A PS6 ainda está a alguns anos de distância, mas a Sony já começa a falar das melhorias que a futura consola irá trazer.
A Sony e a AMD começaram a levantar o véu sobre o que poderá estar por trás da próxima geração de consolas PlayStation, e o que foi revelado promete uma revolução na eficiência e qualidade gráfica. Mark Cerny, arquitecto principal da PS5 e PS5 Pro, juntou-se a Jack Huynh, responsável pela divisão de computação e gráficos da AMD, para falar sobre os avanços conjuntos que estão a desenvolver para o futuro - nomeadamente para a PS6, prevista para chegar "dentro de alguns anos".
As novidades centram-se em tornar os GPUs mais rápidos e eficientes, especialmente no processamento de ray tracing e path tracing, técnicas essenciais para realismo visual. A AMD vai introduzir os Radiance Cores, unidades dedicadas à gestão desses cálculos (à semelhança dos RT Cores da Nvidia), libertando outros componentes para processar texturas e shaders. Esta tecnologia também deverá aparecer nas próximas placas gráficas AMD e, previsivelmente também em futuras consolas Xbox (que deverão manter GPUs AMD).
Outro avanço importante é o novo sistema de compressão universal, que substituirá o método Delta Color Compression usado na PS5. A nova abordagem comprime tudo no pipeline gráfico, permitindo maior detalhe, maior framerate, e melhor eficiência energética. A AMD também confirmou melhorias nas técnicas de upscaling com AI, como o FSR Redstone e o Neural Radiance Caching, que deverão ajudar a manter uma maior qualidade visual com menor esforço de hardware.
Estas optimizações poderão beneficiar não só a futura PS6, mas também uma enventual nova PlayStation portátil. O foco na eficiência e menor consumo energético encaixa perfeitamente num formato portátil, onde essas questões se tornam num elemento crítico.
Do lado concorrente, a Xbox atravessa uma fase negativa, em que é acusada de trair a confiança dos jogadores com o aumento de 50% na subscrição Xbox Game Pass Ultimate, que tem feito com que muitos fãs de longa data digam que irão mudar-se para a PlayStation.
sábado, 11 de outubro de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)











Sem comentários:
Enviar um comentário