sábado, 29 de agosto de 2020

PS5 e Xbox Series X vão promover vantagens dos 120Hz


Uma das maiores melhorias potenciada pela chegada da PS5 e Xbox Series X vai ser o suporte para jogos a 120Hz, que potencialmente ajudará todo o sector a considerar os 120Hz como o novo standard mínimo para os jogos (e não só).

O mundo dos PCs permaneceu estagnou nos 60Hz durante muitos anos como frequência padrão desde a adopção dos ecrãs LCD (nem vamos falar do cinema, que teimosamente continua a insistir nos 24Hz como "opção artística") - curiosamente, um retrocesso face aos monitores CRT que os precederam em que os 60Hz eram considerados reduzidos, sendo sempre aconselhável usar um monitor com um mínimo 72Hz ou idealmente com mais de 100Hz.

Só muito mais tarde começaram a surgir monitores LCD com refresh rate mais elevado, com as velocidades de 120Hz e 144Hz, e que agora também começam a chegar aos 240Hz e até 360Hz. Mas uma vez que se destinam essencialmente ao segmento gamer, as suas vantagens continuam a escapar aos olhos da maioria dos utilizadores - embora isso também comece a mudar, uma vez que até os smartphones começam a adoptar ecrãs de 90Hz e 120Hz, de forma mais acelerada que os PCs.

A chegada da PS5 e Xbox Series X poderá dar uma ajuda, pois ambas irão suportar framerates de 120Hz (desde que o televisor / monitor) o permita; e é garantido que depois de verem os jogos a 120Hz ninguém queira voltar aos 60Hz, que passarão a parecer "pouco fluidos". Arrisco-me a dizer que será mais notória e apreciada a evolução dos jogos de Full HD a 60Hz para 120 Hz, do que para 4K a 60Hz - da mesma forma que seria mais apreciada a evolução para conteúdos Full HD para Full HD HDR do que de Full HD para 4K. Com a nova geração de consolas, espero que isso ajude a fazer com que os 120Hz se tornem nos novos "60Hz", como patamar de referência mínimo para tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails