sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Google encerra estúdios de jogos do Stadia

Num péssimo sinal para o futuro da plataforma, a Google anunciou o encerramento dos estúdios de jogos que tinha criado para se dedicarem ao Stadia.

A Google encerrou os estúdios Stadia Games and Entertainment (SG&E) de Los Angeles e Montreal, que tinha criado para criarem jogos exclusivos para o Stadia e que iriam demonstrar coisas "só possíveis numa plataforma de jogos na cloud" (em contraste com o que se passa actualmente, em que mesmo jogando com todo o poder da cloud da Google, continuamos a ter jogos que nos fazem esperar dezenas de segundos em ecrãs de carregamento, como em qualquer computador convencional.

É dito que a plataforma irá continuar, mas agora dedicando-se apenas a servir de canal para que outros estúdios e serviços façam chegar os jogos aos utilizadores, independentemente do hardware que tiverem - mas desta forma tornando-se apenas "mais um" serviço de streaming, que se limitará a ter jogos que também existirão noutros serviços de streaming, sem qualquer exclusivo que o ajude a diferenciar-se.

Pior ainda, esta inversão do compromisso com a aposta feita no Stadia vem dar parcialmente razão a todos os que temiam que este projecto da Google fosse apenas mais um que estaria destinado ao encerramento, como tanto outros. Ao demonstrar que não está disposta a apostar em força no Stadia, chegando ao ponto de cancelar aquilo que inicialmente se tinha proposto a fazer, não é seguramente o sinal de confiança que jogadores e parceiros esperariam para também eles se comprometerem com este serviço. Veremos como as coisas correm, mas depois desta decisão, aumenta drasticamente a probabilidade do Stadia ter os dias contados.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails