), sombras, etc. Com o ray tracing isso fica automaticamente resolvido, ao se calcular o percurso dos próprios raios de luz... fazendo com que coisas como estas se tornem possíveis:
Agora a parte má: se estão a pensar que para se fazer isto teriam que ter uma GTX 1080 Ti (ou duas), a resposta fica um "bocadinho" acima... Isto está a ser feito por uma DGX Station da Nvidia - uma máquina que custa a módica quantia de 60 mil dólares - e, no mínimo dos mínimos, precisará de uma Titan V, placa que actualmente custa cerca de 3 mil dólares (e que mesmo assim se engana a fazer contas).
Mas já sabemos como estas coisas são... Hoje parecem inatingíveis, daqui por uma década estaremos a rir-nos disto, com gráficos ray-traced a serem feitos sem dificuldade nos nossos smartwatches e óculos digitais... :)
Fiquem com mais alguns vídeos do que o Unreal pode fazer a nível de simulação de pessoas digitais em tempo real; assim como mais uma dose de ray-tracing da Nvidia.
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