terça-feira, 2 de junho de 2009

Emulador de CRT

Quem poderia imaginar que, nesta altura em que todos podem ter um LCD ou Plasma FullHD, capaz de reproduzir imagens com uma nitidez sem precedentes, haveriam pessoas que sentiriam saudades dos velhos CRTs usados nas máquinas arcade e demais máquinas de jogos da nossa infância.

Embora seja possível emular muitos destes sistemas de jogos, a verdade é que o que vemos nos nossos LCDs actuais não reproduz fielmente a experiência de jogo que tinhamos há umas décadas atrás... numa altura em que os televisores e monitores de raios catódicos eram reis.

Mas, há quem esteja a trabalhar para trazer esse "look" de volta, emulando não só o sistema de jogos como também a própria imagem como seria reproduzida num monitor CRT.


Fenómenos como as cores esborratadas, as interferências e ruído na imagem, o efeito de persistência do fósforo, etc - podem agora ser emulados para mostrar a uma nova geração como estes jogos se viam na altura.

5 comentários:

  1. Hummm... e de 486 não há.. estou com saudades dos jogos lentos ;)

    ResponderEliminar
  2. Mandei o comentário anterior antes de ver as imagens com mais detalhe, mas curiosamente o efeito é muito bom...

    ResponderEliminar
  3. Lembras-te de quando se usava o SlowCPU ou coisa parecida, para os jogos nao ficarem demasiado rápidos nos Pentium? ehhehe. :)

    ResponderEliminar
  4. bons velhos tempos.. de vez em quando ainda uso o dosbox para recordar alguns desses jogos, que tantas horas passei a jogar, primeiro em casa com um 486 DX a 66mhz e mais tarde na escola com os "irmãos mais novos", a 30mhz (com "turbo" , 10mhz sem botão de "turbo").. commander keen, prince of persia, winter, os torneios de horas a fio de scorched earth e digger na escola,etc.. e o ruidinho que o monitos fazia.. faço minhas as palavras de uma velha canção "ó tempo volta para trás"

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails