terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Saitek Force Sensing Joystick - o Joystick que não se mexe


Lembro-me perfeitamente do primeiro joystick estilo "manche" de avião que comprei, e das horas que passei a jogar EF2000 com ele.

Nessa altura sonhava em ter o acessório necessário para que a experiência fosse ainda mais realista, o throttle com as suas dúzias de botões extra.

Mas rapidamente isso tudo se eclipsaria, pois surgiam os joysticks com force-feedback... e isso então... é que era!

Acabei por nunca comprar nenhum desses joysticks mais evoluídos (e o tempo para jogar é cada vez mais diminuto)... mas para quem procura a experiência mais realista possível, pode agora disfrutar da verdadeira tecnologia utilizada na aviação: o force sensing.

O Saitek X65F irá necessitar de algum tempo de habituação, já que - ao contrário de todos os outros joysticks que puderam experimentar até aqui - não se mexe. É isso mesmo, esqueçam os movimentos de inclinar em qualquer direcção ou de torção. Aqui é tudo feito através da pressão que exercem no comando.


O simples acto de "pensarem" virar para a esquerda e exercerem a ligeira (ou forte) pressão nesse sentido é suficiente para comandar o vosso avião virtual.

O único senão é que esta tecnologia tem ainda um preço elevado... e gastar $400 em joysticks não é propriamente algo recomendado para o jogador casual.

[via Ars]

3 comentários:

  1. Que saudades do meu Quickshot II (Com auto-fire!)

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro da primeira vez q ouvi falar desta tecnologia. Fazia parte de um dos primeiros upgrades para os F-16. :)

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, a primeira vez que ouvi falar disto, era mesmo para controlar empilhadores... é quase a mesma coisa! :)

    @Paulo

    O Quickshot II... grande máquina. Pena que se partia todo a jogar jogos como o Decathlon e outros que tais! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails