A Microsoft parece não conseguir resistir ao uso de tácticas abusivas para tentar forçar os utilizadores do Windows a usarem o Edge em vez do Chrome.
Ao longo das décadas a MS tem, por diversas vezes, recorrido a técnicas pouco apreciadas para promover os seus próprios produtos face à concorrência. Técnicas que até levaram a que o Windows apresentasse uma caixa com selecção de browsers alternativos.
Apesar disso, parece que esses velhos hábitos vão ressurgindo de tempos a tempos, e um dos testes mais recentes parece querer explorar os limites do que se pode considerar abusivo, apresentando popups a incentivar o uso do Edge que podem aparecer mesmo quando se está a meio de um jogo.
A MS disse já ter parado com estes popups, dizendo que não era sua intenção serem tão abusivos; mas o que é certo é que isto demonstra que a MS está a analisar os computadores dos uilizadores para determinar que estão a utilizar um browser concorrente (o Chrome) e em resultado disso instalam um programa adicional responsável por apresentar estes popups independentes, que nem sequer estão integrados nos popups mais comuns de sugestões que aparecem na secção de notificações do Windows.
Vai ser interessante ver se este tipo de coisa é admissível sob o Digital Services Act europeu, que já está a fazer-se sentir com a obrigatoriedade das plataformas terem que disponibilizar formas dos utilizadores verem os feeds daquilo que seguem sem manipulação por parte dos seus algoritmos.
quarta-feira, 30 de agosto de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário