quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Natal na Microsoft chega mais cedo

A Microsoft parece querer levar o Natal a casa de todas as pessoas mais cedo este ano.

Este Project Natal é a resposta da MS à Nintendo, dispensando o uso dos wiimotes (e de tudo o resto) para interagir com os jogos e demais software.

Como é que isso é feito?
"Project Natal" sensor is the world's first to combine an RGB camera, depth sensor, multi-array microphone and custom processor running proprietary software all in one device. Unlike 2-D cameras and controllers, "Project Natal" tracks your full body movement in 3-D, while responding to commands, directions and even a shift of emotion in your voice. In addition, unlike other devices, the "Project Natal" sensor is not light-dependent. It can recognize you just by looking at your face, and it doesn't just react to key words but understands what you're saying.
Ao que parece, o hardware é capaz de criar uma nuvem de pontos 3D de uma qualquer cena, tornando-se imune às condições de iluminação que atormentam outros sistemas baseados unicamente em webcams.

Uma vez que não se trata de um verdadeiro laser range finder, assumo que se trata de uma câmara esteroscópica (duas câmaras) e que os pontos 3D são determinados usando uma tecnologia semelhante à usada no Photosynth para reconstruir cenas 3D.

Graças ao reconhecimento de imagens e sons, torna-se mais fácil do que nunca interagir de forma inovadora.
Só nos resta esperar para ver se na prática o sistema funciona tão bem como é anunciado no seguinte vídeo.



Sinceramente, não estava à espera de "grande coisa"... até descobrir que o projecto conta com a participação do Johnny Lee (que já tem provas dadas neste tipo de projectos) e que ele diz que o hardware e software que permite isto é "de outro mundo"... Ou seja, passo a estar um pouco mais optimista. Mas... nada como ver como é que isto se porta no mundo real, para ver se é realmente tão bom como anunciado.

P.S. Quanto ao nome deste projecto, vem da cidade brasileira de Natal, cidade de origem do mentor deste projecto.

P.S.2 - Afinal... parece que simplesmente usaram a tecnologia da GestureTek. Hummm...
P.S.3 - E agora desmentem que não tem a ver com o 3DV.

[Podem ver mais uns vídeos sobre este Project Natal aqui.]

4 comentários:

  1. O problema é que da demonstração feita em palco até ao vídeo "conceptual" ainda vai uma diferença muito grande… a demosntração feita pela Sony, em termos de interface, oferece muito mais precisão — algo bastante próximo do que se tem visto do Wii MotionPlus.

    Por outro lado, o Natal pareceu-me ainda estar muito longe daquilo que prometem: tem um excelente reconhecimento de movimentos, como demonstrado pelo Milo, mas não oferece um esquema de controlo preciso, como demonstrado em palco...

    Nesse aspecto, realmente acho que a Sony está à frente da M$, aquele comando tem pernas pra andar, como demonstrado pelos exemplos de "swordfight" "arco e flecha", bastante idênticos aos apresentados no WiiSports Resort. Sinceramente acho bem que esta onda de novos controlos esteja a pegar — acho que o Red Steel 2 tem potencial para demonstrar o que é possível ser feito com estas tecnologias, só espero que façam um bom jogo :)

    ResponderEliminar
  2. O único problema que vejo é que, em ambos os casos trata-se de um "acessório"...

    Na Wii, o Wiimote é parte integrante do sistema - é algo que todos os milhões de possuidores da consola têm.

    Neste "Natal" e na "varinha" da Sony, são acessórios que - para além de nem sequer estarem à venda - que percentagem de penetração terão nos utilizadores habituais deste tipo de consolas? 10%, 50%, 80%?
    É isso que vai determinar o sucesso ou insucesso destes novos sistemas.

    Até atingirem massa crítica... quem irá arriscar apostar nestes "brinquedos"?

    ResponderEliminar
  3. É verdade que são acessórios, mas o software vende-os. Veja-se o caso da Balance Board, um periférico que, vendido com o WiiFit, conseguiu sozinho uma install base de 15 milhões, muito próxima da install base total da PS3, por exemplo.

    Por essa mesma lógica, acho que a gama de jogos que incluem o Wii MotionPlus, por exemplo, trará uma excelente install base para o novo acessório, portanto a Microsoft e a Sony conseguem garantir o sucesso dos mesmos com bons jogos. Mais importante que os periféricos serem bons, é o apelo do software que os faz vender :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, mas a Wii tem a base de utilizadores que tem... e o mercado alvo da Wii também vai mais neste tipo de coisas (por alguma coisa comprou a Wii! :)

    Mas... espero mesmo que isto seja o principio de uma revolução na forma de interagir com os computadores (e não só nos jogos... as possibilidades deste Natal estendem-se bem para além disto. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails