A AMD apresentou o FSR 3.1, que resolve alguns dos problemas do FSR 3.0 e promete ajudar os jogos, até nas placa gráficas Nvidia.
Há muito que as placas gráficas começaram a fazer "batota" para melhorar o desempenho nos jogos (não que isso seja necessariamente "mau"). Isso foi feito à custa de tecnologias de upscaling, que geram imagens em resoluções inferiores e depois redimensionam a imagem para uma resolução superior, e também com interpolação de imagens, criando frames intermédios para melhorar os frames por segundo.
Com o FidelityFX Super Resolution 3.1 da AMD temos melhorias a nível da redução dos efeitos de cintilamento e de artefactos causados por movimento rápido, que se faziam notar na versão anterior. A AMD também permite que os developers tenham mais liberdade de escolher quais as funcionalidades que querem aplicar, em vez de ser "tudo ou nada"; o que permite que o sistema de interpolação de imagens possa ser usado por GPUs da Nvidia das que suportem DLSS upscaling mas não a geração de imagens (como nas séries 20xx e 30xx).
A AMD também quer facilitar a vida aos developers criando uma API genérica de acesso a estas funcionalidades (ao estilo do DirectX) de modo a que possam automaticamente tirar partido das melhorias futuras sem que tenham que mudar os jogos para cada versão. Uma medida positiva mas que chega tarde demais, considerando que a MS também já anunciou a criação do DirectSR com o mesmo intuito.
segunda-feira, 25 de março de 2024
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