quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Japão proíbe modding de consolas e editores de save games


Sendo o lar de dois dos actuais gigantes das consolas - Nintendo e Sony - já era previsível a receptividade do governo japonês face às vontades destas duas empresas. Vontade que agora resulta na proibição e forte penalização de todas as actividades relacionadas com o modding de consolas e até mesmo a simples edição de save games.

A medida visa obviamente combater a utilização das consolas para jogar jogos pirateados, mas no processo aplica a penalização (que pode ser de até 5 anos de prisão) a quem quisesse fazer algo tão simples quando editar um simples save game de um jogo que detém legitimamente. Sendo que esta cláusula estará certamente relacionada com o facto da manipulação de save games ser uma das técnicas que permitiu "crackar" algumas consolas.

No processo, torna também mais complicada a vida a quem desejasse utilizar consolas actuais para jogar jogos antigos - algo que infelizmente os fabricantes continuam a querer "espremer" até ao fim, mesmo quando, por esta altura, já devessem ser coisas pertencentes ao domínio público. Enfim...

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails