Chegada a altura do natal a dúvida assombra aqueles que querem comprar um sistema para jogar. O que é melhor e o que compensa mais face aos jogos existentes e ao preço do sistema.
Vamos analisar os sistemas existentes de uma forma muito simples: Vamos verificar a qualidade dos títulos disponíveis, o nº de títulos disponíveis, qualidade e eficácia dos controlos, capacidade de interactividade, e o preço do sistema, de forma a verificar quais se revelam actualmente como melhor compra. Assim a cada um destes parâmetros será atribuída uma nota de 1 a 3 (abaixo da média, mediano, acima da média) e no final será feita uma média ponderada.
Qualidade dos títulos - 3
O PC é o sistema onde a qualidade dos jogos atinge o seu patamar máximo. Nenhum sistema apresenta uma qualidade gráfica ou sonora como a possível de se obter num PC - De 1 a 3, este sistema terá de receber um 3 por ser o que possui melhor qualidade nos títulos existentes.
Note-se que no caso do PC, para se obter a qualidade extrema é preciso um bom CPU e uma boa placa Gráfica, que tem o seu peso no preço.
Nº de títulos disponíveis - 3
Efectivamente o sistema para o qual são lançados mais jogos é o PC, o que representa mais uma vez a nota máxima. A compatibilidade é outro factor preponderante pois dado o número de anos em que o sistema está já no mercado o número de títulos disponíveis é incontável.
Controlos - 3
Os jogos de PC são sempre dos melhores cotados em termos de controlo. Apesar de não serem perfeitos o rato e o teclado continuam a ser dos acessórios de preferência, oferecendo uma capacidade de controlo única, muito superior às PADS. Determinado estilo de jogos mais complexos requerem um grande número de teclas para poderem funcionar de forma óptima, e somente com um teclado tal é possível, sendo que o mesmo se passa com a precisão oferecida por um rato. Pode ainda levar uma PAD e mesmo um Wiimote (por adaptação), mas não vamos considerar este ultimo nem aqui nem no campo da interactividade por não ser suportado de raiz, nem de forma oficial.
Interactividade - 2
A interactividade é a forma como o jogador pode interagir com o que se passa no ecrã. No PC podemos usar câmaras e microfones para comunicar ou interagir com o jogo, o que cria uma interactividade acrescida.
Preço do sistema - 1
Um bom sistema PC nunca ficará por menos de 1000 euros, pois só uma máquina nessa gama de preços poderá garantir um bom suporte a nível de jogos. Um bom processador e uma boa placa gráfica é um equilíbrio que é necessário efectuar! A nota 3 obtida na qualidade dos títulos está por isso associada a este 1 obtido aqui.
Nota ponderada: 2,4 valores
A PS3 é provavelmente a consola mais potente actualmente à venda, mas é assombrada por uma realidade, a falta de títulos de qualidade. Uma verificação permite constatar que até ao momento somente 5 títulos foram consensualmente considerados como merecedores de uma nota de 9 ou mais, sendo que desses 5, 3 desses títulos são multi-plataforma e obtêm o seu exponencial máximo no PC. Verificando a sua irmã mais velha, a PS2, constatamos que certamente esta situação é temporária uma vez que os grandes jogos da PS2 ainda não possuem versão PS3, e 2008 será provavelmente o ano da mudança, mas de momento os títulos e qualidade são muito reduzidos.
Nº de títulos disponíveis - 1
É triste dizer, mas a PS3 possui ainda muito poucos jogos. Tal não é um problema da consola, mas uma consequência da sua pouca idade. A consola possui apenas 1 ano de vida, e como tal o número de títulos comparativamente às restantes plataformas é pequeno. A compatibilidade com a PS2 poderia ajudar a colmatar a lacuna, mas não só ela não é uma realidade em todos os modelos, como na maior parte deles a compatibilidade é reduzida por ser por software e limitada, acrescendo que por vezes é problemática.
Controlos - 2
O controlo da PS3 é à base de uma PAD. Esta PAD perdeu parte da sua interactividade ao ser abandonado o sistema de vibração. Ganhou contudo ao ser acrescentado um sistema de detecção de movimentos, que apesar de funcional deixa muito a desejar quanto à sua sensibilidade e precisão. Não deixa de ser contudo uma PAD.
Interactividade - 1
A PS3 até ao momento ainda não viu serem lançados os periféricos necessários a uma boa interactividade. O sistema Eye Toy, um microfone e as campainhas buzz existentes na PS2 ainda não são uma realidade na PS3, e o sixaxis é uma desilusão.
Preço do sistema - 2
A PS3 pode agora ser adquirida a 399 euros na sua versão 40 GB. Apesar de ser ainda um preço elevado afasta-se do custo de um sistema PC. Extras que se podem considerar indispensáveis, necessitam de ser comprados à parte.
Nota Ponderada: 1,4 valores
Qualidade dos Títulos - 3
Se é verdade que os grandes títulos Xbox acabam no PC, também é verdade que os grandes títulos PC recebem normalmente uma versão XBOX. Apesar de a Xbox 360 não se pode comparar a um PC na qualidade dos títulos, o 2 seria uma nota injusta. Mas a verdade é só uma, a Xbox 360 possui jogos que justificam a sua compra.
Nº de títulos disponíveis - 2
A xbox 360 está já à dois anos no mercado, e o numero de títulos disponíveis é elevado. Não se pode contudo dizer que esteja ao nível de um PC, pois se nos PC's existe uma retro-compatibilidade com sistemas anteriores, na Xbox os jogos Xbox 1 perderam-se.
Controlos - 2
Tal como na PS3, o sistema de controlos é à base de uma PAD, que não se revela a melhor escolha para determinado tipo de jogos. Apesar de existir no mercado um teclado e rato para a Xbox 360, este não é compatível com todas as aplicações.
Interactividade - 1
Tal como na PS3, a Xbox 360 não possui ainda sistemas utilizados em larga escala que permitam uma interactividade diferente com os jogos que possui.
Preço do sistema - 2
Apesar de mais barata que uma PS3, a Xbox 360 ainda apresenta um preço elevado que não lhe permite enquadrar-se nas consolas mais baratas. Extras que se podem considerar indispensáveis, necessitam de ser comprados à parte.
Nota Ponderada: 2 valores
Qualidade dos Títulos - 2
Se é uma verdade que a Wii recebeu agora na época do natal vários jogos com notas elevadíssimas (Metroid Prime 3 e Super Mário Galaxy, por exemplo. Mário Galaxy é candidato ao titulo de melhor jogo de sempre, título actualmente nas mãos de Legend of Zelda: Ocarina of Time, e que pode igualmente ser jogado na Wii), é tambem verdade é que muitos dos títulos existentes para esta consola são apenas medianos. Apesar de tudo destacam-se pela diferença, pois apesar de não apresentarem um grafismo de ultima geração apresentam uma interactividade sem precedentes que os torna best sellers. Conta ainda com grande nomes da Gamecube, que infelizmente não são assim tantos devido à pouca implementação que essa consola teve no mercado.
Nº de títulos disponíveis - 2
Tal como a PS3, a Wii possui apenas um ano de vida, e como tal o numero de títulos disponível é ainda reduzido comparativamente às restantes consolas. No entanto tal é suprimido por uma compatibilidade perfeita com a Gamecube, o que alarga o leque de jogos disponíveis de forma radical, sem contudo chegar ao nível do existente para PC.
Controlos - 3
Apesar de não possuir um teclado de série, o Wiimote permite um controlo sem paralelo, com uma precisão idêntica em tudo à obtida com o rato e um teclado. Os comandos da Wii possuem nada mais, nada menos do que 8 teclas, um comando analógico e um digital e apontador por infravermelhos com detecção de movimentos. O que mais se pode desejar?
Interactividade - 3
Um sistema único. Apesar de no futuro alguns jogos poderem aumentar o leque de formas de interacção com a consola, sistemas como o Wiimote são únicos, oferecendo uma interactividade sem limites. Dada a compatibilidade com a gamecube, o hardware desta pode também ser usado aqui, e assim sistemas como as bongas (tambores) funcionam também nesta consola. O conceito de party games é a aposta da Nintendo e a originalidade na interactividade uma aposta forte.
Preço do sistema - 3
250 euros por uma consola que oferece uma experiência de interactividade única não é muito.
Nota Ponderada: 2,6 valores
Qualidade dos Titulos - 1
A PSP é talvez de todas as consolas a que menor número de títulos de qualidade possui. Não é que não possua grandes jogos, mas a verdade é que a maior parte deles existe para outras consolas com uma qualidade superior. A realidade é que esta consola não possui um título que após se jogar a pessoa sinta a vontade de investir dinheiro numa consola. God of War e Gran Turismo podem alterar essa realidade, mas são promessas adiadas.
Nº de títulos disponíveis - 2
O número de títulos para esta consola é elevado, apesar de faltarem os títulos matadores. Não deixa contudo de ter um leque de escolhas elevado, apesar de naturalmente não poder competir com um PC, que neste campo é inigualável.
Controlos - 1
Se comandar um jogo com uma PAD não oferece um sistema de controlo ao nível de um rato e teclado, a PSP corta ainda nesse aspecto ao apresentar apenas um comando analógico, em detrimento dos 2 encontrados nas consolas fixas. Tal limita muito as possibilidades de interacção, tornando-a na pior escolha do grupo a nível de controlos.
Interactividade - 2
A PSP possui já uma webcam, um sistema micro e uns headphones. Apesar de o número de jogos que tiram partido deste hardware ser reduzido ele começa a aparecer e assim este já se torna digno de figurar nesta contabilização
Preço do sistema - 3
A PSP é a consola que melhor relação qualidade/preço oferece, ao oferecer uma qualidade que apesar de inferior é comparável à de uma PS2. Pena que os jogos existentes não demonstrem mais essa aproximação.
Nota Ponderada: 1,8 valores
Qualidade dos Títulos - 2
A pequena DS é uma caixinha de surpresas. Apesar de parecer uma consola para miúdos, não o é. A qualidade dos seus títulos é assombrosa, apesar de naturalmente, como em todos os sistemas, estes serem apenas uma percentagem do total de jogos disponíveis. No entanto, a pequena DS possui alguns jogos assombrosos, que não só são originais no conteúdo, como marcaram mesmo a história dos videojogos. A DS é a consola que mais vende neste momento a nível mundial e tal não seria possível se os seus jogos não possuíssem qualidade. Não podemos contudo dar um 3, uma vez que apesar de a qualidade de um jogo não se medir pelos gráficos ou pelo som, esses são igualmente componentes do mesmo, e a DS nesse campo não é comparável a um PC, por exemplo.
Nº de títulos disponiveis - 3
O número de títulos para esta consola é elevado enorme. Acresce ainda uma compatibilidade perfeita com todos os sistemas Gameboy alguma vez lançados, o que eleva esse número para uns largos milhares de títulos.
Controlos - 2
A Nintendo DS pode ser comparada a este nível com uma PSP, com a agravante que não possui um comando analógico. No entanto, a consola suprime bem essa carência com um ecrã táctil que lhe permite um controlo muito mais preciso. Mais ainda, permite um tipo de precisão e rapidez de execução no controlo que mais nenhum periférico permite.
Interactividade - 3
A DS traz de série um microfone e um ecrã táctil. Possui ainda um sensor de temperatura usado por alguns jogos, bem como pode detectar o fecho da tampa, o que é igualmente usado por alguns jogos para interacção. Para a consola existe ainda um sensor de inclinação e uma webcam, entre outros. Apesar de não podermos considerar esta consola ao nível de uma Wii, a realidade é que até a passa em alguns campos, e com toda a certeza mostra uma capacidade de interactividade acima do restante hardware aqui em análise.
Preço do sistema - 3
De todas as consolas analisadas é a mais barata, e a que possui os jogos mais acessíveis. Isso diz tudo.
Nota Ponderada: 2,6 valores
Conclusões:
Pelo exposto verificamos a realidade. Os sistemas a possuir são claramente a Nintendo DS e a Nintendo Wii (o que não será de estranhar ao serem actualmente as duas consolas que maiores vendas a nível mundial apresentam). Ora se achamos que o mundo está errado, algo não está bem, e com certeza não são os outros que estão todos malucos.
Logo de seguida aparece-nos o PC, que naturalmente não poderia deixar de constar na lista de qualquer jogador digno desse nome. A nota deste sistema é prejudicada pelo seu preço elevado, mas caso isso não seja um problema o PC é sem sombra de dúvida o hardware que oferece a melhor experiência para jogos, ao ser o sistema mais potente do mercado e actualizável.
A Xbox 360 é o sistema que se segue. Se essa realidade deverá mudar em 2008 com o lançamento de grandes jogos exclusivos para a PS3, a realidade é que esses jogos não se encontram ainda disponíveis, e mais ainda, não foram ainda analisados para ser constatada a qualidade que se espera, sendo que a Xbox 360 poderá igualmente lançar jogos que ofusquem esses lançamentos da PS3. De momento, entre a Xbox 360 e a PS3 a Xbox parece revelar-se uma melhor escolha para quem quiser investir já.
Não surge igualmente como surpresa que a PSP passe a PS3 nas escolhas de qual o melhor hardware a adquirir actualmente. A lista de títulos é mais extensa e o preço é inferior. A PSP apesar de ter decepcionado um bocado o mercado e dai não se encontrar numa posição mais elevada é actualmente melhor escolha que a PS3. Não oferece alta definição, mas oferece bons jogos e portabilidade. Pena que a bateria só dure 3 horas (a da DS dura 8h).
A PS3 surge aqui como ultima opção. Tal retrata a realidade actual da consola, que não possui ainda grandes títulos, e especialmente títulos matadores daqueles que fazem vender hardware. É nossa opinião que a PS3 daqui a meia dúzia de meses poderia aparecer na parte cimeira desta lista, mas a análise e feita agora pensando no que está disponível no inicio de Dezembro de 2007, e a PS3 é pura e simplesmente a pior compra para esta altura. O futuro é o futuro, e não é uma realidade. Poderá ser brilhante ou não, isso é algo a ver, mas não vamos apostar no se, e sim no que é actualmente um facto, e o facto é que a PS3 é cara e não possui jogos que justifiquem a sua compra.
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