sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Nintendo termina produção da Wii U esta semana


Com a revelação da nova consola Switch a Nintendo deixa de ter justificação para manter a Wii U, que deverá parar de ser produzida esta semana.

A Wii U continuará a ser uma consola icónica na longa lista de produtos da Nintendo, mas infelizmente foi um caso em que a marca nipónica sobrestimou a sua capacidade de transformar em ouro tudo o que tocava, no seguimento do estrondoso sucesso da Wii e da DS. A Wii U vinha com bastantes argumentos para se tornar numa nova consola de referência, combinando o jogo no televisor com o ecrã adicional no seu controlador, mas infelizmente esta novidade técnica pareceu tornar-se demasiado trabalhasa para que os developers investissem a fundo nela - para além de que a diferença das capacidades de hardware para as suas rivais (mais potentes) também não facilitava a criação de títulos multi-plataforma que pudessem ser rapidamente adaptados para ela. E a isto somava-se a falta de optimização que durante muitos meses fazia com que a utilização da Wii U fosse desesperante (quem acreditaria que a Nintendo lançasse um produto que demorasse dezenas de segundos a regressar ao menu principal?)

Os números falam por si: depois da Wii ter vendido mais de 100 milhões de unidades, a Wii U ficou-se por menos de 14 milhões - menos até que os 21 milhões de GameCube vendidas.

Foi pena... pois a Wii U poderia ter tido uma resultado bem diferente, e ainda assim continua a ter alguns jogos que praticamente justificam a sua aquisição por parte dos fãs (como o Xenoblade Chronicles X, que só pena tenho de não ter mais tempo para o jogar!) Esperemos que com a Switch a Nintendo tenha aprendido com os erros cometidos... e que não os repita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails