Os utilizadores de iPhone na União Europeia já podem aceder à Epic Games Store e ao Fortnite, resultante das exigências do DMA na abertura da plataforma iOS da Apple.
A Epic Games tem sido uma defensora das app stores alternativas e do sideloading no iOS (até está a suportar as taxas da AltStore PAL), desafiando o que considera ser o controlo monopolista da Apple sobre a plataforma. Esta batalha intensificou-se em 2020, quando o Fortnite foi removido da App Store depois de a Epic contornar o sistema de compras na app da Apple para vender elementos do jogo. Agora, a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE está a dar à Epic uma oportunidade de mudança - embora ainda não da forma pretendida.
A versão iOS da Epic Games Store começa com uma pequena selecção de jogos, incluindo o Fortnite e Fall Guys. No entanto, a Epic promete expandir o catálogo ao longo do tempo, com o objectivo de alcançar os 100 milhões de downloads até ao final do ano, em OS e Android.
Apesar disto, a batalha da Epic continua. A Apple ainda está a aplicar a Core Technology Fee, uma taxa que faz com que a Epic tenha que pagar 50 cêntimos de euro à Apple por cada instalação da Epic Games Store, uma taxa cobrada anualmente. Esta taxa também se aplica às apps dentro da loja, o que significa que a Epic paga novamente quando os utilizadores instalam ou reinstalam o Fortnite. A Epic, juntamente com outras empresas como a Spotify, têm pedido à UE um acesso total à plataforma iOS sem estas taxas nem necessidade de aprovação da Apple para as lojas e apps.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário