quarta-feira, 7 de março de 2012

10 Coisas que Não Sabias sobre o Mass Effect


Posso ter chegado tarde ao universo Mass Effect (só este ano comprei o Mass Effect 1 e 2, e os joguei de incío ao fim - e recomendo a todos!) mas isso deu-me oportunidade de ter toda a história bem presente para a chegada do terceiro e último capítulo que vai culminar esta aventura.

O Mass Effect 3 chega às lojas no próximo dia 9 (imagino que já tenhas o teu pré-reservado e a caminho), mas até lá, fica a conhecer 10 coisas que provavelmente não sabias sobre este fantástico jogo:



1 - O jogo não se ia chamar Mass Effect
O nome de códfio do projecto era "SFX" (derivado de "Science Fiction X") e foi usado ao longo de tanto tempo que toda a equipa o queria usar como nome final. Mas, era um nome de uma revista, e o seu criador estava relutante em usar esse nome.
Depois de terem proposto uma lista de 10 candidatos, o nome escolhido acabou por ser o que todos conhecemos: Mass Effect.


2. O Multiplayer esteve para aparecer logo no primeiro Mass Effect
A falta da componente multiplayer tem sido uma das maiores críticas dos Mass Effect, e que apenas chegará no ME3. Mas a verdade é que logo desde o primeiro jogo que isso estava a ser pensado. No entanto, no meio do processo de construção do primeiro jogo, acharam que os jogadores adicionais iriam estragar a experiência de jogo, e foi deixado de fora. (E o mesmo aconteceu com o ME2). Agora no ME3, com uma guerra galáctica pela sobrevivência, esse elemento pode finalmente ser utilizado.


3. Uma das histórias do Mass Effect foi abandonada por ser muito semelhante ao Star Trek
É inevitável que num jogo de ficção científica desta magnitude não se encontrem semelhanças com outros clássicos do genéro. (Houve até quem acusasse o jogo original de ser uma cópia do Babylon V apenas por ter uma gigantesca estação espacial).
No entanto, neste caso, o alerta foi dado por um membro da equipa que disse logo que essa história seria demasiado semelhante a algo já visto no Star Trek.


4. O mais difícil foi manter o jogo simples
Muitas pessoas pensam que a criação de um jogo começa com uma ideia simples à qual se vão adicional mais elementos. Mas na verdade, é exactamente o processo oposto. Originalmente a ideia para o primeiro Mass Effect era uma autêntica "confusão" de elementos que queríamos ver no jogo... e que tivemos que ir trabalhando e reduzindo, até obter uma história simples que funcionasse.


5. O tema dos seres orgânicos versus máquinas formatou todas as opções
Quando a equipa concluiu que a história seria de uma guerra contra as máquinas, isso tornou-se o factor primordial que se tornou fundamental para dar o tom a todas as histórias secundárias. E que dá importância acrescida a eventos como os que encontramos em Mass Effect 2 quando temos que "libertar" a Inteligência Artificial que comanda a nossa nave espacial.


6. Alguns dos personagens de ME2 e ME3 foram feitos para serem odiados de início
Sendo um jogo que tem acompanhado os jogadores ao longo de vários anos, é inevitável que se crie um laço especial com alguns dos personagens... e que faz automaticamente com que novos recém-chegados sejam olhados com algum "ódio".
Mas isso foi algo que a equipa já contava desde o momento da sua criação...


7. Seth Green improvisou muitas das falas do Joker
Caso ainda não tivessem reparado, o actor que dá voz ao nosso piloto Joker é o famoso Seth Green. Actor que para além de gravar os diálogos que a Bioware lhe dava, também ia sugerindo o que ele achava que o seu personagem diria. Na maior parte das vezes, foi a versão improvisada que chegou ao jogo final.


8. A fan-art no Deviant Art
Os developers não tiveram muito tempo para acompanhar todas as histórias criadas pelos fãs de Mass Effect, mas de vez em quando iam espreitando as imagens que os fãs iam criando e colocando no site DeviantArt.
Essas imagens seriam as imagens mais marcantes que as pessoas continuavam a reter na memória, e serviram para influenciar algumas escolhas no jogo., como o romance entre Shepard-Garrus.


9. O Mass Effect sempre foi planeado como Trilogia (e sem planos para mais por agora)
Desde o início que a ideia foi criar uma trilogia. Isso permitia saber que iria haver mais do que o primeiro jogo, mas que também iria haver um final pelo qual os fãs poderiam esperar ansiosamente.
Por agora, não há planos para continuar com mais capítulos, sendo que a prioridade é dar o suporte programado para o ME3 durante o próximo ano... E depois disso, logo se verá o que acontece.


10. O actor que dá voz a Shepard ia ser outro
Para quem tem um comandante Shepard masculino, estará bem familiarizado com a voz de Mark Meer. Mas Mark começou por gravar a sua voz apenas para servir de gravação temporária durante a produção do jogo. O plano passava por regravar tudo mais tarde com um outro actor.
No entanto, no final acabaram por decidir que Meer seria a escolha ideal, não só por ser das redondezas (facilitando o processo de gravação e regravação a cada alteração), como também como recompensa pelo excelente trabalho que estava a fazer.

[via io9]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails