Apesar dos rumores indicarem que a Valve estaria a trabalhar num Steam Deck 2, este Steam Deck OLED acaba por ser apenas uma versão "refrescada" da consola actual, mantendo o mesmo nível de desempenho (não tem suporte para nenhum modo "Turbo"). O que é novo o ecrã que passa a ser um OLED de 7.4" a 90 Hz, versus o anterior LCD de 7" a 60 Hz; com isto passa de 67% do sRGB para 110%, com pico de brilho HDR máximo de 1000 nits. Apesar do desempenho ser o mesmo, há algumas diferenças a nível de hardware interno, com um CPU AMD de 7nm "Aerith" a dar lugar a uma versão mais eficiente de 6nm "Sephiroth", com memória de 6400 MT/s (em vez de 5500 MT/s), e bateria de 50 Wh em vez de 40 Wh.
A ventoinha, um ponto bastante criticado na consola original, também foi revista, sendo agora maior e mais silenciosa. Temos ainda touchscreen com detecção de toques a 180 Hz, WiFi 6E, Bluetooth 5.3, e autonomia expandida de 3 a 12 horas (anteriormente de 2 a 8 horas).
Há ainda outras pequenas melhorias, como os bumper switches ficarem na mesma placa dos joysticks para substituição mais fácil, possibilidade de trocar o ecrã sem ter que retirar a tampa traseira, e possibilidade de se utilizar o microfone interno mesmo enquanto se usam headphones na ficha de 3.5 mm. O LED branco de estado também dá lugar a um LED RGB que pode dar melhor indicação do que se passa:
- Branco: ligada à corrente e a carregar
- Verde: ligada à corrente e com bateria a 100%
- Branco (piscar): booting
- Azul (piscar): actualização de firmware
- Laranja: ligado a um carregador lento
- Vermelho (piscar três vezes): bateria descarregada
- Vermelho (piscar): temperatura excessiva
Sem comentários:
Enviar um comentário