Lembro-me perfeitamente do primeiro joystick estilo "manche" de avião que comprei, e das horas que passei a jogar EF2000 com ele.
Nessa altura sonhava em ter o acessório necessário para que a experiência fosse ainda mais realista, o throttle com as suas dúzias de botões extra.
Mas rapidamente isso tudo se eclipsaria, pois surgiam os joysticks com force-feedback... e isso então... é que era!
Acabei por nunca comprar nenhum desses joysticks mais evoluídos (e o tempo para jogar é cada vez mais diminuto)... mas para quem procura a experiência mais realista possível, pode agora disfrutar da verdadeira tecnologia utilizada na aviação: o force sensing.
O Saitek X65F irá necessitar de algum tempo de habituação, já que - ao contrário de todos os outros joysticks que puderam experimentar até aqui - não se mexe. É isso mesmo, esqueçam os movimentos de inclinar em qualquer direcção ou de torção. Aqui é tudo feito através da pressão que exercem no comando.
O simples acto de "pensarem" virar para a esquerda e exercerem a ligeira (ou forte) pressão nesse sentido é suficiente para comandar o vosso avião virtual.
O único senão é que esta tecnologia tem ainda um preço elevado... e gastar $400 em joysticks não é propriamente algo recomendado para o jogador casual.
[via Ars]
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Que saudades do meu Quickshot II (Com auto-fire!)
ResponderEliminarAinda me lembro da primeira vez q ouvi falar desta tecnologia. Fazia parte de um dos primeiros upgrades para os F-16. :)
ResponderEliminarCuriosamente, a primeira vez que ouvi falar disto, era mesmo para controlar empilhadores... é quase a mesma coisa! :)
ResponderEliminar@Paulo
O Quickshot II... grande máquina. Pena que se partia todo a jogar jogos como o Decathlon e outros que tais! :)