domingo, 24 de novembro de 2013

Jonh Carmack sai da id Software para se dedicar à Oculus VR


Se dúvidas houvesse quanto ao que se está a apostar na realidade virtual, com a esperança que "desta vez é que vai ser", penso que não haverá forma mais clara de o demonstrar do que vermos John Carmack a deixar a id Software, empresa que fundou com mais três colegas em 1991, para se dedicar exclusivamente às suas funções de CTO na Oculus VR.

Carmack é um conhecido explorador e pioneiro nos gráficos dos computadores, sendo o responsável por termos jogos como Doom e Quake, e com os seus motores gráficos a terem possibilitado dezenas de outros jogos, incluindo clássicos como Half-Life. Com o panorama gráfico nos PCs a deixar de ser tão motivador como o foi nas últimas décadas, Carmack começou a interessar-se pelas plataformas mobile, onde a rápida evolução nos faz lembrar os "bons velhos tempos" dos PCs... mas esse interesse foi subitamente interceptado por outra tecnologia: a realidade virtual.

Há anos que a realidade virtual nos vai tentando cativar, mas sendo sempre uma desilusão por não se estar ainda "no ponto" em que a tecnologia é capaz de concretizar o que se deseja. Com os Oculus Rift da Oculus VR, estamos finalmente no ponto de transição. Faltam apenas limar alguns pequenos detalhes para que os Rift (ou seus sucessores) possam tornar realidade aquilo que todos imaginam que a Realidade Virtual seja.

Este tipo de tecnologia tem aplicações incalculáveis, e permitirá libertar-nos do tamanho físico dos ecrãs, possibilitando a criação de mundos imersivos com dimensão que se desejar (um dos exemplos que existe para os Oculus Rift é um cinema virtual onde podemos ver os filmes que tivermos no nosso computador... e a experiência é realmente "alucinante"). Esta saída de Carmack da empresa a que dedicou mais de duas décadas da sua vida, para se dedicar a tempo inteiro à realidade virtual demonstra bem o quanto ele está convencido que isto irá ser revolucionário!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails