quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Steam deixa de suportar Windows 32-bit em 2026

Os jogadores que se mantiverem num Windows de 32-bit deixam de ter actualizações do Steam.

A Valve anunciou que vai deixar de suportar o Steam em versões de 32-bit do Windows a partir de 1 de Janeiro de 2026. O programa continuará a funcionar no Windows 10 de 32-bit, mas deixará de receber actualizações, incluindo de segurança, e o suporte técnico deixará de estar disponível para quem continuar nesse sistema.

O motivo da mudança está relacionado com drivers e bibliotecas de sistema que já não são suportados em 32-bit, dificultando a manutenção desta versão. Mas é uma decisão que não surpreende ninguém: o Steam já tinha abandonado o Windows 7 e 8 no início de 2024 e o Windows 11 nunca chegou a ter versão de 32-bit. Pelo que, na prática, o impacto será mínimo.

Segundo os dados da Steam Hardware Survey, a utilização de Windows em 32-bit é tão reduzida que aparece apenas como "outros", representando cerca de 0.05% dos utilizadores. Já o Windows 10 de 64-bit ainda está em mais de um terço dos PCs, enquanto o Windows 11 domina com quase dois terços. Importa notar que esta decisão não afecta a disponibilidade de jogos. Os títulos de 32-bit continuarão a correr normalmente em versões de 64-bit do Windows, já que estas mantêm compatibilidade.

Relembre-se também que, mesmo não sendo suportados, o Steam continua a funcionar no Windows 7 e Windows 8 - para quem se mantiver com esses sistemas antigos (embora seja fortemente recomendado que passem para um Windows mais recente).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails