quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Nintendo Wii U - Apresentação de Jogos para o Natal 2013

A Nintendo apresentou em Lisboa a nova gama de jogos para a Wii U para a época de Natal de 2013. O Luis Correia esteve lá e conta-nos como foi.


A época de Natal aproxima-se, e sabendo-se que uma das prendas mais desejadas (de miúdos e graúdos) são as consolas de jogos, a Nintendo não deixa passar a oportunidade para mostrar as mais valias da sua Wii U com novos jogos que tiram cada vez mais partido do seu peculiar controlador com ecrã touchscreen integrado.

O espaço onde decorreu esta apresentação era amplo e suficiente para se poderem analisar os jogos com tranquilidade. Como é também costume, todo o ambiente era informal e animado pelas assistentes que dominavam cada um dos jogos em demonstração. Logo à entrada tinhamos o novo Wii Party U, que integra um dos packs que pode ser comprado a partir de 25 de Novembro, e que está focado para múltiplos mini jogos divertidos em família e com amigos.

Este pack contém uma consola Wii U branca de 8GB, barra de sensores, Gamepad branco e um comando Wii Plus, trazendo os jogos Wii Party U e o Nintendo Land.

Estes jogos estão destinados a entretenimento da família, em que muitos deles são jogados a dois com o gamepad, trazendo assim uma dimensão diferente do jogo tradicional.


Ao lado estava em demonstração o jogo Mario & Sonic at Sochi 2014 Olympic Winter Games, onde consegui demonstrar a minha total inépcia para o jogo, como podem ver nesta imagem.

Tive também oportunidade de estar largos minutos a explorar a selva tropical com o Donkey Kong Country - Tropical Freeze, jogo este que contrariamente ao que se poderia imaginar é jogado com os comandos da Wii, nomeadamente o Wii Plus e o Nunchuck. O jogo é de plataformas interessante, mas que nos "dá trabalho" pois podemos destruir o cenário, fazendo o movimento de "tocar bateria" com os dois sensores. Muita frustração para passar os níveis, mas muita diversão também.

Para demonstração estavam também presentes outros jogos, dos quais gostaria de destacar o Disney Infinity, um jogo onde podemos intereragir com diversos personagens bem conhecidos, no mundo deles ou nos outros.

Nada como espreitar o vídeo oficial do jogo para se perceber melhor a mecânica do mesmo.

A gama de jogos vai para lá da oferta da Nintendo, pois existem também todos os jogos 3rd party, como o Call of Duty Ghosts e o Assassins Creed, que fazem parte do conjunto de jogos para as consolas actuais, das quais a Wii-U faz parte.


Em conversa com o responsável da marca em Portugal, Jorge Vieira, ficamos a saber que mesmo numa altura de "crise", o volume de vendas da Wii-U continua a estar acima do esperado. Do lado dos jogos para as consolas portáteis, a Nintendo Portugal foi surpreendida na release do novo Pokemon X, que esgotou no fim de semana de lançamento.


Ed. - Vamos lá ver se a época de Natal ajuda a Wii U a ganhar popularidade para que mais developers se dediquem a trazer para a plataforma os seus jogos mais recentes e a dar uso às suas potencialidades. Embora também a Sony e MS estejam a investir em tecnologias "second screen" que permitem usar smartphones e tablets como controladores e ecrãs adicionais, é preciso não esquecer que depois na prática as coisas nem sempre funcionam como se poderia esperar... ora tentem manter as mãos num controlador clássico e depois tentarem mexer no ecrã do smartphone ou tablet que tem que estar pousado em qualquer lado, ou que no pior momento receberá uma notificação e que um toque por engano vos atira para outra app ou para o menu principal, etc. etc. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails