quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Developer Agradece aos Piratas

Enquanto companhias como a EA insistem em infectar os computadores dos seus clientes com "vírus" como o SecuROM, há quem adopte uma postura diferente.

Um programador de jogos que, desmoralizado por ver os seus jogos serem piratados gratuitamente na Internet, pediu aos "piratas" que lhe explicassem porque motivo o fazem; causou um enorme tumulto na comunidade de jogadores.

Todas as críticas habituais vieram ao de cima, desde jogos com preços exagerados e de qualidade reduzida, até ao facto de quem compra não gostar de ser tratado como um criminoso.

A resposta não se fez esperar. Em vez de tentar acorrentar os seus clientes ainda mais (como a EA tem feito,) este programador decidiu:

Em virtude do que descobri, estou a mudar a maneira de como fazia e comercializava os meus jogos. Já baixei o preço de alguns jogos e tentarei fazer o mesmo nos novos. Abandonei imediatamente todas as protecções anti-cópia e vou concentrar-me em fazer os melhores jogos que possa. De desmoralizado e deprimido por causa dos piratas, passei a estar motivado e encorajado por eles. Perguntei-lhe as suas opiniões e ouvi as suas respostas. Uma vez que as grande empresas não podem fazer o mesmo, penso que tenho aqui a minha vantagem competitiva. -- Cliff Harriz, Positech Games.

Espero que seja o primeiro de muitos, e que as grandes companhias eventualmente não tenham outro remédio senão fazer o mesmo.

Portanto já sabem: comprem jogos da Positech!

5 comentários:

  1. Mesmo assim não me parece que vá ter grande sorte. O principal motivo da pirataria continua a ser o facto de ser gratuito. Pode contudo ser que quem cria os cracks (terá de existir uma protecção ligeira), o deixe de fazer.

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  2. Quem pirata por não querer pagar, esse é um público que não ia pagar pelo jogo de qualquer maneira - não interessa aos developers.

    O que interessa é "recuperar" aqueles potenciais clientes que piratam porque:
    - acham que o jogo é caro demais para a qualidade que tem.
    (isso pode ser feito ajustando os preços de forma mais realista, em vez de se usarem os preços "por tabela" como actualmente.=
    - se recusam a comprar por causa dos DRM intrusivos.
    (E que comprariam o jogo caso não existisse.)

    Neste sentido, este developer fez exactamente o que devia fazer.

    E não, não usa protecções "ligeiras." DRM é DRM...

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  3. és um piratão, Mário!!! :P

    a ideia deste gajo funciona... em relação aos jogos, às músicas, aos filmes... O problema é que "os grandes" nunca o vão fazer... (até ver)

    e é como o Carlos diz, o pessoal que não quer pagar, nunca vai pagar enquanto puder arranjar o material ilícitamente!

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  4. Existem também aqueles que, apesar de concordarem com o princípio da compensação financeira dos criadores, também acham que pagar por software é mais um passo na privatização da liberdade de expressão...

    Por analogia (dada a natureza linguística dos programas), será que um escritor deveria receber 'royalties' pelas palavras e expressões de que se apropriou, em vez de pela sua visão literária e do enriquecimento da cultura que promove?

    P.S.: Aviso os defensores da primeira concepção que já solicitei o registo de propriedade da palavra 'Pirata'...

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  5. Be, todos nós somos livres de achar o que quisermos...

    Quem não concorda com o pagamento ou o preço, é simples: não compra o produto.

    É algo que faço frequentemente. :)

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