quarta-feira, 16 de março de 2016

PlayStation VR chega em Outubro por €399


Depois dos preços exorbitantes dos Oculus Rift e HTC Vive, é a vez de - finalmente - a PlayStation revelar os detalhes e preço do seu PlayStation VR, que poderá ser o grande vencedor desta primeira fase da realidade virtual para o grande público.

Depois de muita espera, ficamos a saber que o PlayStation VR da Sony chega em Outubro e irá custar 399 euros. Não é um preço tão barato quanto seria desejável (esperava sinceramente que fosse algo na casa dos 299 euros) mas, fica bem abaixo do preços dos Oculus Rift (mais de 600 euros) e HTC Vive (mais de 800 euros).

O PlayStation VR usa um ecrã OLED de 5.7" com resolução Full HD (e subpixeis RGB), resultando em 960x1080 pixels para cada olho. Este display pode funcionar a 60Hz e 120Hz, e permite um campo visual de cerca de 100º.

O que podemos encontrar na caixa:
  • Dispositivo PlayStation VR
  • Unidade do processador
  • Auriculares estéreo
  • Cabo HDMI
  • Cabo USB
  • Adaptador de CA e cabo de alimentação
  • Adaptador de ligação do dispositivo de RV

No meetup de Realidade Virtual tive oportunidade de falar com pessoas que já estão a trabalhar com este sistema, e que confirmaram que embora a qualidade de imagem possa estar um pouco abaixo da dos Rift e Vive, tem vários outros aspectos em que ganha claramente... como a nível do conforto de utilização. Em vez de pressionar os olhos e nariz, o PlayStation VR fica "suspenso" à frente dos olhos, e isso acaba por eliminar muitos problemas.

Infelizmente, também aqui estamos perante uma situação com custos extra escondidos. Se nos Rift e Vive é quase certo que se tenham que gastar (muitas) centenas de euros extra a fazer upgrade ao PC para que consiga estar à altura das exigências da Realidade Virtual; no PlayStation VR temos também que somar o custo de uma PlayStation Camera (obrigatória) e controladores PS Move Motion (opcionais mas recomendados) que não estão incluídos no conjunto e se tornam necessários para muitos dos jogos VR que a Sony promete ter prontos na data de lançamento. É algo que, para quem ainda não os tiver, representará cerca de mais 100 euros a somar aos 400 euros do PS VR.

Ainda assim, pode considerar-se que é um custo "aceitável" (se optassem por um sistema VR no PC, só a placa gráfica necessária andaria perto deste valor - a somar aos 600/800 euros dos óculos VR propriamente ditos). Para além disso, é um valor próximo daquele que estes jogadores já pagaram pela PS4, e que por isso fica dentro do "limite" que poderão considerar aceitável. De qualquer forma, já se sabe que a evolução será explosiva ao longo dos próximos anos e eventualmente teremos coisas muito melhores a preços bastante mais acessíveis - mas até lá... é este o preço a pagar para quem quiser acompanhar a linha da frente desta ofensiva VR.







E também vamos ter Star Wars em VR na PS4 :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails