sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os Jogos da Minha Vida – Parte 5

(Ed. Eis a quinta parte do mega-artigo do meu caro amigo Mário Ferreira, que resolveu colocar "no papel" aquilo que tantas vezes nos passa pela cabeça e que é tema recorrente sempre que falamos sobre jogos: quais os jogos que permanecem na nossa memória. Não se esqueçam de ler as restantes partes.)



5ª Etapa – Período de 1995 a 2000

Apesar de esta etapa continuar marcada pelos PCs, algo de novo veio mudar radicalmente a qualidade visual dos jogos: a introdução das placas 3D. Estas placas revelaram-se uma das maiores revoluções introduzidas até ao momento, conseguindo-se grafismos com uma qualidade que até então não se sonhava sequer ser possível. É tambem a altura da implementação definitiva do Windows com a sua versão 95, do Direct X e da massificação dos CD-ROMS. Nesta fase os computadores que possuí foram um Intel Pentium 166 Mhz, um AMD K6-2 300 Mhz e um Intel Pentium III 500 Mhz.



Eis os jogos mais marcantes para este periodo de tempo e respectivos sistemas informáticos que possuí.

SCREAMER – PC – 1995
Este jogo possuía uns gráficos fenomenais e uma física e realismo de condução muito acima de tudo o que se fazia na altura. Apesar de suportar as placas 3D corria muito bem e com bons resultados visuais em qualquer placa. Era uma referência na altura como jogo de condução, até pela maneira fabulosa como suportava com resultados muito realistas os volantes existentes para PC, mas tornou-se pela excelência do seu motor gráfico um benchmark para avaliar as capacidades das diversas placas gráficas existentes. Apesar de que para muitos a frase que se segue não diz nada, todos aqueles que de certa forma partilharam este período comigo nas BBS e mais especificamente na FIDONET irão recordar a seguinte questão: “Quanto é que isso dá no setup do screamer?” :)

WARCRAFT II – TIDES OF DARKNESS – PC – 1995
A saga Warcraft nasceu em 1994 com ORCS & HUMANS, mas foi com Warcraft II que a série foi verdadeiramente reconhecida dadas as inovações introduzidas neste estilo de jogo de estratégia em tempo real iniciado com DUNE. Unidades terrestres, marítimas, aéreas com pontos fortes e fracos que eram explorados por outras unidades específicas, em quantidade e variedade eram os seus pontos fortes. Warcraft II, mais do que Warcraft I ajudou a criar e a definir o universo Warcraft que viria posteriormente a tornar-se num franchising de grande sucesso.

FIFA 96 – PC – 1996
Quem não conhece a série Fifa? É um título que vende milhões de cópias todos os anos e dos melhores, se não mesmo o melhor, jogo de futebol existente. Fifa 96 marcou, para mim, o ponto de viragem ao tornar finalmente o titulo como realmente apetecível. Se até então a série já com duas edições tinha-me passado completamente ao lado, com Fifa 96 o nome passou a ser retido e tenho-o acompanhado desde então. O primeiro de uma série de jogos de excelente qualidade.

DUKE NUKEM – PC - 1996
Duke Nukem é um caso curioso da história dos videojogos. Um jogo 3D fabuloso, com boa história, bons gráficos, boa musica, etc. E o jogo fez sucesso, muito sucesso, mas curiosamente foi um jogo de um único título dado que nunca chegou a sair mais nenhum jogo da série do mesmo estilo (apesar de várias implementações diferentes tais como jogos de plataformas). Duke Nukem assemelhava-se em tudo a DOOM, mas em alguns aspectos era mesmo superior e com muito mais humor. Tinha tudo para ser um franchising de sucesso, mas nunca o foi. No entanto o único capítulo que existiu era tão bom que ainda hoje se anseia por um segundo jogo.

DIABLO – PC – 1996
Quem não conhece ou nunca jogou Diablo desconhece um dos melhores jogos de sempre. World of Warcraft (que eu me recuso a experimentar pelo vício que transmite e tempo que ocupa), actualmente o jogo mais jogado do mundo, e da mesma produtora, não faz mais do que expandir os conceitos iniciados em Diablo. E este ainda hoje é um colosso de jogo, fabuloso em todos os campos, e dos poucos RPG’s que até hoje adorei. Sinceramente, com a proximidade do lançamento de Diablo III vai ser difícil não o experimentar dado que Diablo I e II me viciaram tremendamente ficando desde então um apaixonado por este título. Vários tipos de personagem, níveis de experiencia, equipamentos variados, vários tipos de ataques (electricidade, água, gelo, fogo, etc), protecções específicas para os mesmos, etc, todos esses conceitos nasceram aqui.

COMMAND & CONQUER – RED ALERT – PC – 1996
Dune introduziu o estilo, mas Command & Conquer Red Alert (a segunda edição do título Command & Conquer) tornou-o famoso.
Melhorando tudo o que havia sido feito anteriormente, C&C Red Alert, apesar de não possuir a originalidade da criação do estilo, retirou o mesmo da mediocridade expandido em muito as opções possíveis, o número de unidades e o seu tipo e capacidade de interacção. Aproveitando mitas das ideias de Warcraft II, mas trazendo-as para um universo muito mais realista, tornou-se um sucesso imediato. Curiosamente ainda tenho este jogo instalado no meu portátil e jogo-o esporádicamente.

UNREAL – PC – 1998
Um colosso gráfico, Unreal mostrava as novas capacidades 3D do motor gráfico da Epic Games. Várias armas com interacção diferente, texturas de alta definição (para a época) e efeitos de luz sem paralelo tornaram este um nome a reter. E dizer que este jogo marcou uma época é dizer pouco pois o seu motor era de tal maneira bom e versátil que se tornou a escolha de preferência para grande parte dos titulos lançados neste periodo.

STARCRAFT – PC – 1998
Se alguma vez houve um jogo de estratégia em tempo real cativante e diferente, este foi Starcraft. O conceito inicialmente introduzido por Dune e que Command & Conquer tornou famoso era levado aqui ao extremo, com variedade de unidades e de raças que apresentavam uma jogabilidade RADICALMENTE diferente. Apesar das extremas diferenças e características das unidades das diversas espécies, tudo encaixava na perfeição existindo um equilíbrio perfeito que não tornavam nenhuma das espécies superior às outras mas mesmo assim criava preferências nos jogadores. Os humanos usavam armas pesadas, armaduras e naves e tanques blindados, os Zerg eram seres que não usavam qualquer tecnologia mas possuíam exo-esqueletos naturais e evoluções que lhes permitiam criar criaturas que eram autênticas máquinas de guerra, e os Protoss eram serem altamente evoluídos, com elevada tecnologia e poderes psíquicos e mentais extremos. Fabuloso!
Para gáudio de quem o jogou, a Blizzard, promete 12 anos depois lançar em 2010 Starcraft II, jogo pelo qual mal posso esperar.


HALF LIFE – PC – 1998
HALF LIFE é um dos jogos mais conhecidos de todos aqueles que apreciam jogos de computadores. No entanto, apesar de já ter possuído várias versões, ainda é a sua primeira edição que é recordada com mais saudade. Não só introduziu a história, personagens e acontecimentos, como,na minha opinião, o explorou melhor do que qualquer outra das suas edições. Um jogo fabuloso, onde encarnando a personagem do cientista Gordon Freeman temos de escapar de uma instalação militar secreta onde uma experiência após ter corrido mal abre um portal para outro universo trazendo até cá diversas espécies alienígenas. Tecnologicamente e a nível da construção de jogo com toda a história, forma de desenvolvimento e integração do jogador no seu meio o jogo foi revolucionários, superando tudo o que havia sido feito até então. E apesar de actualmente esta poder ser considerada fraca, a Inteligência Artificial dos inimigos era um verdadeiro colosso para a altura, deixando boquiabertos todos aqueles que jogavam. Um marco.

UNREAL TOURNAMENT – PC – 1999
Estou neste momento a falar daquele que durante muitos anos foi o meu jogo de eleição. Nunca outro jogo me roubou tantas horas como Unreal Tournament, e nunca nenhum me marcou tanto. Devo dezenas de conhecimentos/amizades a este jogo, bem como algum do melhor tempo passado online. Na realidade dediquei 3 anos a este jogo, jogando-o online em equipa e fazendo parte de um Clan denominado de Murderer Beasts. E a equipa que representava não era uma equipa qualquer mas sim uma das melhores de Portugal (nesta fase estávamos entre os cinco melhores). UT usava o mesmo motor de Unreal, devidamente melhorado e com uma componente online anteriormente inexistente. E que motor! Fabuloso a nível gráfico e com um online assombroso, este foi o jogo que colocou o motor Unreal Engine no topo das escolhas dos criadores de software.


QUAKE 3 ARENA – PC – 2000
Quake 3 arena foi lançado como alternativa a Unreal Tournament, tendo-se mesmo tornado o jogo de eleição para muitos. Para mim nunca chegou a atingir o patamar de UT pelo que nunca me dediquei da mesma forma a ele. A ausência da capacidade de desvio rápido existente em Unreal Tournament, para mim, tornava este jogo demasiadamente previsível. Da mesma forma as personagens maiores e mais pesadas impunham um ritmo mais lento do que o que UT me habituou. No entanto foram muitas as horas perdidas em LAN’s a jogar este jogo, que dessa forma garantiu igualmente um lugar na minha lista de favoritos para este período.


(Ed.: Não falaste do Dungeon Keeper? tsk tsk. :)

Na 6ª Parte - iremos abordar o Período de 2000 a 2005

3 comentários:

  1. Por esta altura jogava menos e jogava mais risco em tabuleiro e outra coisas mais terrenas :P

    Ainda assim pra mim faltou toda a série Heroes Of migth and Magic

    ResponderEliminar
  2. Ah e ninguém jogou o Transport Tycoon? Até á pouco tempo jogava online ainda ao openttd.

    ResponderEliminar
  3. Transport Tycoon nunca apreciei muito... mas perdi meses de vida a jogar o SimTower. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails