terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ninja Gaiden 3 Razor’s Edge para Wii U


Para todos os que pensassem que a Nintendo iria ter medo de trazer alguns jogos mais violentos para a sua nova Wii U (não que isso estivesse em causa, pois o Zombie U fazia parte dos jogos de lançamento), a resposta fica dada com a chegada do Ninja Gaiden 3 Razor’s Edge já no próximo dia 11 de Janeiro.

Pesando uns consideráveis 5GB que darão bom uso à vossa ligação de internet para ser descarregado (e no meu caso, mesmo tendo dito para a Wii U só se desligar após o download - durante a noite - no dia seguinte quando a liguei descobri que o download afinal tinha ficado a meio. Felizmente, essa segunda metade que faltava veio bem mais rápido... e lá pude começar a jogar.)


A Nintendo decidiu repescar a saga Ninja Gaiden para demonstrar as capacidades da nova Wii U, e o resultado... não desilude.

Desta vez não só podemos controlar o nosso ninja Hayabusa e acompanhá-lo durante a sua evolução e batalha interior entre o bem e o mal; como podemos controlar também a mais delineada ninja Ayane - que não tem qualquer pudor em esventrar os seus inimigos e ficar manchada de sangue.


Sangue esse que felizmente há muito, e com fartura! Este não será definitivamente um jogo para crianças ou pessoas impressionáveis, pois aqui podemos cortar braços, pernas e cabeças dos inimigos sem dó nem piedade... sendo que mesmo sem metade de uma perna ou braço, eles continuarão a lutar. Não sei se ficará muito mal dizê-lo, mas: para mim é extremamente divertido poder fazer esta carnificina (mas só no ecrã obviamente! :)

À medida que vamos avançando no jogo vamos acumulando "karma" que depois pudemos usar para desbloquear novas habilidades e poderes - que bem vão fazer falta para os níveis mais avançados, onde temos que enfrentar inimigos mais perigosos e monstros que... bem, não vos quero estragar a surpresa.

A variedade de níveis é interessante, passando por paisagens citadinas, selvas tropicais, desertos, edifícios futuristas, e até... voando pelos ares. Em todos eles podemos apreciar a qualidade das imagens HD que a nova Wii U é capaz de produzir - mesmo se por vezes se notem que algumas texturas não estão à altura do que seria desejável. De qualquer forma é engraçado ver a Wii a gerar tudo "sem esforço" (e a aparentemente 60fps, sem quebras ou atrasos - por muito complicado que seja o cenário ou com dezenas de inimigos no ecrã.)

Para um jogo de (quase) lançamento, serve como bom indicador para aquilo que se poderá vir a fazer na segunda ronda de jogos em que os developers já souberem tirar melhor partido do hardware.

Melhor partido do hardware deveria ter sido usado no GamePad, já que o ecrã fica apenas a mostrar possíveis "combos", e também dando acesso ao ataque especial, mudança de armas, etc. Tudo coisas que... pouca diferença fariam se estivessem acessíveis através de botões ou "menus" num controlador convencional. Sim, é possível jogarmos unicamente no GamePad, enquanto alguém vê outra coisa na TV... mas, penso que teria sido desejável dar algum uso mais inovador ao ecrã do GamePad durante o jogo. Mas, tal como disse... penso que será coisa que só começará a ser verdadeiramente aproveitada na segunda geração de jogos Wii U.


Para depois do lançamento estão prometido mais personagens que se poderão descarregar para entrar nas nossas batalhas.


Referência final para a restrição algo caricata de que, sendo um jogo "violento", apenas pode ser descarregado da loja online da Nintendo a partir das 23h da noite. É uma limitação um pouco ridícula mas que parece ser necessária por causa das leis alemãs - no entanto, esperemos que a Nintendo reconsidere este ponto, de forma a que cada um tenha a liberdade de poder comprar e descarregar o jogo como e quando muito bem entender. Especialmente considerando que será um jogo recomendado para todos os que compraram recentemente uma Wii U e a queiram variar um pouco dos universos simpáticos do Super Mario.

(Quanto a mim, já começo a salivar é por um Metroid Prime para a Wii U! :)


Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails