terça-feira, 15 de março de 2022

DirectStorage da Xbox chega ao Windows

Quase dois após ter sido apresentado, o DirectStorage da Xbox chega finalmente ao Windows para acelerar os jogos PC.

A API DirectStorage foi estreada com a chegada da Xbox Series X/S, disponibilizando uma forma de acesso aos dados optimizada para sistemas que usam SSDs NVMe, e sendo também prometida a sua aplicação aos PCs. No entanto, essa promessa foi demorando, e demorando, e só agora se vai concretizar.

O DirectStorage apaga todos os pressupostos de que os sistemas de armazenamento são lentos, com uma arquitectura que permanecia praticamente inalterada dos tempos em que só se tinha acesso a discos rígidos, modernizando o sistema de acesso a dados para uma era em que temos disponíveis SSDs de alta-velocidade capazes de transferir mútiplos gigabytes por segundo - e optimizando o sistema para que esses dados possam ser transferidos rapidamente para o GPU, para beneficiar os jogos.
A principal vantagem será para os developers, que assim têm menos uma diferença entre um jogo criado para a Xbox e um jogo lançado para Windows, já que este DirectStorage fica disponível tanto para o Windows 11 como para o Windows 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails