segunda-feira, 18 de março de 2013

Gears of War: Judgement


Este fim-de-semana tive a oportunidade para fazer uma maratona do novo Gears of War Judgement, e depois de 10h de jogo "sempre a andar" para chegar ao final da campanha, deixem-me que vos diga que... valeu bem a pena.

Não seria fácil para ninguém trazer-nos um quarto capítulo de uma saga desta dimensão que conseguisse rejuvenescer o universo de jogo. No entanto, fizeram-no.


 Em Judgement - tal como o nome indica - começamos com os nossos quatro heróis (Baird, Cole, Paduk, e Sofia) em maus lençois, a serem julgados sumariamente no campo de batalha por algo que... ainda não sabemos.

Tinham-nos prometido que este novo Gears seria uma experiência cinematográfica; e mal sabia eu até que ponto eles o iriam cumprir. Desde as cenas iniciais, em que ficamos a pensar se serão em vídeo, mas que rapidamente se descobre que não - que são mesmo os visuais produzidos pelo magnífico motor de jogo - que podemos dizer que estamos perante um filme épico.

O jogo vai-se desenrolando à medida que cada um dos personagens vai contando aquilo que se passou, o que funciona de forma perfeita: tanto para nos prender a atenção e descobrirmos o que se passou, como nos dando a oportunidade de controlar cada um dos personagens. Os visuais que nos impressionam nas cenas iniciais vão-se sucedendo ao longo do jogo, e sem nunca nos fazer sentir que estamos num mero "filme interactivo" como alguns outros jogos cometem o erro de fazer.

O único ponto que deixou um pouco a desejar foi o nosso "grande inimigo", que aparece em cena perto do início, mas que depois só volta a aparecer mesmo no final (e sem ter o impacto que seria desejável).


Para incentivar o "replay" do modo campanha, e para além dos diferentes níveis de dificuldade, temos ainda a opção de aceitar algumas condições extra de dificuldade, que nos propõe tempo mais reduzido, visibilidade limitada, selecção de armas reduzida e poucas munições, etc.

Depois do modo de campanha segue-se o modo multiplayer (que não pude explorar por não ter ainda com quem jogar - vai ser algo que farei nos próximos dias - mas há um modo que nos permite jogar contra inimigos com inteligência artificial). Mas, optei por seguir o modo de campanha adicional que nos leva de volta ao Gears of War 3, para jogarmos a parte do jogo em que Baird e Cole se separam dos seus colegas para irem buscar reforços - e que nos apresenta uma missão verdadeiramente épica e que dá mesmo gosto jogar! (Não quero estragar a surpresa, mas acreditem que vão achar fenomenal. :)


Bem, agora é tempo de voltar ao combate, e explorar os novos modos multiplayer Survival e OverRun que estreiam a nova escolha de classes (engenheiros, soldados, médicos, scouts) cada um com as suas próprias características...

Gears of War Judgment: jogo obrigatório para acompanhar todas as Xbox 360 que andam por aí - e que nos mostram o "impossível" de fazer um jogo que tem este aspecto visual, e que nunca nos faz desesperar com tempos de loading durante o jogo. Uma coisa é certa: se eles conseguem fazer um jogo assim numa Xbox 360 com hardware mais que ultrapassado... até dá arrepios pensar o que será possível fazer-se na sua sucessora que deverá chegar ao mercado no final deste ano!

1 comentário:

  1. Eeheh... continuo a não perceber como é que consegues estar a par de "tudo" e ainda ter tempo para jogar à moda antiga ;)

    Quanto ao jogo o que me desperta mais curiosidade é que ao que sei ele foi feito por parte da equipa que fez o Bulletstorm (um dos jogos que mais gostei dos últimos anos e que infelizmente pouca gente conhece)

    Agora o terceiro capitulo esse já eu não o joguei ;(

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails