sábado, 16 de janeiro de 2010

Project Natal Vs Sony Wand

Mais um artigo que me chega do meu amigo Mário e que analisa os novos controladores que estão prestes a chegar. Ressalvo apenas que, uma vez que nenhum deles se encontra ainda disponível, deverão ter isso em consideração - já que as coisas poderão revelar-se bastante diferentes quando tiveremos oportunidade de testar realmente ambos os sistemas. No entanto, com base no que é conhecido (e esperado) este comparativo aponta os pontos fortes e fracos de cada um deles.

Artigo escrito por Mário Ferreira

Com o aparecimento da Nintendo Wii e o seu Wiimote vimos a forma de interacção com os videojogos ser totalmente revolucionada: O simples pressionar de botões passou a ser substituído por gestos, sendo estes muito semelhantes aos movimentos que a personagem por nós utilizada pretende executar. Desta forma, a título de exemplo, um golpe de espada anteriormente associado ao pressionar de uma tecla, passa a ser executado com um movimento transversal como se efectivamente estivéssemos a efectuar um golpe com uma espada real.

Tal foi conseguido graças aos acelerómetros embutidos no comando da Wii, o Wiimote, que medem o movimento relativamente aos diversos eixos verificando desta forma o gesto executado pelo utilizador.

A introdução desta tecnologia revelou-se uma verdadeira mina por explorar. A Wii tornou-se na consola mais vendida desta geração e o seu estilo inovador de jogabilidade apresentada por estes revolucionários comandos apelaram a todos, mesmo aqueles que até então nunca se haviam mostrado interessados em jogos de computador.

Naturalmente, Microsoft e Sony, os concorrentes, mostraram interesse em ter tecnologia semelhante nas suas consolas que, apesar de tecnologicamente muito superiores, estavam a perder clientes por não inovarem neste campo.

Desta forma ambas as empresas apresentaram os seus projectos: NATAL por parte da Microsoft, e WAND (Varinha, em português) por parte da Sony.

O Projecto NATAL


O pretendido pela Microsoft não se tratava de uma réplica, devidamente melhorada e explorando as potencialidades da sua consola, a Xbox 360, do que a Nintendo já oferece. Pelo contrário, a Microsoft pretende inovar de forma revolucionária.

Para tal, a sua proposta passa por um sistema baseado em câmaras de vídeo ligeiramente desfasadas que filmam o jogador e analisam os seus movimentos de forma tridimensional. A ideia é que o próprio jogador seja o comando da consola (“you are the controller”).

Desta forma, e tomando como exemplo um jogo de automóveis, um jogador sentado no seu sofá apenas precisa de virar os braços simulando um volante, e mexer o pé simulando o acelerador, que o sistema detecta e executa as acções indicadas.

Apesar de a Microsoft prometer uma revolução, a verdade é que esta tecnologia não é verdadeiramente uma novidade, pois já foi introduzida à muitos anos pela Sony no seu Eye Toy, de forma mais simplificada do que a agora apresentada, e sem se revelar uma verdadeira revolução pela pouca precisão apresentada.

Apesar das promessas de melhoria face à tecnologia anterior, a realidade é que até ao momento todas as mostras do produto foram feitas em ambientes controlados quer a nível de ruído, quer a nível de iluminação, de espaço e de ruído (perturbações de outras pessoas máquinas e objectos). No entanto, se no interior de nossas casas, com espaço limitado, objectos e pessoas a coisa se portar como previsto, o projecto NATAL será efectivamente revolucionário, mas até lá o cepticismo tem forçosamente de imperar.

(Ed. Relembro apenas que o Natal da Microsoft não é "apenas" uma webcam, nem a tal deve ser comparado. O que nos foi prometido, e que se espera ver concretizado, é um sistema que funcione de forma semelhante a um scanner laser 3D LIDAR, e que funcionam sem depender das condições de iluminação. Eles próprios disseram: "unlike other devices, the "Project Natal" sensor is not light-dependent". Supostamente saberá até prever a posição de partes do corpo que se encontrem escondidas, com base nas parte visíveis. Para além disso, é suposto trazer processamento de som avançado que reconhecerá múltiplos intervenientes em simultâneo em pontos diferentes da sala. Se irá conseguir satisfazer todas as expectativas... isso será outra história.)



Playstation WAND


A proposta da Sony é bastante mais conservadora. Trata-se de um sistema em tudo semelhante ao usado pela Nintendo da sua Wii, mas que acrescenta um método de leitura posicional feito recorrendo ao uso da Playstation Eye. Para tal, o sistema possui uma cabeça colorida que facilita a leitura da sua posição pela câmara.

O protótipo apresentado não é verdadeiramente bonito, tendo já ganho o apelido de “o Dildo”. Cá entre nós “o Pilas” seria um nome bem melhor, apesar que o mais certo é o produto final não possuir o mesmo aspecto.

As verdadeiras inovação deste sistema de controlo são a capacidade na leitura 1:1 dos movimentos executados, ou seja, o que a personagem executa é uma cópia fiel e instantânea do gesto realizado pelo jogador.


Esta é uma lacuna do Wiimote da Wii. O sistema revela-se incapaz de ser sensível ao ponto de replicar pequenos movimentos, especialmente os de rotação do comando. Para compensar tal a Nintendo lançou um periférico extra, o Wiimotion Plus que acrescenta sensibilidade ao comando original para uma experiência mais realista. Mas apesar de reconhecer as grandes diferenças existentes com e sem o seu uso, a realidade é que a pequena capacidade de processamento da consola acaba por se revelar o factor limitativo ao não permitir verdadeiramente implementar jogos que se mostrem simultaneamente interessantes a nível gráfico e sonoro, e fieis aos movimentos executados.

Mas dado que a proposta da Sony pode ser usado conjuntamente com a PS Eye (que se acredita ser de uso obrigatório pois a leitura da posição da cabeça do dispositivo é feita pela câmara), a tecnologia da Sony revela-se um misto entre o já oferecido pela Nintendo (devidamente melhorado) e o que se pretende oferecer no projecto Natal, à semelhança do que já existia no Eye Toy.

(Ed. Permanece a dúvida sobre como se realizará o controlo em jogos mais complexos. Até a Nintendo percebeu - logo desdeo início - da necessidade de controladores extra, como o Nunchuck para o controlo direccional. Falta saber como é que a Sony o irá fazer.)

Comparativo

Usando o Wiimote, a actual referência, como sistema de comparação, comparemos as duas propostas existentes e vejamos os seus pontos fortes e fracos:

Pontos fortes

Dado o parco conhecimento das tecnologias os pontos apresentados são apenas baseados nos vídeos apresentados pelas empresas e que foram revelados ao público.

Projecto Natal
Playstation Wand
Movimento 1:1
Movimento 1:1
Ausência de controlador
Possui botões de acção e direcção
Capacidade de interacção com as expressões do jogador, com a voz e respectivos movimentos
Capacidade de interacção com as expressões do jogador e com a voz (nunca foi referido pela Sony, mas o facto de usar a PS EYE revelam essa capacidade dado esta já fazer actualmente isso). Da mesma forma tal como já feito no Eye Toy o movimento do jogador pode ser captado, se bem que sem a qualidade esperada do sistema concorrente especificamente desenhado para esse efeito.
Interacção com uma consola potente e capaz de realizar grafismos e física de qualidade.
Interacção com uma consola potente e capaz de realizar grafismos e física de qualidade.

Aparente possibilidade de poder ser usado em qualquer estilo de jogo

A Sony afirma que todos os jogos futuros passarão a ter suporte para o seu periférico.

Ausência de lag na execução. Tempo real.

Possibilidade de se jogar todos os jogos em espaços restritos.

Distância ao televisor pouco relevante.

Iluminação existente pouco relevante.

Sistema não afectado pela presença de terceiros.


Pontos Fracos

Se indicar os pontos fortes é difícil dado não se ter nunca tido contacto com os sistemas, apresentar os pontos fracos parece mais fácil. Não que se possa garantir que estes pontos fracos efectivamente existirão, mas pelos receios levantados por aquilo que até ao momento foi possível ver-se. Naturalmente que a o projecto Natal irá levar com o grosso das criticas, uma vez que os pontos fortes acima anunciados para a “Wand” se revelam os pontos fracos do “Natal”

Projecto Natal
Playstation Wand
Existência de lag notório entre a execução do movimento e a realização do mesmo pela personagem do jogo
Uso de baterias ou pilhas que podem falhar quando mais se precisa delas.
Em jogos em que é  necessário captar o corpo todo é necessário espaço desobstruído entre o jogador e a TV

A fraca iluminação deverá ser um obstáculo à boa leitura dos movimentos.

Não adequado a todos os estilos de jogo (como se dispara ou se anda num FPS?)

Ausência de botões (como se dispara ou se anda num FPS?)

A compatibilidade com todos os jogos pode vir a ser algo irrelevante dada a impraticabilidade do uso do sistema em todo o tipo de jogos.

Como se comportará  o sistema face a terceiros presentes no mesmo sofá?

Dúvidas quanto à  sensibilidade do sistema final.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails