sábado, 20 de novembro de 2021

Nvidia lança ICAT para comparação de frames

A Nvidia lançou uma ferramenta de comparação de frames para promover as vantagens do DLSS face ao FidelityFX Super Resolution (FSR) da AMD.

Com a maioria das pessoas a estar pouco preocupada sobre técnicas de rescaling espacial e temporal que são usadas pelos jogos hoje em dia, a Nvidia espera que aquela pequena percentagem que se preocupa com isso promova as vantagens do seu sistema DLSS (Deep Learning Super Sampling), que em vez de tentar melhorar a qualidade de imagem usando um único frame - como o FSR da AMD - usa um sistema mais complexo que tem em consideração múltiplos frames e vectores de movimento.
Para tornar tudo isso mais fácil de demonstrar, disponibiliza uma ferramenta ICAT de comparação de frames, que permite colocar imagens ou vídeos lado a lado, para que possam ser analisados minuciosamente, para ver que sistemas produzem melhores resultados, nem que se tenha que ir aos mais ínfimos píxeis para notar qualquer diferença.

Há muito que passou o tempo em que me preocupava com este tipo de coisas (assim como ter uma opção de arranque no MS-DOS para libertar o máximo de memória para poder correr jogos, com CONFIG.SYS optimizado para isso), e hoje em dia já estamos num ponto em que o essencial é que o jogo corra pelo menos a 60 fps com a qualidade próxima do máximo possível (ou mais, se tiverem um monitor de alta-frequência). Tudo o resto acaba por ser inconsequente, ao estilo dos muitos detalhes que são aplicados em jogos de corridas de automóveis, e que depois nem reparamos enquanto estamos a jogar - ou apenas podem ser vistos nas visões de exterior nas "repetições" depois de se ter feito uma prova! :)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails