domingo, 10 de janeiro de 2010

Nvidia 3D Vision Discover - Jogar em 3D

O 3D, um tema que ficou ainda mais na moda devido ao recente sucesso do filme Avatar de James Cameron nos cinemas, com a sua tecnologia que "convenceu" até os mais cépticos, faz-nos desejar poder ter o mesmo tipo de experiência em nossa casa. Com este 3D Vision Discover, o meu grande amigo Mário mostra-nos que... talvez o possam fazer já hoje, sem necessitarem gastar um euro que seja.

Artigo escrito por Mário Ferreira


2010 vai ser o ano do 3D visual! Apesar de a tecnologia já ter aparecido há muitos anos, tendo sido tornada mundialmente conhecida pelo filme “Creature from the Black Lagoon”, só recentemente a mesma se tem popularizado com novas tecnologias utilizadas pelos últimos “blockbusters” de sucesso que conseguem o mesmo efeito de profundidade 3D sem afectar o realismo das cores.

Efectivamente o método mais tradicional e antigo baseia-se em óculos anacromáticos com método de cor anaglifo (Anachromatic with color anaglyph method), os conhecidos óculos com lentes coloridas.


O efeito de profundidade 3D conseguido com este tipo de óculos é em tudo semelhante ao conseguido pelos actuais métodos mais recentes e avançado. Podemos verificar o efeito de profundidade na imagem de baixo.



Onde este tipo de óculos peca é na sua capacidade de manter inalteradas as cores originais dos objectos. Tal é facilmente perceptível, não só pelo facto de termos lentes coloridas sobre os olhos, mas pela distorção colorida de vermelho e azul que temos na imagem. É nesse campo que as novas tecnologias que vieram substituir este tipo de óculos, inovam, ao manter uma fidelidade de cores que até então não era possível.(Ed. Com o uso de lentes polarizadas, ou lentes que "piscam" alternadamente.)

No entanto apesar desse aumento de qualidade estar já disponível nos cinemas, essas tecnologias não se encontram ainda acessíveis para uso doméstico generalizado.

O termo generalizado, usado na frase anterior, não foi usado levianamente, e isto porque na realidade estas tecnologias estão já disponíveis para uso caseiro, e disponibilizadas pela Nvidia sob a forma de um pacote denominado 3D Vision. Esta tecnologia, que discutiremos já de seguida, está contudo limitada ao uso em computadores, e mesmo nesses apenas aqueles que possuem determinadas características, não se generalizando desta forma para todos os utilizadores e todo o tipo de visualização (em DVD´s, Blu-Rays, Leitores Mp4, televisores standard, etc).

Como primeiro factor limitativo surge o facto de o computador ter de estar equipado com uma placa gráfica Nvidia, mas mesmo esses necessitam ainda de possuir um monitor capaz de uma frequência de refrescamento mínima, na resolução utilizada, de 120 Hz e ainda o Windows Vista ou Windows 7.





Cumprindo com estes requisitos, o pacote possuindo um par de óculos 3D munidos de uma pilha com uma duração de 40 horas de uso e um emissor de infravermelhos irá abrir o mundo à nova tecnologia 3D ao mundo doméstico.

O sistema funciona emitindo 120 imagens por segundo para o televisor (60 preparadas para o olho esquerdo e 60 para o olho direito), sincronizadas com os óculos por intermédio do emissor de infravermelhos. Os óculos por sua vez recebem alternadamente essas imagens dando ao utilizador a ilusão do 3D perfeito, sem distorção de cores.

Mas apesar de todas as novidades introduzidas por este sistema da Nvidia não é dele que pretendemos falar, mas sim de uma opção, a ele associada, e que todos os possuidores de placas Nvidia poderão desfrutar.

Efectivamente, a Nvidia implementou o suporte 3D Vision às suas drivers mais recentes, e junto com ele acrescentou a opção 3D Vision Discover. Esta opção é aplicável a todos os sistemas equipados com placas Nvidia independentemente de possuírem ou não o hardware 3D Vision.

O 3D Vision Discover é uma forma de, utilizando a antiga tecnologia anacromática acessível a todos, os utilizadores Nvidia poderem desfrutar dos efeitos 3D. Usando a sua capacidade de processamento genérico, as placas analisam a profundidade dos objectos no universo 3D do jogo e criam a "distorção" necessária à visualização anacromática.




Como activar o 3D Vision Discover 

Como já foi referido, todas as actuais placas Nvidia possuem agora o bónus do suporte do modo 3D Stereo anaglifico, permitindo assim que qualquer utilizador com um computador equipado com placas deste fabricante e um par de óculos coloridos possa usufruir desta tecnologia. Apesar dos resultados serem inferiores ao da tecnologia 3D Vision e dos seus óculos activos, esta possibilidade permite disfrutar dos efeitos de profundidade nos jogos sem gastar mais dinheiro. Único requisito aparente, a presença do Windows Vista ou Windows 7 e dos drivers da Nvidia mais recentes.

Eis os passos para a activação do modo 3D:

- Abrir o painel de controlo da Nvidia.

- Escolher a opção “Stereoscopic 3D”, e escolher “Set Up Stereoscopic 3D”



* Activar a checkbox “Enable stereoscopic 3D”
* Uma nova janela irá abrir. Clickar em Next.
* Escolher a opção “Enable 3D Vision Discover” e clickar em Next.
* No caso de aparecer um aviso de que não foi encontrado hardware compatível, clickar em Next.
* Coloque os óculos coloridos e faça o teste fornecido.
* Um novo teste deverá aparecer.
* Se tudo correu bem, deverão aparecer imagens 3D. Este passo pode ser ultrapassado.
* Agora basta executar o jogo ou demo preferido que este deverá estar em 3D stereo.



O arranque de software neste modo dá lugar ao aparecimento de comentários sobre a qualidade da implementação do 3D no software em questão. Estes podem (e devem) ser desligados usando CTRL+ALT+INSERT. Poderá ser de interesse conhecer igualmente os atalhos CTRL+F3 e CTRL+F4 para diminuir e aumentar o nível de profundidade 3D, o que pode dar jeito quando a distância ao ecrã é mais reduzida ou superior ao normal.

Os óculos 3D

O mais certo é todos possuírem por casa um par de óculos anacromáticos, mas em caso negativo não desesperem, pois não é complicado criarem os vossos próprios óculos.

Pessoalmente, apesar de possuir uns óculos em cartão, estes não possuíam apoios e obrigavam-me a estar a segurar neles o que, como se imagina, não dá jeito nenhum para jogar.

Desta forma passei à acção e construí os meus próprios óculos.

Para tal usei os óculos da RealD 3D fornecidos nos cinemas que utilizam a tecnologia dos óculos polarizados para as sessões 3D.
(Para quem não os tiver, pode encontrar tutoriais detalhados sobre como construir óculos 3D de raiz.)


O primeiro passo foi arrancar as lentes fora. Tal é conseguido facilmente puxando calmamente a lente a toda a volta e repetindo sequencialmente o processo dado que a mesma não se solta sem algum esforço repetido.

O segundo passo é adquirir papel de acetato colorido. Uma folha vermelha e uma outra azul (as respectivas tonalidades podem ser vistas na foto dos óculos 3D em papelão no inicio deste artigo).

Agora colocando sobre a folha as lentes originais há que fazer uma cópia das mesmas recortando a folha com uma tesoura. Recomenda-se porém que após a nova lente estar recortada, esta seja aparada a toda a volta, removendo-se cerca de 1 mm à sua dimensão. Isto vai facilitar (e muito) a introdução da lente na ranhura deixada nos óculos pela lente anterior.

E pronto. Dada a simplicidade do processo, e dado que os óculos de outra forma são completamente inúteis dado não poderem ser usados em casa e a sua compra ser sempre obrigatória nos cinemas, acabei por fazer dois pares.



Agora experimentem jogar os vossos jogos favoritos, e vejam as diferenças que este modo 3D vos oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails