A Microsoft quer tornar a Xbox na primeira consola "forward-compatible" do mercado.
Numa consola "backward compatible", podemos pegar num jogo antigo e jogá-lo na nova consola... Mas o que a MS quer fazer é diferente: é pegar nesse jogo antigo e, quando colocado na nova consola, ele fique com novos gráficos, novas funcionalidades, e que tire partido dos novos controladores que nem existiam quando o jogo foi lançado.
O conceito não me surpreende: com as capacidades gráficas e de processamento dos computadores e consolas a evoluirem continuamente, já imaginava que se chegasse a um ponto onde os jogos funcionassem como um "guião" em que o seu conteúdo pudesse ser facilmente melhorável.
Do género, ao pegar num jogo "antigo" estilo Half-Life (o original), em vez de nos depararmos com objectos 3D de qualidade reduzida e texturas pouco nítidas, a consola saberia interpretar o que é necessário e produzir conteúdos de qualidade bem mais elevada.
Algum desse conteúdo poderia ser descarregado via internet, mas na sua maior parte estaria já disponível no jogo original.
Com texturas geradas matematicamente e objectos 3D baseados em curvas en vez de polígonos (técnicas já usadas em alguns jogos) a qualidade dos mesmos pode ser reproduzida conforme as capacidades técnicas do hardware.
O conceito é interessante - vamos lá ver se a Microsoft consegue torná-lo realidade com a sua próxima Xbox 720/Next.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Grande treta! Com a compatibilidade dos PC's isso podia já existir à muito tempo. Se a Xbox é um PC apenas inovará no conceito!
ResponderEliminarUm conceito diga-se que a PS3 estreou com os modelos iniciais que corriam jogos PS2! Nela jogavas jogos PS2 a 1080p! As texturas eram tratadas e os poligonos duplicados antes de se aumentar a resolução.
Sim, podia existir à muito... mas falta *concretizá-lo*.
ResponderEliminarA PS3 não é bom exemplo, pois... até abandonou a compatibilidade com os jogos da PS2. :P
Mas sim, teoricamente poderia ter feito algo do género - e o Cell até está bem vocacionado para criar texturas deste tipo.
Mas tal como a Sony gosta de brincar com as "publicidades" também a MS tem o direito de fazer o mesmo e apostar neste ponto como forma de atrair mais clientes.
Tecnicamente, nada impede que isto seja feito - vamos lá ver é se cumprem com o prometido.
(E seja lá quem for, este conceito é bastante interessante e será benéfico para os utilizadores a longo prazo.)
Em vez de estarem a re-vender remakes de jogos (tal como tem acontecido com os filmes) não me importaria de voltar a jogar alguns jogos originais como o Tomb Raider, ou Half-Life, desde que os seus graficos estivessem mais actualizados. :)
o primeiro tomb raider com gráficos actualizados?!?
ResponderEliminaronde é que viste isso? eu quero! ;)
Estava a dar exemplos. :P
ResponderEliminarMas o TombRaider teve um remake qualquer que era o original com gráficos actualizados... acho eu...
O Mário dirá, que ele costuma acompanhar de perto todas as coisas da Lara Croft.
Ou melhor... quase *todas* as coisas dela. ;)
Teve sim senhor! E já agora onde é que viste esses exemplos? Não se podem começar assim rumores do nada!! Monkey Island First Person Shooter??? Aonde?!?! ;D
ResponderEliminarYa.. Tomb Raider Legend...
ResponderEliminarMas não era bem um remake! Era a mesma história e os mesmos cenários, mas muito melhorado! Sem dúvida, para mim, o melhor TOMB RAIDER de sempre!
Quanto ao Monkey Island, vai sair de novo com o nome de Gorila Continent... Sabes que entretanto tanto o macaco como a ilha já cresceram :P