sábado, 10 de março de 2012

Próxima Xbox vai Abandonar os Discos Ópticos


A sucessora da Xbox 360 apenas deverá chegar até nós em 2013, mas aos poucos parecem ir surgindo alguns rumores que vão de encontro ao que muitos já esperavam: de que a utilização de discos ópticos para distribuição de jogos irá terminar com a actual geração de Xbox.

A futura Xbox não irá ter drive óptica, nem para DVD nem tão pouco para Blurays.

Isto marcaria o fim de uma era - e um futuro muito incerto para o comércio de jogos - passando os jogos a serem descarregados via internet e instalados directamente na consola. Numa altura em que discos de 1 e 2TB já têm preços aceitáveis, a questão do espaço ocupado deixaria de ser factor importante - e igualmente verdade é que hoje em dia uma XBox sem ligação à net e ao Xbox Live perde muita da sua versatilidade.

A própria Apple tem avançado no sentido de tornar o streaming como forma preferencial de distribuir conteúdos, música e vídeos - e que o sucesso do Netflix comprova como sendo o mais apetecível pelos consumidores. E por isso mesmo não seria estranho que a Microsoft optasse por seguir em igual caminho, que de resto já tem seguido, com os jogos vendidos via Xbox live.

Quem tem uma Xbox certamente saberá o quanto mais cómodo é poder correr um jogo directamente do disco, sem necessidade de ter que andar a procurar pelo DVD nas caixas... ou pior ainda, de ter que andar a trocar de DVDs a meio de um jogo.

Por outro lado, demonstraria que a MS acha que já se pode dar ao luxo de ignorar o mercado de todas as pessoas "desligadas da internet" ou com ligações que não lhes permitam fazer tranferências de gigabytes...
(Mesmo se eventualmente pudessem vender um drive bluray externo opcional, para esses casos...)

Seja como for, as implicações a nível de venda de jogos físicos nas lojas, revendas em segunda mão, vão ser algo que terá que ser analisado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails