sábado, 12 de junho de 2021

Microsoft reforça xCloud com Xbox Series X

A Microsoft continua a apostar em força na modalidade de jogos xCloud via streaming, que dispensam a necessidade de sequer ter uma consola em casa.

A MS está consciente de que, neste momento, detém uma vantagem sobre os seus rivais a nível da universalidade dos seus serviços, e não está disposta a deixar que a concorrência tenha tempo para se aproximar. O serviço xCloud prepara-se para chegar a todos os dispositivos, incluindo iPhones e iPads, através de um cliente web. É algo que tem estado a ser testado há vários meses, e que agora se aproxima da data de lançamento oficial para todos. Mas, melhor ainda, é que o serviço xCloud vai ter direito a upgrade (interno), passando os jogos das Xbox One para as mais recentes Xbox Series X; o que significa que teremos acesso a qualidade gráfica melhorada e, mais importante ainda, a tempos de carregamento substancialmente reduzidos.

De resto, os tempos de carregamento são uma das coisas mais anacrónicas que se pode ter nos serviços de streaming de jogos. É que temos acesso instantâneo aos jogos, mas depois podemos passar dezenas de segundos à espera em ecrãs de loading! Coisa que com o upgrade da xCloud para as Series X, deverá deixar de ser um problema.
Também interessante, e como já tínhamos antecipado, o serviço xCloud irá estar disponível directamente em várias Smart TVs, e também via um xCloud Stick para todas as outras TVs, dando acesso a todos os jogos xCloud directamente num televisor ou monitor sem necessidade de se ter uma Xbox. E, também para contemplar essa opção, a MS diz que irá disponibilizar novas modalidades de subscrição só para xCloud - já que actualmente o serviço só pode ser subscrito em conjunto com o Xbox Game Pass, que dá acesso a centenas de jogos, estilo Netflix.

E por último, outro dos nossos pedidos vai ser conretizado: vai ser possível usar o xCloud também a partir de uma Xbox. Pode parecer uma coisa desnecessária, mas longe disso. Assim será possível aceder a jogos sem que seja necessário instalá-los e ocupar espaço, além de permitir experimentar novos jogos sem necessidade de fazer download de dezenas de gigas, ou até de começar logo a jogar um jogo enquanto esses gigas estão a ser descarregados e instalados, para não falar de que permite que uma Xbox One normal possa ver como são os jogos numa Xbox Series X. Será algo um pouco "inception-style", estar a jogar um jogo Xbox numa Xbox mas sem que esteja a ser execcutado nessa Xbox - mas será interessante. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails