domingo, 2 de maio de 2021

Como fazer um gamepad arcade com um Raspberry Pi Pico

Num exemplo de utilização do novo e económico Raspberry Pi Pico, temos um exemplo que mostra como se pode construir um gamepad / joystick arcade.

O Raspberry Pi Pico visa competir com outros micro-controladores económicos, como os Arduino. Com um preço abaixo dos 5 euros, torna-se no candidato perfeito para se criar um gamepad / joystick USB para jogar jogos arcade no computador.

Existem inúmeras opções de botões e joysticks arcade à venda, incluindo alguns com botões iluminados e tudo; mas na verdade este torna-se num projecto extremamente simples onde tudo se resume praticamente a ligar os cabos do joystick e botões aos pinos de input do Raspberry Pi Pico - com o resto da magia a ser feito por um pequeno bloco de código (neste caso até é feito em Python), que se limita a verificar que botões foram carregados e qual a posição do joystick, e a converter isso para o equivalente de se carregar na tecla respectiva.
O facto de neste caso se usarem apenas 8 inputs (4 botões mais as 4 direcções do joystick) facilita a tarefa, pois tudo pode ser feito usando apenas 8 bits. De origem esses inputs vêm atribuídos às teclas de cursor (para o joystick) e às teclas X, Z, espaço e ENTER para os quatro botões (teclas que são normalmente utilizadas pelos emuladores para este tipo de jogos) - mas claro que cada um está livre de fazer as alterações que bem entender.

A utilização de uma caixa para alojar o conjunto é uma opção curiosa mas que resulta bastante bem, já que evita trabalhos de "carpintaria" em excesso e dá acesso facilitado ao interior se for necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails