sábado, 15 de dezembro de 2012

A futura Xbox 720


As novidades esperadas sobre a futura consola da Microsoft (a tal Xbox "720") vão sendo avançadas... não se sabendo se se tratará de um leak real, ou de informação cuidadosamente revelada, de modo a avaliar a reacção dos developers e do público.

A nível de CPU, fala-se de um chips quad-core, onde cada core tem 4 núcleos virtuais de processamento, para um sistema com 16 "cores" à disposição, e que rivalizarão/superarão até o que temos na maioria dos computadores actuais. Potência que será posta em uso em jogos que criarão cenários cada vez mais realistas, com sistemas de particulas, destruição, deformação, etc.

Quanto à memória, parece que os 8GB de RAM estarão no patamar certo, embora o CEO da Crytek diga que o ideal seria ter 3 ou 4 vezes mais... 32GB de RAM, seria bom, mas não me parece. :)

O kinect deverá também sofrer um salto evolutivo, com suporte para mais pessoas em simultaneo (actualmente apenas permite 2, ficando o resto a cargo dos developers), maior resolução. Também se fala de um sistema de som 3D posicional revolucionário, capaz de criar som apenas em locais específicos da sala.

Quanto aos discos, a nova Xbox deverá usar um drive bluray (mais evoluido que o da PS3), que evitará os problemas de velocidades lentas e barulho excessivo - mas fala-se que poderá haver uma versão sem drive óptico, mais económica.

E fala-se também de uma possibilidade que muito gostaria de ver tornada realidade: de que a Xbox 720 será um sistema que permitirá jogar de forma quase instantânea - sem longos períodos de loading ou de arranque.

Aos anos que reclamo desse tipo de coisa, especialmente naqueles jogos onde o carregar de um nível pode demorar dezenas de segundos... e caso morram passado 2 ou 3 segundos e queiram recomeçar, o jogo faz novamente o reload daquilo tudo, mesmo que tenham 16GB de RAM! Vamos lá ver se após décadas, isso é algo que será tornado realidade.

... só temos que esperar até ao final de 2013 para descobrir. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails