quinta-feira, 15 de março de 2012

Mass Effect 3 - Primeiras Impressões


Finalmente chegou o dia em que o Mass Effect 3 me chegou a casa. Tendo jogado recentemente os Mass Effect anteriores em sequência, e no tempo de espera me ter entretido com o Mass Effect Infiltrator no iPhone, e também com a App de acompanhamento do jogo o ME3 Datapad (que infelizmente está cheio de bugs, e diz recorrentemente que não tem ligação à internet, e e exige que se faça login na conta origin de cada vez que se regressa à App!) foi com bastante ansiedade que abri a caixa do jogo (com 2 DVDs, e a chatice de ter que os trocar de vez em quando) e o inseri na minha Xbox 360.

Tendo jogado a demo, que inclui o nível inicial de introdução, já sabia o que me iria esperar... O que não esperava é que novamente as palhaçadas anti-pirataria se tornassem no incómodo que são e que demonstram porque motivo tantos jogadores poderão optar por meios ílícitos para conseguirem jogos que - pelo menos - funcionam!

É que mal arranquei o jogo pela primeira vez sou imediatamente confrontado com uma mensagem a dizer que é necessário uma conta na rede Origin da EA (sim, é coisa "habitual" nos jogos da EA, e já acontecia nos jogos anteriores). De igual modo, para poder jogar o jogo é necessário introduzir um código de activação... o tal que impossibilita que emprestem o jogo a qualquer amigo, e que reduz significativamente o seu valor caso o pretendam vender em segunda mão, já que o utilizador seguinte terá que pagar uma nova activação.

E como não podia deixar de ser, começaram logo aí os problemas... insiro o código e... nada...

... O download ficou encravado de qualquer maneira, e lá tive eu que andar a ir ao histórico das transferências, e forçar novo download... Defintivamente, não é a experiência que alguém deseja quando quer jogar um jogo pelo qual pagou 50 ou mais euros!

Após estes stressantes minutos, lá consegui finalmente entrar no jogo e, esperava eu, importar o meu personagem que me tem acompanhado desde o Mass Effect inicial. A opção estava lá, é certo... mas ao seleccioná-la levo com um aviso de que não é possível importar as características faciais do meu "boneco", pelo que tenho que utilizar um dos modelos fornecidos, ou voltar a modelar um à minha vontade.

... Não é que seja coisa crítica... mas depois de terem feito a coisa bem feita no ME2, que desculpa poderão dar para que o processo não se passasse sem incidentes neste ME3? Indesculpável.


E por fim, lá comecei finalmente a jogar o ME3... Uma coisa que se esperaria que pudesse ser feita em poucos segundos; mas que no total demorou mais de 15 angustiantes minutos a rogar pragas contra a EA e estas suas políticas...

Espero bem que a próxima Xbox abandone os discos, e que pelo caminho trate do assunto destas palhaçadas de autenticações. Quando compro uma App no iOS ou Android, compro e está feito; não sou tratado como criminoso que tem que validar a sua autenticidade a cada 5 minutos... É tempo de as empresas entenderem que é assim que tem que ser!

1 comentário:

  1. Estranho todas essas situações que tiveste.
    Naturalmente que concordo com tudo o que referes quanto ao DRM, pois efectivamente é vergonhoso, mas de resto nada tive a assinalar.

    O jogo instalou sem problemas nenhuns... Falas aliás de um download que não me recordo de ter feito.
    E no que toca à importação facial também não tive problemas, ela carregou e apareceu tal como sempre, apesar de desta vez ter, por opção, usado a cara default do Sheppard.

    As minhas queixas quanto a este jogo são outras, nomeadamente o DLC de dia um que foi claramente roubado do jogo, como já alguém o demonstrou e inclusive publiquei na Pcmanias (http://www.pcmanias.com/como-activar-o-membro-dos-prothean-na-equipa-em-mass-effect-3-sem-necessitar-do-dlc-from-ashes/), assim como o saber que, independentemente de tudo o que fiz nos dois jogos iniciais, e no decurso deste terceiro o resultado final vai acabar da mesma forma... E não é bem...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails