terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Sabichão chega ao iPhone e iPad


Muitos poderão não o conhecer... mas muitos outros nunca se esquecerão deste famoso jogo da Majora, onde um simpático Sabichão nos ajudava a descobrir as respostas a todo o tipo de perguntas, rodando e apontando sempre a resposta correcta.

Desde a versão de jogo que eu conheci nos anos 70 e 80 até às actuais... muito se foi piorando (a redução de custos fez com que o boneco do sabichão, outrora sólido e com substânia, mais tarde se tornasse num ridículo pedaço de cartão recortado... Reduções que também me fazem desesperar sempre que olho para a qualidade das notas de um dos jogos do monopólio mais recentes, ou até das suas "casas e hoteis".)


[Sim, eu tive um destes!]

Mas, o Sabichão chega agora a uma nova era, com uma versão para dispositivos iOS (iPod Touch, iPhone e iPad) e que promete "horas de diversão e aprendizagem para os mais novos".

O jogo custa 0.79€ mas têm também disponível uma versão gratuita com funcionalidades limitadas, mas que será altamente recomendada para saberem se vos interessa "investir" neste jogo memorável e nostálgico.

É que... a tal questão da redução de custos parece fazer-se sentir também nesta versão digital, que nada mais parece oferecer que a transposição directa das cartas do jogo para o ecrã dos equipamentos electrónicos, e não oferecendo nenhuma mais valia acrescida.

Parece-me ter sido uma oportunidade perdida... um jogo com um visual mais cuidado, e com alguma originalidade em cima, poderia tornar-se num grande fenómeno que reactivasse o interesse pelo jogo "físico". Assim... parece-me ser apenas mais um daqueles jogos que poderá render alguns cêntimos... mas que provavelmente será gerador de mais dores de cabeça e má publicidade... do que o lucro que irá dar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails