quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os Jogos da Minha Vida – Parte 3

(Ed. Eis a terceira parte do artigo do meu caro amigo Mário Ferreira, que resolveu colocar "no papel" aquilo que tantas vezes nos passa pela cabeça e que é tema recorrente sempre que falamos sobre jogos: quais os jogos que permanecem na nossa memória. Não se esqueçam de ler as restantes partes.)




3ª Etapa – Período de 1987 a 1990

De 1987 a 1990 a época foi marcada pelos 16 bits. O ATARI ST foi a minha máquina de eleição, nomeadamente o 1040 FM, com 1 megabyte de ram e o seu processador Motorola 68000 a 8 Mhz. Nesta fase sofri também a influência das “arcadas”/máquinas de café, mas a realidade é que esses jogos acabaram todos por possuir uma versão para o ATARI.
Foi uma época de mudança, pois o visual gráfico mudou radicalmente face ao apresentado pelo Spectrum, e era igualmente uma época onde o PC não se revelava interessante para jogos, dado que tecnicamente era bem inferior (a nível gráfico e sonoro), apesar de mais caro.


Eis os jogos que mais destaco neste período.

POLICE QUEST 1 – IN PERSUIT OF THE DEATH ANGEL– Atari ST - 1987
A série Police Quest foi constituída por vários jogos, e fui um apaixonado por todos. Comecei contudo a perder algum interesse pela mesma quando as aventuras deixaram de ser escritas – com comandos do género “pick up gun” – para passarem a ser “point and click”. No entanto, Police Quest 1 (na foto), 2 e 3, foram marcantes e merecem um lugar de destaque pela qualidade das histórias apresentadas e interacção apresentada.

Bubble Bobble – Atari ST - 1987
Bubble Bobble é um dos jogos de plataformas mais famosos de sempre. A sua jogabilidade é viciante e fabulosa, e a sua banda sonora fica na cabeça. Conversão das “arcades”, a versão ST é uma cópia fiel e fabulosa que naturalmente teria de estar nesta lista. Um dos melhores jogos de plataforma de sempre que quem não conhece, ou não é deste planeta, ou então nem imagina o que perde.
Lançado hoje, mesmo com os gráficos originais, este jogo estava condenado ao sucesso tal é a sua elevada jogabilidade e o nível de diversão imediata obtida sendo que existem mil e uma variantes do original lançadas ao longo do tempo por diversas editoras.


AFTER BURNER – Atari ST - 1988
Uma conversão directa das máquinas de “arcade”, after burner era um colosso de acção. Extremamente repetitivo mas com explosões e efeitos visuais constantes que enchiam o ecrã e o olho do jogador. Era rápido, frenético e viciante e a versão árcade possuía mesmo uma cadeira hidráulica que rodopiava. Fascinante e cativante sabia alternar muito bem entre os momentos mais pausados e os mais tensos.

OUT RUN – Atari ST - 1988
Um dos títulos mais famosos da história dos videojogos e das arcadas viu igualmente a luz no dia no Atari ST. Out Run era uma conversão quase fiel do jogo de corridas original, apenas desprovido do cockpit, volante e caixa de velocidades ai existente.
Out Run, pela sua qualidade gráfica e sonora, associada a uma jogabilidade viciante, foi um sucesso na altura e ainda hoje é recordado como um jogo que marcou um período. Naturalmente não podia faltar aqui!

F16 Combat Pilot – Atari ST - 1988
Um título impressionante. Ficava fascinado sempre que introduzia este jogo pela qualidade gráfica e realismo apresentado. Os objectos 3D no solo, as vozes de aviso digitalizadas, o realismo da pilotagem com sistemas que podiam ficar danificados individualmente, e muitos outros pormenores, tornaram este jogo no primeiro simulador de voo que me viciou.
Mais fascinante ainda era a possibilidade de ser jogado em rede e com computadores diferentes (algo inédito na altura). Cheguei a jogar este jogo ligado por um cabo RS232 usando um PC e um ATARI ST. O primeiro jogo de rede que alguma vez joguei.

SPACE QUEST 3 – THE PIRATES OF PESTULON – Atari ST - 1989
Space Quest foi uma saga de vários episódios, dos quais destaco os três primeiros. Dos mesmos produtores da saga Police Quest, a história era transposta para um jovem cadete da academia espacial – Roger Wilco – e as histórias passavam-se naturalmente no espaço e em planetas alienígenas.
Space Quest foi ainda mais marcante para mim do que Police Quest, e isto derivado do meu gosto pela ficção científica, mas começou, à semelhança da série anterior, a perder com a passagem para o “point and click”. Space quest 3, em particular (na foto), é um dos meus favoritos de sempre.

SPACE ACE – Atari ST - 1989
Se os gráficos alguma vez venderam jogos, então SPACE ACE foi um dos jogos que mais vendeu por esse motivo. Com uns gráficos de arrasar para a época e que podiam perfeitamente adaptar-se a títulos vinte anos mais recentes, este era um jogo visualmente ARREBATADOR.
Infelizmente esses gráficos tinham um custo que era a interactividade. No fundo o jogo era quase uma sequência vídeo onde o jogador tinha de apertar determinados botões em determinadas alturas de forma a não morrer. Como jogo nada de espectacular, mas os seus assombrosos visuais marcaram uma época e marcaram-me a mim também.

NORTH & SOUTH – Atari ST - 1989
Terá existido alguém que tenha jogado North & South sem ficar viciado? O jogo era simples e as partidas rápidas, consistindo na conquista de territórios e na supremacia do mapa (um pouco ao género do famoso “RISCO”). Mas o fabuloso eram as batalhas: Cada exército era composto por um batalhão de infantaria, um de cavalaria e um de artilharia, sendo que nas batalhas dois exércitos eram postos frente a frente (por vezes alguns mais equipados que os outros devido a reforços recebidos). A artilharia era a mais eficaz, mas vulnerável à cavalaria que se movia depressa. Essa por sua vez era vulnerável à infantaria que era carne para canhão para a artilharia.
Um ciclo interessante e que tinha de ser gerido de acordo com as escolhas do oponente pois apenas controlávamos um destes três de cada vez. Fabulosos gráficos e jogabilidade num jogo fascinante.

XENON 2 MEGABLAST – Atari ST – 1989
Quem nunca jogou ou viu Xénon 2 Megablast está a perder um dos melhores Shoot em Up’s alguma vez desenvolvido.
Com uns gráficos fabulosos e banda sonora digitalizada dos “BOMB THE BASS”, Xenon 2 megablast é um colosso de jogo.
A qualidade gráfica, variedade das armas, a fluidez do jogo, a variedade de inimigos, os bosses fenomenais e colossais, os upgrades, a quantidade de balas e inimigos no ecrã e tudo o mais fizeram de Xénon 2 um dos melhores jogos de tiro de todos os tempos. Tinha obrigatoriamente de estar nesta lista.

THE SECRET OF MONKEY ISLAND – Atari ST - 1990
Com a passagem para o “point and click” comecei a perder grande parte do interesse pelas aventuras gráficas, mas houve um título que marcou a reviravolta não só pelo seu sistema inovador, mas igualmente pelo regresso do humor e qualidade, quer gráfica quer da história. O seu nome: The Secret of Monkey Island, tornou famoso o sistema SCUMM desenvolvido pela Lucas Arts para o jogo Maniac Mansion e que inovou muitos sectores incluído a forma de interagir nos jogos “point and click” (lembro-me da famosa luta de espadas baseada em insultos verbais).
Vários jogos fenomenais foram lançados usando este sistema, mas The Secret of Monkey Island destaca-se pois foi aquele que mais qualidade e consenso apresentou, sendo dessa forma o que mais contribuiu para o tornar famoso.


Na 4ª Parte - iremos abordar o Período de 1990 a 1995

11 comentários:

  1. Há sempre muitos "essenciais" que falham em qualquer análise deste tipo... :)

    Basta começar a pensar em todos os jogos em que se perdiam semanas... e são mais que os que se poderiam colocar em qualquer lista.

    ResponderEliminar
  2. O Laser Squad teria um lugar sim senhor... Mas era na era Anterior, pois foi no Spectrum que o joguei. Pá, é como digo no inicio, há muito crime aqui dado que muitos jogos bons ficam forçosamente de fora.
    No entanto, ainda vou rever o artigo, pois tambem o pretendo colocar na minha página e só não o fiz ainda porque fiquei adoentado. Mas quem sabe nessa altura não revejo um ou outro ponto dadas as referências aqui feitas que são muito válidas?

    Acima de tudo é muito interessante ouvir as pessoas comentar e falar de outros jogos que na sua opinião deveriam estar aqui.

    ResponderEliminar
  3. Nuno, se tiveres 10 minutos para queimar aproveita e vê este vídeo antiguinho para relembrar os bons velhos tempos :D

    100 jogos do Amiga em 10 minutos

    ResponderEliminar
  4. Ahhhh o meu velhinho Amiga 500... por fala em jogos desta altura, alguém se lembra do Test Drive, do Lotus, do Robocop e do Total Recall?

    O N&S era divinal, até a música era fixe...

    Aqui vai algo que descobri no Vuze (http://www.onnetworks.com/videos/play-value/)

    ResponderEliminar
  5. @ARS

    Claro que sim! Eram/são obrigatórios. :)

    ResponderEliminar
  6. Eu parece estúpido mas nunca joguei num AMIGA :S que grande máquina que era.

    ResponderEliminar
  7. @Nuno

    Era mesmo... revolucionária para a época. Foi pena a Commodore não saber ter-lhe dado futuro...

    ResponderEliminar
  8. @Carlos

    Aqui vai um resumo da história da commodore, o C64 foi o computador mais vendido de sempre.
    Os outros videos também são interessantes, vão desde a história das arcades até às grandes rivalidades, nintendo, atari, sega, sony, tudo feito de uma forma bastante ligeira.

    http://www.onnetworks.com/videos/play-value/commodore64?autoplay=true

    p.s. sabiam que a sony só entrou no mercado porque a nintendo roeu a corda e preferiu a phillips para produzir um SNES-CD, que acabou por nunca ver a luz do dia...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails